Razões para colocar o bebê de barriga para baixo durante o dia

· 23 de fevereiro de 2018
Embora seja muito comum ouvir que os bebês devem passar o tempo de barriga para cima, a posição oposta também é boa para eles. Conheça 3 importantes razões para colocar o bebê de barriga para baixo durante o dia.

Desde muitos anos tem sido apontada a importância de colocar o bebê de barriga pra cima ou em posição supina na hora de dormir. Se faz isso para evitar a síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

No entanto, também há várias razões para colocar o bebê de barriga para baixo durante o dia, conhecida como posição propensa. Te mostraremos 3 razões convincentes para fazer isso. Além disso, adicionaremos alguns conselhos práticos para que seja mais fácil para o seu pequeno.

Por que colocar o bebê de barriga para baixo durante o dia

1.- Desenvolvimento das funções motoras

Passar tempo suficiente de barriga para baixo ajudará seu bebê com o desenvolvimento do equilíbrio e das habilidades visuais e auditivas.

Além disso, ajudará a fortalecer a cabeça, o pescoço, os músculos dos ombros e das costas. Tudo isso será necessário para ações cotidianas, como empurrar, se colocar de lado, sentar, levantar e engatinhar.

Durante os primeiros meses de sua vida, o bebê deve aprender sobre o movimento de seu corpo e como dominá-lo. Assim, ele irá desenvolvendo as habilidades físicas necessárias para se virar, sentar e engatinhar. Isso não é alcançado adequadamente se a criança passa muito tempo em cadeiras de bebê ou outros lugares que lhe restringem o movimento.

Além disso, um bebê que passa todo o tempo acordado de barriga para cima apenas vê o teto e os objetos em ambos os lados. Por outro lado, os bebês colocados de barriga para baixo levantam a cabeça e começam a olhar para muitas outras coisas ao seu redor.

2.- Desenvolvimento normal da cabeça

Como resultado das campanhas publicitárias lançadas para ajudar a prevenir a Síndrome da Morte Súbita Infantil, houve um aumento de crianças com plagiocefalia.

O que é isso? Como os bebês não possuem os ossos cranianos totalmente fechados, uma qualidade que os ajuda a suportar leves batidas, sua cabeça pode sofrer deformações se permanecer na mesma posição por um longo período de tempo.

Os bebês tendem a passar muito tempo dormindo de barriga para cima e em carrinhos ou berços portáteis (também de costas). Esta prática faz com que a parte de trás da cabeça fique achatada. Por isso, é imprescindível que o bebê passe tempo suficiente de barriga para baixo durante o dia, enquanto está acordado e brincando.

3.- Desenvolvimento de habilidades sociais

Outra das razões para colocar o bebê de barriga para baixo durante o dia tem a ver com o desenvolvimento de habilidades sensoriais e perceptivas. Também é positivo para melhorar as habilidades socioemocionais, a resolução de problemas, o aprendizado e a adaptação aos desafios.

Quando o bebê está em posição propensa, ele fica alerta e percebe o mundo ao seu redor de uma maneira melhor. Assim, permanece em um estado em que recebe estímulos constantemente enquanto interage com tudo que está ao seu redor.

“Os bebês colocados de barriga para baixo levantam a cabeça e começam a olhar muitas outras coisas ao seu redor”

Maneiras de colocar o bebê de barriga para baixo durante o dia

Se você não sabe exatamente qual é a forma correta de deixar seu bebê passar tempo suficiente de cabeça para baixo ou se, por outro lado, parece que ele não gosta de ficar nessa posição, você pode seguir esses conselhos práticos:

De 0 a 2 meses

Tente colocar o bebê virado de barriga para baixo em um cobertor. Se você perceber que ele não consegue levantar a cabeça, coloque a mão na parte inferior das costas e mova o peso para baixo. Se ainda não conseguir levantar a cabeça, coloque uma toalha enrolada debaixo do peito ou coloque-a nas pernas.

Outra excelente opção é colocar o bebê sobre o peito. Assim, ele se sentirá mais seguro e você o encorajará a levantar a cabeça para olhar para você. Com esta atividade, o pequeno conseguirá desenvolver o controle de sua cabeça, fortalecendo também a parte superior de seu corpo.

De 3 a 5 meses

Como suas costas e pescoço já se fortaleceram, ele poderá se sustentar sozinho com seus antebraços. Você pode passar o tempo com seu bebê usando brinquedos e espelhos para estimular ainda mais o movimento do seu corpo e seu alcance.

Agora, poderá interagir com seu ambiente ao nível dos olhos. O bebê receberá muitos outros estímulos e aprenderá a responder a eles.

À medida que o bebê ganha mais força, começará a se empurrar com os braços estendidos para poder alcançar objetos e brincar. Isso serve como uma preparação para sentar e engatinhar.

“Colocar o bebê de barriga para baixo ajudará a fortalecer a cabeça, o pescoço, os músculos dos ombros e das costas”

De 6 a 9 meses

Estando mais fortalecidos, podem brincar de coisas como “o avião”, levantando-o e segurando-o apenas pela cintura. Outra opção é apoiá-lo sobre as pernas curvadas e movê-las para cima e para baixo.

Com isso, a força de todo o seu corpo se desenvolve. Obviamente, isso lhe permitirá engatinhar e explorar mais habilmente.

Lembre-se de que você deve realizar essas e outras rotinas com seu bebê diariamente. Esta é a melhor forma de estimular e colaborar com o seu desenvolvimento.