7 brincadeiras para fazer com as crianças

7 brincadeiras para fazer com as crianças

Última atualização: 23 Março, 2021

Ser livre, poder rir, explorar a curiosidade e a imaginação são alguns dos benefícios que a brincadeira traz para as crianças, que podem ser duplicados quando você se torna uma companhia a mais nas brincadeiras, mesmo que seja por apenas algumas horas.

Brincar junto com seu filho o ajuda a se desenvolver de forma harmoniosa, relacionar-se, ter saúde e prevenir a obesidade, por exemplo. Nos primeiros anos de vida, a brincadeira é a única forma que a criança tem de se exercitar. Muito antes de aprender a praticar esportes, a primeira coisa que elas terão são as brincadeiras.

Quando você leva seu bebê para passear no colo, quando você o incentiva a espirrar água na banheira ou o deixa engatinhar no chão, está plantando sementes de vida, que se traduzirão em um adolescente ou adulto com costume e facilidade para a atividade física.

A riqueza motora de seu filho dependerá das oportunidades oferecidas para que ele se movimente. E essas experiências melhoram sua capacidade intelectual, sua concentração, seu senso de equilíbrio e sua capacidade de se comunicar, ou seja, uma série de coisas boas.

Para incorporar o seu filho às atividades físicas, é necessário fazer isso aos poucos. Não faz sentido ficar falando para uma criança o dia todo “Fica quieta” e, depois, matriculá-la no futebol aos seis anos e esperar que ela corra, brinque, ria, planeje o jogo, e ao chegar em casa depois de um dia como esse, fique sentada tranquilamente no sofá.

Pais e filhos passando um tempo juntos.

Brincadeiras compartilhadas unem a família

Se você fizer brincadeiras com o seu filho desde o início, ele verá que você, seu modelo de referência, também é uma pessoa ativa. Assim, o exercício se tornará um espaço de comunicação e diversão compartilhada.

Aqui estão alguns jogos de movimento para dez minutos ou um pouco mais:

O que funciona melhor é sempre o mais simples: engatinhar, rastejar, agachar e levantar ou pular são brincadeiras muito simples que conectam com a criança e a faz se divertir muito.

  • Circuito psicomotor. Devemos posicionar travesseiros, almofadas, um cobertor, entre outros itens similares, como se fosse um circuito através do qual as crianças poderão passar por cima ou por baixo, pular obstáculos, rolar, rastejar, engatinhar ou andar de costas. Com certeza seu filho vai se sentir um atleta!
  • O mestre mandou. Esse é um jogo de agilidade simples e fácil para um momento de diversão entre pais e filhos. Quem comanda o jogo diz: “O mestre mandou” e propõe um movimento ou um gesto que os outros devem imitar: andar de quatro, correr, andar na ponta dos pés, e assim por diante.
Crianças e adultos se divertindo na cozinha.

  • Bolas no corredor. Coloque uma música, feche as portas e solte todas as bolas. Quando a música parar, é necessário recolhê-las no menor tempo possível. Você também pode fazer um basquete improvisado com uma caixa de papelão: basicamente a ideia é acertar as bolas fazendo-as rolar, empurrando com a mão, com o pé, com o cotovelo ou com a cabeça.
  • Tênis com bexigas. Substitua as raquetes por um pedaço de papelão. Aqui a missão é não deixar os balões tocarem o chão. Simples e divertido!
  • Bambolê. Quem é capaz de capturar o outro usando um bambolê? Se o colocarmos no chão, ele se tornará uma ilha. A mamãe ou o papai são náufragos, e a criança é um tubarão. Assim que um sair da ilha, o outro terá que tentar pegá-lo, mas se conseguir chegar ao continente está salvo.

A ideia de tudo isso é tentar introduzir e planejar pequenas rotinas. Uma cena típica do dia a dia dos pais é: chegar cansados do trabalho, colocar um desenho animado para a criança, enquanto se faz o jantar e ligar máquina de lavar roupas.

Se fizermos uma lista de planos alternativos de cinco ou dez minutos, fica mais fácil conseguir fazer outras coisas com o pequeno e compartilhar momentos de qualidade além da quantidade.

Pode interessar a você...
21 filmes para curtir com as crianças durante a quarentena
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
21 filmes para curtir com as crianças durante a quarentena

Neste artigo, você vai encontrar filmes para curtir com as crianças durante esses 15 dias de quarentena já que agora precisamos ficar em casa.