Vantagens e desvantagens dos cereais integrais para crianças

Graças aos cereais integrais, é possível obter uma boa quantidade de fibra insolúvel, necessária para aumentar o volume do bolo fecal e reduzir a prisão e ventre.
Vantagens e desvantagens dos cereais integrais para crianças

Última atualização: 13 Maio, 2021

Segundo muitos guias de nutrição, como esse publicado pela Fundação Espanhola de Nutrição, os cereais integrais são alimentos essenciais para uma boa alimentação. No contexto da alimentação infantil, a contribuição dos carboidratos é imprescindível e os cereais podem ajudar nessa tarefa. Naturalmente, é importante sempre escolher variedades de cereais integrais.

Devemos começar por comentar que nem todos os cereais têm a mesma qualidade. Observar atentamente o rótulo pode tirar muitas dúvidas, pois ao ler os ingredientes, é possível detectar a presença de açúcares adicionados, o que deve ser evitado, na medida do possível.

O que são os cereais integrais?

A primeira coisa a esclarecer é o conceito de cereais integrais. Com esse nome, estamos nos referindo a um conjunto de alimentos de origem vegetal que sofreram um determinado processamento industrial, mas sempre mantendo sua casca. O cereal integral é usado para obter esse produto.

Alimentos integrais.

Dessa forma, é controlada a absorção subsequente de carboidratos e é gerado um fornecimento eficiente de fibras, o que pode proporcionar diversos benefícios à saúde.

Vantagens de dar cereais integrais para as crianças

Vamos comentar as principais vantagens da presença de cereais integrais na alimentação infantil, bem como a posição da ciência a esse respeito.

Melhoram o trânsito intestinal

Os cereais integrais se destacam pelo seu conteúdo de fibras, que comprovadamente melhora o trânsito intestinal, reduzindo o risco de prisão de ventre. A fibra atua aumentando o volume do bolo fecal. A partir de então, a estimulação dos receptores mecânicos do trato digestivo torna-se mais intensa, da mesma forma que as contrações peristálticas. Isso é relatado por um estudo publicado em Alimentary Pharmacology & Therapeutics .

Fornecem energia

Devemos ressaltar que os cereais integrais são alimentos que concentram grande quantidade de carboidratos, que funcionam como substrato energético para muitas das atividades diárias. Se sua ingestão não for adequada, a criança pode sentir fadiga.

Risco reduzido de câncer de cólon

Embora os processos tumorais não sejam frequentes em crianças, é necessário levar em consideração que durante a fase de crescimento são estabelecidas as bases para uma boa saúde futura. Nesse sentido, garantir a ingestão de cereais integrais e, portanto, de fibras, gera proteção contra o câncer de cólon, conforme pesquisa publicada no International Journal of Food Sciences and Nutrition .

Desvantagens dos grãos integrais para as crianças

Mas nem tudo que brilha é ouro. O consumo de cereais integrais também tem algumas desvantagens.

Não podem ser consumidos por crianças menores de 2 anos de idade

O sistema digestivo da criança ainda está em desenvolvimento. Como regra geral, não é recomendado que crianças menores de 2 anos consumam esses alimentos. Além de poderem provocar asfixia, são agressivos demais para uma microbiota ainda em formação.

Às vezes, dificultam a digestão

Embora a fibra esteja associada a uma boa capacidade digestiva e uma melhoria dos processos, às vezes pode ser contraproducente. Se por algum motivo houver uma cepa bacteriana prejudicial ou uma situação de disbiose no tubo digestivo, um alto consumo de fibras pode causar mal-estar. Isso não acontece em todos os casos, mas o risco existe.

 

Criança comendo um sanduíche com pão integral.

Nem sempre caem bem

Também deve ser observado que os cereais integrais podem aumentar a produção de gases nos intestinos. Em crianças que frequentemente sofrem de dor abdominal, seu consumo pode ser desencorajado. Nesses casos, é melhor fornecer alimentos de fácil digestão e que não produzem tantos gases.

Por que é necessário consumi-los moderadamente?

Apesar de serem classificados como bons para a saúde, os cereais integrais devem ser consumidos com moderação. Eles contêm carboidratos, mas não as proteínas e gorduras necessárias para o crescimento adequado da criança. É necessário garantir a presença de alimentos que contenham esses dois últimos nutrientes na dieta alimentar.

Por outro lado, e apesar de a fibra ser positiva em muitos casos, também não se deve abusar dela. O ideal é consumi-la em quantidade justa e adequada para maximizar seus benefícios.

Inclua cereais integrais na dieta

Como você viu, incluir cereais integrais na dieta das crianças costuma ser positivo para a saúde. Exceto em alguns casos específicos, esses alimentos geram benefícios se consumidos de maneira regular. Contudo, é necessário conferir o rótulo dos produtos para ter certeza de que não contenham açúcares adicionados.

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  • Erdogan A, Rao SS, Thiruvaiyaru D, Lee YY, Coss Adame E, Valestin J, O’Banion M. Randomised clinical trial: mixed soluble/insoluble fibre vs. psyllium for chronic constipation. Aliment Pharmacol Ther. 2016 Jul;44(1):35-44. doi: 10.1111/apt.13647. Epub 2016 Apr 29. PMID: 27125883; PMCID: PMC4891216.
  • Gianfredi V, Salvatori T, Villarini M, Moretti M, Nucci D, Realdon S. Is dietary fibre truly protective against colon cancer? A systematic review and meta-analysis. Int J Food Sci Nutr. 2018 Dec;69(8):904-915. doi: 10.1080/09637486.2018.1446917. Epub 2018 Mar 8. PMID: 29516760.