Quanto tempo as crianças precisam dormir?

Quanto tempo as criança precisam dormir? É importante saber encorajar o desenvolvimento de hábitos saudáveis desde os primeiros meses de vida.

Hábitos saudáveis de sono devem ser construídos a partir dos primeiros dias de vida do bebê. Lembre-se de que recém-nascidos, crianças e adolescentes exigem mais tempo de descanso do que um adulto.

Se você quer saber quanto tempo a criança precisa dormir, a resposta é: depende da idade dela e do quanto de atividade física que ela pratica.

Quando uma criança não dorme o suficiente, o desenvolvimento de suas atividades diárias será afetado. O desempenho escolar, as relações familiares, o humor e a manifestação das emoções podem ser afetados pela falta de descanso.

Abaixo você encontrará um breve guia sobre quanto tempo as crianças precisam dormir de acordo com a idade.

Hábitos saudáveis: saiba quanto tempo as crianças precisam dormir

De 1 a 4 semanas de vida: entre 15 e 16 horas por dia

Os recém-nascidos geralmente dormem a maior parte do dia em intervalos curtos, de duas a quatro horas. Nesse estágio, os padrões de sono ainda estão sendo estabelecidos porque o organismo da criança está começando a se regular.

As rotinas de sono ainda não têm nada a ver com o conceito de dia ou de noite. Também é importante saber que os bebês prematuros geralmente dormem ainda mais.

De 1 a 4 meses: entre 14 e 15 horas por dia

Mudanças no comportamento do bebê começam a aparecer por volta da 6ª semana de idade. A adaptação ao mundo exterior torna os períodos de sono mais regulares, aumentando sua duração. A partir do primeiro mês, o seu filho vai conseguir dormir de 4 a 6 horas contínuas à noite.

Saber quanto tempo a criança precisa dormir pode ajudá-lo a organizar sua rotina.

De 4 a 12 meses: de 12 a 14 horas por dia

Embora seja normal que o bebê durma até 15 horas por dia, a maioria só dorme umas 12 horas. É nesse momento que eles devem começar a reforçar as rotinas saudáveis no momento do sono.

O desenvolvimento social do bebê muda muito nesse estágio e os períodos de descanso são parecidos com os de um adulto. É neste momento que você começa a perceber a importância de saber realmente quanto tempo as crianças precisam dormir.

De 1 a 3 anos: de 10 a 14 horas por dia

Depois de um ano e meio, as crianças vão tirar menos cochilos durante o dia. É possível que os cochilos sejam reduzidos a apenas um, durante a tarde. Esse descanso pode durar de 1 a 3 horas e o sono noturno de 8 a 10. Os bebês nessa fase de desenvolvimento geralmente dormem em média 10 horas.

“Dormir pouco pode causar mudanças no humor, no comportamento, em algumas habilidades motoras e aumentar o risco de obesidade. Isso pode acabar diminuindo a autoestima e o desenvolvimento do bebê. Por isso é importante que haja um diagnóstico e um tratamento adequados para esse problema”
– Clínica Alemã Centro de Distúrbios do Sono Pediátrico

De 3 a 6 anos: entre 9 e 12 horas por dia

As crianças entre 3 e 6 anos devem ir para a cama entre 7 e 9 horas da noite. O horário de despertar deve ser por volta das 7 da manhã. A partir desta idade, os pequenos não costumam tirar sonecas durante o dia e, quando dormem, não é por muito tempo.

De 7 a 12 anos: de 9 a 11 horas por dia

A vida escolar, as brincadeiras e as relações sociais fazem as crianças irem para a cama mais tarde. Crianças de 11 e 12 anos geralmente dormem por volta das 9 da noite.

O tempo total de descanso durante o dia é de, aproximadamente, 9 horas. É importante que a dinâmica familiar seja de disciplina e ordem, mesmo antes de ir para a cama. Os pais devem saber controlar quanto tempo a criança precisa dormir, dependendo das atividades que ela faz durante o dia.

Quanto tempo a criança precisa dormir depende da idade

Dos 12 aos 18 anos: de 8 a 9 horas

Ter tempo de descanso suficiente é tão importante nesta fase quanto nos anos anteriores. O sono proporciona bem-estar e é reconfortante para as crianças.

Se nesta idade os filhos começarem a apresentar alterações no sono, é importante verificar o que está acontecendo. Quando as crianças entram no estágio da puberdade, as atividades e os horários das suas tarefas diárias costumam variar um pouco.

Dormir horas suficientes durante a noite é tão importante quanto comer bem. Se você achar que os seus filhos têm hábitos pouco saudáveis de descanso, é hora de intervir.

Uma dieta equilibrada, uma rotina de exercícios moderada e um horário bem estabelecido serão suficientes na hora ter um boa noite de sono. Para as situações que vocês não conseguem achar uma solução, peça ajuda a um profissional. Ele vai saber indicar quanto tempo as crianças precisam dormir de acordo com suas atividades e sua idade, além de dar alguns conselhos.

Recomendados para você