Recupere a boa forma em casa depois da gravidez

· 5 de agosto de 2018
Umas das muitas verdades indiscutíveis desse mundo é que todos os seres humanos “são um projeto em construção”.

Não importa a idade que você tem nem com quantos quilos a mais ou a menos você está, sempre é possível melhorar tanto nosso aspecto físico como nossa maneira de nos comportar e reagir em diferentes situações. Dessa forma, anime-se, deixe para trás os complexos e os preconceitos. Pare em frente ao espelho e pense que você quer melhorar porque pode recuperar a boa forma em casa.

Há duas informações relacionadas à meta de recuperar a boa forma em casa depois da gravidez: a primeira é que, sim, você pode reparar em casa os estragos que a gravidez deixou no seu corpo. A outra é que chegar à forma ideal não se trata de uma receita milagrosa.

Você bem sabe que comprimidos mágicos que prometem emagrecer sem mover um único dedo não dão resultados… Nesse tipo de situação não resta mais nada além de aceitar um ditado que diz que para ser bonita é preciso ver estrelas. Dessa forma, podemos modificar um pouco e dizer que para emagrecer é preciso suar.

Assim, deixando esses pontos bem claros, arme-se com suas melhores ferramentas porque recuperar a boa forma requer convicção, constância, boa alimentação e uma boa rotina de exercícios.

O corpo depois do parto

Os oito primeiros meses após ter dado à luz serão os mais difíceis. Principalmente porque os órgãos do seu corpo ainda não estão no devido lugar e os hormônios ainda não voltaram ao equilíbrio ideal. Além disso, seu metabolismo está mais lento. Certamente você se sente bastante cansada e não está dormindo muito bem. No entanto, levar tudo isso em consideração não é um motivo para se render, mas para compreender o momento pelo qual você está passando e começar a recuperar a boa forma pouco a pouco.

O mais provável é que algumas partes do seu corpo fiquem flácidas e que você tenha engordado um pouco. Não fique tão incomodada, isso acontece com todas as mães. É uma coisa natural. Lembre-se de que sua pele esticou para acomodar esse lindo bebê que agora faz você se sentir uma das mulheres mais sortudas desse mundo. Esses detalhes têm solução. Tudo aquilo que você enxerga “fora do lugar” vai voltar ao normal com o tempo, a persistência e uma rotina saudável.

Antes de começar, é muito importante que você internalize a ideia de que recuperar a boa forma não é uma competição. É muito importante que você estabeleça a sua nova rotina de exercícios com calma. Paciência e perseverança serão os valores chave. Com o tempo, você vai perceber que quanto mais atividades físicas você fizer, mais bem disposta você vai se sentir. O resultado é incrível e não importa quão cansada você estiver.

boa forma

Recupere a boa forma caminhando

A primeira coisa que você deve fazer para começar sua nova rotina é perguntar ao médico se você já está liberada para fazer exercícios. Em teoria, qualquer mulher que passou por um parto normal pode começar uma rotina de exercícios físicos depois da quarentena. Aquelas que passaram por uma cesárea, em aproximadamente doze semanas após a operação também já podem começar.

Durante a quarentena, você deve deixar seu corpo se recuperar do parto ou de uma cesárea. No entanto, nesse período de tempo, você pode começar se alimentando bem e tomando muita água ou líquidos. Nesse período, procure se movimentar em casa e não ficar todo o tempo sentada no sofá. O sedentarismo é seu principal inimigo. Cada grama faz diferença.

Quando tiver terminado o tempo da quarentena, comece a caminhar. De fato, esse é o melhor exercício que você pode fazer. Tente se exercitar ao ar livre, no quintal da sua casa, por exemplo. Respirar ar puro vai fazer você e seu bebê se sentirem melhor. Comece aos poucos, mas com energia. Você deve caminhar de verdade. Isso não é a mesma coisa que passear. A ideia é fazer da caminhada um exercício que exija da sua respiração, não permitindo inclusive manter uma conversa muito longa. A ideia é fazer você suar!

Poucos dias após ter começado sua rotina de exercício, você vai ver que a atividade física não é apenas benéfica para recuperar a boa forma, mas que também ajuda a fazer com que você se sinta bem consigo mesma porque contribui para a produção de endorfina que seu corpo precisa e que, além de tudo, proporciona uma melhora no seu humor.

boa forma

Os tutoriais na Internet podem se tornar seus melhores aliados

Quando seu médico disser que você está autorizada para fazer exercícios – incluindo pesos – comece a praticar. Em casa, você pode improvisar com algumas caixas ou recipientes vazios como peso. É possível enchê-los com água, por exemplo. Os pesos vão acelerar seu metabolismo e colocar tudo no lugar outra vez. Enquanto isso, o exercício cardiovascular que você vai fazer com as caminhadas e a dieta adequada serão os responsáveis por diminuir a gordura. Dedique-se aos exercícios com peso porque se exercitar dessa forma vai potencializar a perda de gordura e vai fortalecer os músculos.

Há outro exercício que também é ótimo: a prancha. Ele é o mais recomendado para alisar sua barriga. Inclusive, você pode fazer esse exercício com a ajuda das pernas, como os iniciantes fazem. Você pode fazer pranchas laterais e frontais. É possível encontrar vários tutoriais de como fazer esse exercício e muitos outros no Youtube. É muito importante não fazer nenhum outro tipo de abdominal até completar seis meses de pós-parto.

A melhor rotina de exercícios que existe é aquela que você vai construindo aos poucos. Assim, ela será adequada aos seus gostos e às suas necessidades. Você pode obter ótimos resultados caminhando, levantando pesos e fazendo abdominais pelo menos três vezes por semana. Assim, você vai perceber que pouco a pouco vai pegar o ritmo da rotina de exercícios. Quanto mais você treinar, mais energia vai ter para recuperar a boa forma e encarar todas as atividades que seu dia a dia exige.