Reflexologia para bebês e crianças

· 15 de março de 2019
Com essa técnica de massagem, você pode fortalecer o vínculo com o seu filho praticando-a apenas alguns minutos por dia. Ao mesmo tempo, ela ajuda a combater algumas doenças e melhorar o sistema imunológico do pequeno.

Na hora de buscar saúde e bem-estar para os filhos, as técnicas naturais para aliviar o desconforto sempre chamam atenção. Isso porque esse tipo de técnica não tem nenhuma contraindicação ou efeitos colaterais. Entre elas, destaca-se a reflexologia para bebês e crianças. Mas do que se trata?


A reflexologia é um método bastante antigo usado como técnica de cura natural. Ela se baseia na pressão em diferentes pontos do corpo, aliviando a dor e trazendo benefícios na saúde e no relaxamento.

Essa prática não é usada apenas em adultos. Na verdade, os pequenos também podem se beneficiar com essa massagem para aliviar inúmeros desconfortos. Além disso, a reflexologia é um meio de aumentar o contato físico com os pais e fortalecer o vínculo afetivo entre eles.

A terapia de reflexologia mais conhecida para bebês e crianças é a podal. Essa prática é usada porque os pés contêm um grande número de terminações nervosas que mantêm conexões com o resto do corpo através do sistema nervoso central.

Essa técnica consiste em fazer massagens através da pressão e movimentos dos dedos na planta do pé. Seus benefícios serão refletidos nos órgãos correspondentes a cada terminação nervosa.

Áreas trabalhadas na reflexologia para bebês e crianças

O pé de uma criança é muito diferente do pé de um adulto. À medida que cresce, mais pontos reflexos aparecerão. Assim, as áreas em que as massagens são realizadas são muito menores.

Os pés de bebês menores podem ser separados em seis áreas para realizar a terapia. A pressão e a massagem são aplicadas de forma circular em uma determinada área, dependendo do desconforto da criança.

Reflexologia para bebês e crianças traz muitos benefícios

A parte central dos dedos corresponde aos seios paranasais. Dar atenção à essa área é ideal para aliviar casos de sinusite no bebê. Por sua vez, a ponta está conectada à cabeça e aos dentes, o que oferece uma solução nos casos de dor na fase em que os dentes estão nascendo.

Já uma massagem na parte do pé que fica debaixo dos dedos vai ajudar a melhorar os desconfortos relacionados à área do peito. Enquanto isso, o ponto no meio está conectado ao plexo solar.

Para desconfortos no abdome, é preciso esfregar levemente o meio do pé. A parte central está conectada ao estômago, e a metade de baixo, à parte inferior da barriga. Desse modo, é possível tratar a constipação, a acidez ou a indigestão.

Benefícios da reflexologia

Reflexologia para bebês e crianças oferece múltiplos benefícios. É uma técnica que difere de longe de uma massagem tradicional. Baseia-se na pressão de certos pontos nos pés, nas mãos ou no rosto que estão ligadas a outras partes e órgãos do corpo com o objetivo de aliviar dores.

Essa prática pode ajudar a melhorar os sistemas imunológico, respiratório e digestivo, estimulando o ponto correspondente. Da mesma forma, também podemos eliminar o estresse e a tensão causados ​​por alguma doença.

Recomenda-se uma frequência de, pelo menos, três sessões por semana, mesmo quando o bebê não apresentar desconforto. A reflexologia para bebês e crianças ajudará a fortalecer as defesas e prevenir futuras doenças.

Através da reflexologia, os bebês podem aumentar o contato físico com seus pais e fortalecer o vínculo entre eles.

A prática da reflexologia

Para que a reflexologia seja realizada, recomenda-se que o local seja confortável, sem muito barulho e com uma boa iluminação. Ou seja, devemos criar o ambiente mais agradável possível. Inclusive, podemos até colocar uma música relaxante de fundo.

Comece com os dedos dos pés, com movimentos circulares delicados. O objetivo é trabalhar todas as regiões e, depois, ir descendo até terminar no calcanhar.

Uma das maneiras de aliviar as cólicas no bebê são as massagens.

Caso o bebê apresente algum desconforto, dê mais atenção à área específica fazendo movimentos lentos e delicados. Depois, para finalizar, você deve pressionar o ponto do plexo solar, que está localizado no centro, logo abaixo do antepé. A duração dessas massagens deve ser de no máximo 15 minutos.

Apenas alguns minutos de reflexologia por dia oferece muitos benefícios físicos e mentais ao bebê. As vantagens dessa prática são ainda mais notáveis ​​quando as crianças são pequenas, já que são mais receptivas a esses estímulos.

Sem dúvida, a reflexologia é uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida de adultos e crianças. Experimente!

  • Griffiths, P. (1996). Reflexology. Complementary Therapies in Nursing & Midwifery. https://doi.org/10.1016/S1353-6117(96)80005-9
  • Icke, S., & Genc, R. (2018). Effect of Reflexology on Infantile Colic. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2017.0315