Ser pai vai mudar sua vida

· 11 de julho de 2018
Ser pai pode ser uma grande surpresa. Uma surpresa desesperadora inclusive. Entretanto, quando os pequenos nascem, cheios de vida e inocência, são capazes de transformar até os corações mais duros.

O amor por um filho na vida real é muito maior que o da ficção. Ser pai implica automaticamente uma série de situações com as quais você precisa amadurecer emocionalmente para proporcionar o bem-estar e o crescimento adequado ao seu filho.

Todas as emoções e qualquer hábito ou costume adquirem um novo nível de profundidade e tudo se torna mais intenso. A seguir, mostraremos alguns aspectos da vida que irão mudar quando você se torna pai.

Você se torna multitarefas

Pode acontecer de você achar que já está acostumado a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, devido ao trabalho na empresa, em casa ou por resolver os problemas que aparecem no dia a dia. Além de você estar acostumado ao estresse diário e saber lidar com ele, nada prepara você para as multitarefas que precisará desenvolver ao estrear como pai.

Começa a ser desafiador responder ao celular enquanto você está em uma reunião presencial, respondendo email ou revisando um documento que precisa ser entregue no mesmo dia. Você vai precisar acalmar sua filha ou seu filho chorando no seu colo, enquanto prepara a mamadeira e lida com seu trabalho.

Você se torna mais tolerante

ser pai

A tolerância é saber quando seu filho quer algo que merece. Você precisa ser suficientemente flexível para realizar os desejos dele. Às vezes seu filho pode querer algo que você não gostaria de dar, algo que pessoalmente você sente que não tem sentido ou que não vai ter utilidade.

Mas se seu filho é obediente e merece, você deve aprender a tolerar os gostos dele.

Levantar cedo todos os dias

Se você é daquelas pessoas que se levanta tarde, vai precisar se adequar aos novos horários e estabelecer uma rotina mais saudável que seja benéfica ao seu filho e mantenha ambos com boa saúde.

Ter horários fixos para dormir e acordar é importante. É comum ver crianças que se irritam por qualquer coisa. Na maioria das vezes é resultado do cansaço de não dormir as horas necessárias. Ou porque os pais não são responsáveis nem organizados na hora de estabelecer qualquer coisa.

O mundo vai enxergar você de forma diferente

Sair por aí com o bebê no colo ou de mão dada com uma criança. Afastar-se um pouco dos amigos e de alguns membros da sua família porque você é pai e tem responsabilidades especiais será a nova forma que o mundo vai enxergar você.

Isso acontece porque a paternidade é um trabalho em tempo integral. Você vai conseguir fazer uma ou outra coisa ao mesmo tempo. Mas, agora, vai tentar gastar o menor tempo possível para não afetar a quantidade de tempo que passa com seu filho.

Você vai descobrir que, na hora do aprendizado, será preciso tirar o máximo proveito para dar o exemplo e satisfazer seu filho financeira e emocionalmente ao mesmo tempo.

Você vai atualizar suas prioridade e se transformar em uma pessoa melhor

ser pai

O que acontece aqui é que você vai criar uma nova agenda, adaptando e mudando as datas dos compromissos. Os planos já existentes deverão conciliar com os novos. Isso sempre estará em primeiro lugar para assegurar o bem-estar do seu filho.

Será mais importante levar seu filho a uma consulta com o pediatra que ir a um almoço com seus pais, por exemplo. Simplesmente, você vai se transformar em uma pessoa melhor, mais compreensiva com seus colegas que também têm filhos, mais paciente, mais organizada, mais independente e mais forte. Será assim porque você já não estará mais sozinho, existirá alguém que depende de você.

Ser pai muda tudo

Por mais que você se prepare, sempre vai se surpreender com alguma coisa dessa nova vida. A verdade é que não existe um segredo para se preparar para se tornar mãe ou pai.

Seu filho vai desafiar você e fazer você chorar de alegria ou de tristeza. Você vai esquecer o que aprendeu antes de ser pai. Seus conhecimentos vão simplesmente desaparecer em determinado momento.

É nesse momento em que você vai viver a fase mais complicada da sua vida e, ao mesmo tempo, a mais bonita. O importante é se manter forte. Vai valer a pena.