9 características de crianças resilientes

· 6 de agosto de 2017

A vida de nossos filhos nem sempre é tão fácil como pensamos. Damos todo nosso amor, carinho e proteção, mas às vezes é preciso enfrentar situações complexas. Por isso, hoje mostraremos algumas características das crianças resilientes.


As crianças resilientes terão uma maior capacidade de se sobrepor à situações complexas em suas vidas. A morte de um amigo próximo ou familiar, ou uma doença grave são provas que talvez seu filho tenha que passar. Por isto é importante que o pequeno tenha força de vontade e energia para seguir adiante com humor e força.

O que é a resiliência

Antes de conhecer como é uma criança forte, temos que saber o que é resiliência. De acordo com o dicionário, podemos defini-la como a capacidade dos humanos para assumir situações-limite e enfrentá-las com flexibilidade e energia para sobrepô-las.

9 características de crianças resilientes

Além disso, os psicólogos adicionam outro aspecto bastante importante à resiliência. Ela não se reduz apenas à força para enfrentar as situações-limite. Também é estimada a capacidade de cada um de sair fortalecido dos momentos duros da vida.
Por isto, uma pessoa resiliente tem muitos recursos psicológicos para enfrentar momentos difíceis. São capazes de se sobrepor às adversidades da vida. Além disso, também têm a força para usar estas etapas para crescer e desenvolver seu potencial.

Como são as crianças resilientes

A resiliência adaptada às crianças é uma enorme virtude para nossos pequenos. Desta forma, seu filho terá ferramentas psicológicas para enfrentar as vicissitudes que a vida apresenta a ele. Vejamos algumas características que se encontram nesta classe de crianças:

Consciência de seu potencial e limite

Uma criança resiliente é bastante consciente de seu potencial, mas também de seus limites. Como é lógico, a criança ainda não desenvolveu 100% de sua capacidade psicológica, mas é capaz de discernir até onde pode chegar e até onde não. Conhece bem a si mesma, sabe de seus defeitos e traça metas alcançáveis.

Grande criatividade

As crianças resilientes demonstram uma grande criatividade. Esta não se refere à sua imaginação ou suas habilidades artísticas, por exemplo. Esses jovens são capazes de encontrar soluções chamativas a problemas complexos, convertendo uma situação negativa em um belo mosaico útil e bonito.

Confiança em si mesmo

Qualquer criança resiliente tem uma grande confiança em sua própria capacidade. Ao conhecer seu próprio potencial e suas limitações, sabe o que pode fazer. Ainda assim, tais crianças, não se isolam e podem pedir ajuda porque também são bons trabalhando em equipe.

São otimistas

As crianças resilientes também são especialmente otimistas. Eles sempre têm uma visão positiva da vida, objetiva e sabem que são capazes de qualquer coisa. Estes jovens são uma excelente influência para qualquer um, adulto ou jovem, porque focam sempre no que há de bom no mundo.

Sabem se envolver com pessoas boas

Outro detalhe que encontramos numa criança resiliente é sua capacidade de envolver-se com pessoas boas. Sabem que, na escola, no bairro ou mesmo na família, são capazes de encontrar pessoas mais positivas, criando alianças firmes.

9 características de crianças resilientes

Não são nada controladoras

Uma criança com alto nível de resiliência não tem vontade de controlar nada. É mais responsável e confia em suas possibilidades, por que é menos insegura, e se adapta a qualquer situação. Ela normalmente tem baixos níveis de culpa e lida bem com a incerteza.

Grande flexibilidade

Qualquer criança resiliente é muito flexível. O que quer dizer que são capazes de se adaptar a todos os tipos de mudanças e veem sempre o lado mais positivo das situações. Se têm que se mudar de casa ou cidade, o verão como uma oportunidade e não um castigo.

São tenazes e perseverantes

As crianças com alta resiliência são muito tenazes. Têm claros os objetivos e metas e não os renunciam com facilidade. Quando sabem que são capazes de conseguir algo, não deixarão de dedicar-se até que o consigam.

Têm um grande senso de humor

Finalmente, as crianças resilientes demonstram um grande senso de humor. É uma característica essencial. eles são capazes de rir nos maus momentos e buscar uma aprendizagem divertida em plena crise de adversidade. O riso é um grande aliado.