Romantizar a vida: uma interessante proposta de adolescentes

A proposta é tão simples quanto valiosa: fazer do cotidiano uma oportunidade para desfrutar. Nós dizemos a você em que consiste romantizar a vida e como fazê-lo.
Romantizar a vida: uma interessante proposta de adolescentes
Sharon Capeluto

Escrito e verificado por Sharon Capeluto.

Última atualização: 07 junho, 2023

Romantizar a vida é torná-la mais bonita, com o que se tem e com o que se é. São os adolescentes e jovens que ganham destaque nessa tendência crescente que se propõe a agregar beleza à rotina.

Por meio de suas redes sociais, eles mostram como é para eles aplicar atenção plena no cotidiano, para o qual usam a gratidão e o autocuidado. Essa perspectiva propõe contrariar o piloto automático reduzindo os seus efeitos: hiperexigência, ansiedade, estresse e dificuldade em alcançar a felicidade.

O que é romantizar a vida?

Um pôr do sol, o aroma do café, um buquê de flores ou uma playlist de músicas alegres a caminho do trabalho. Falamos de todas as fontes possíveis de bem-estar e prazer, embora muitas vezes passem despercebidas. Assim, romantizar a própria vida é dar um sentido positivo às pequenas coisas. Ou pelo menos tentar fazer isso.

Não significa negar emoções desagradáveis, proibir-se de ter um dia ruim ou esquecer objetivos de longo prazo. Pelo contrário, trata-se de colocar a lupa nos pequenos detalhes de hoje e abordá-los com um olhar curioso e gentil. Significa afastar-se de reclamações constantes e preocupação excessiva com o passado ou o futuro.

Poderíamos dizer que “romantizar a vida” é uma prática que nos lembra que podemos ser felizes, mesmo com desejos pendentes e sem buscar a perfeição.

Benefícios mais significativos

Esse movimento tem suas raízes na psicologia positiva e no mindfulness. Essas abordagens convidam você a estar presente no aqui e agora e ser capaz de perceber o lado bom das coisas, por mais comuns ou simples que sejam. É uma tendência que muitos adolescentes praticam e da qual obtêm benefícios significativos. Entre os benefícios mais importantes podemos destacar os seguintes:

  • Experiência de emoções agradáveis, como calma, alegria e gratidão.
  • Redução do estresse.
  • Aumento da autoestima e da autoconfiança.
  • Manutenção de hábitos saudáveis.
  • Melhoria nas habilidades sociais, bem como nos laços interpessoais.

Ideias simples para romantizar a vida

Para começar a romantizar a vida, não precisamos de muito dinheiro nem de muito tempo. Basta olharmos para os nossos dias com outros olhos e embelezá-los intencionalmente. Compartilhamos algumas ideias para você começar nesse movimento:

  • Aprenda sobre atenção plena.
  • Cuide dos detalhes dos espaços que habita e decore-os ao seu gosto.
  • Gere momentos de prazer e tranquilidade todos os dias em sua casa.
  • Arrume sua cama todos os dias.
  • Adquira o hábito de musicalizar sua vida.
  • Opte por não comer com pressa. Pratique uma alimentação consciente e escolha uma linda louça de mesa.
  • Aprecie os elementos da natureza como se os estivesse vendo pela primeira vez.
  • Namore você mesmo.
  • Encontre inspiração através da arte.
Essa perspectiva promove uma atitude ampla e positiva que facilita a valorização do que se tem, sejam objetos, vínculos, condições ou habilidades. Além disso, fortalece a ideia de que você mesma pode projetar sua própria vida.

Nem tudo é bonito na aparência e tudo bem

Um ponto a ter em mente ao começar a tornar a vida mais bonita é que nem tudo deve ser bonito. Embora seja verdade que essa tendência está associada a detalhes fofos, devemos aceitar que a vida real não é tão estética quanto parece no Instagram ou no TikTok.

Nesse sentido, é fundamental não cair na hiperexigência de ter uma vida bela. Pois bem, paradoxalmente, a tentativa de romantizar a vida pode se transformar em uma pressão extrema que, longe de proporcionar bem-estar, vai gerar estresse e frustração.

Quem vive nessa perspectiva otimista também deve se permitir sentir tristeza, passar por dias sombrios ou passar um final de semana chato. Lembre-se de que o lema desse tema não é ser feliz de qualquer jeito e a todo custo, mas aceitar a realidade como ela é para poder aproveitar as coisas simples da vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Alfaro Sánchez, R. (2019). Atención plena como herramienta de gestión emocional en adolescentes.
  • Soriano, J. G., del Carmen Pérez-Fuentes, M., del Mar Molero-Jurado, M., Gázquez, J. J., Tortosa, B. M., & González, A. (2020). Beneficios de las intervenciones basadas en la atención plena para el tratamiento de síntomas ansiosos en niños y adolescentes: Metaanálisis. Revista iberoamericana de psicologia y salud.11(1), 42-53.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.