Senhor Indiferente: um curta sobre o valor de ajudar os outros

14 Outubro, 2020
Você quer ensinar ao seu filho o valor da solidariedade? Apresentamos Senhor Indiferente, um curta que trata desse assunto.

Senhor Indiferente é um maravilhoso curta de animação de aproximadamente 3 minutos, criado e dirigido por Aryasb Feiz, que, de uma forma muito original e divertida, nos convida a refletir sobre o valor de ajudar os outros.

É muito importante transmitir essa mensagem aos pequenos, por isso recomendamos que você assista a este curta-metragem juntamente com seus filhos. Clique aqui para acessá-lo!

“O nosso principal objetivo nessa vida é ajudar os outros. E se você não pode ajudá-los, pelo menos não os machuque”. 

-Dalai Lama-

Senhor Indiferente: um curta sobre o valor de ajudar os outros

Senhor Indiferente é protagonizado um homem muito sério que não se preocupa com ninguém e sempre cuida da própria vida. De fato, nas primeiras cenas do curta, podemos ver que ele:

Senhor Indiferente: um curta sobre o valor de ajudar os outros
© Hanzo FZE
  • Permite que as portas do elevador se fechem diante do rosto de uma mulher.
  • Não se perturba quando vê um balão escapar das mãos de uma menina.
  • Permanece impassível observando um homem correndo atrás de um carrinho de compras.
  • Ignora uma mulher que está coletando assinaturas para uma boa causa.

Em todas essas situações, com um pequeno gesto, o homem poderia ter ajudado essas pessoas e, no entanto, preferiu fingir que elas não existiam.

Tudo isso muda quando ele está para atravessar a rua na faixa de pedestres e, surpreendentemente, uma senhora idosa o agarra pelo braço para que ele a ajude a atravessar. O homem não consegue dizer não e, a passos lentos, os dois atravessam a rua juntos. Mas, de repente, um carro passa em alta velocidade e quase os atropela.

A mudança de atitude do Senhor Indiferente

Depois de atravessar a rua, a mulher agradece ao homem por ajudá-la e belisca o seu rosto enquanto sorri amplamente. É então que o homem solitário muda sua visão de mundo e decide modificar seu comportamento.

Assim, nas cenas seguintes, é possível observar essa mudança de atitude de tal forma que, agora, ao contrário do seu comportamento em situações anteriormente vividas, ele:

Senhor Indiferente: um curta sobre o valor de ajudar os outros
© Hanzo FZE
  • Impede que as portas do elevador se fechem diante do rosto de uma mulher.
  • Recupera em um instante o balão que a menina havia perdido.
  • Decide parar em um estande onde uma mulher está pedindo apoio para uma boa causa e assina a petição.

Além disso, de forma voluntária, ele limpa o lixo da praia, cuida de algumas crianças, doa sangue e vai fazer companhia aos idosos em um asilo. Ao realizar todas essas ações, ele percebe que vive muito mais feliz.

Um dia, caminhando pela rua, o protagonista da história encontra um homem sério e solitário diante da faixa de pedestres. Então, ele decide colocar óculos escuros e pegar uma bengala, fingindo ser cego, e agarrar o homem pelo braço, exatamente da mesma forma que a senhora havia feito com ele há muito tempo atrás. Assim, ele tenta fazer esse homem abrir os olhos e ver como ajudar os outros é algo muito gratificante.

“Ajudar aquele que precisa não é só parte do dever, mas da felicidade”. 

– Jose Martí-

Depois de ver o curta sobre o valor de ajudar os outros…

Esse curta nos faz entender que nunca é tarde para começar a ajudar os outros. Nunca é tarde para entrar para o mundo do voluntariado. Mas o ideal é ensinar as crianças a serem solidárias desde os primeiros anos de vida e fazer com que cresçam assumindo determinados valores cívicos e sociais.

Incentive os seus filhos a fazerem pequenos gestos para atingir esse objetivo, tais como doar brinquedos e roupas para os mais desfavorecidos, apoiar crianças vulneráveis ​​na escola, etc. Tanto eles quanto você vão se sentir recompensados.