Seu filho tem 3 coisas a te ensinar

02 Agosto, 2018
Você pode aprender um milhão de coisas com seu filho, tenho certeza disso.

Também tenho certeza de que ele veio ao mundo para te ensinar a amar incondicionalmente. Mas pensando no aqui e agora, acredito que a princípio seu filho tem 3 coisas a te ensinar: a estar feliz por nada, a lutar incansavelmente pelo que deseja e a sempre se ocupar com algo.

Uma das três coisas a aprender: estar feliz por nada

Duas das qualidades mais encantadoras das crianças são sua felicidade espontânea e sua inocência. Pense só: na maior parte do tempo, as crianças estão felizes. Tanto que às vezes pensamos que estão felizes “por nada”. Isso, definitivamente, nos agrada.

Ver uma mãe e um filho se olharem nos olhos e sorriem porque sabem que se amam, ou porque seus olhares demonstram a astúcia de sua cumplicidade é uma cena, simplesmente, deliciosa. Sei que você já experimentou isso e que, como muitas mamães, anseia por saborear esse sentimento todos os dias.

Portanto, me atrevo a desvendar essa frase de estar feliz “por nada”. Estou buscando em minha mente cenas de crianças que ficam felizes “por nada” e me lembro dos bebês que sorriem apenas ao abrirem os olhos. Eles estão felizes simplesmente porque amanheceu.

Esse mesmo exercício me traz à memória imagens de crianças que ficam felizes porque sua mãe lhes deu um beijo na bochecha, me lembro de crianças rindo porque escutaram o som de um liquidificador e sabem que a mãe está preparando leite para elas. Sim, são situações cotidianas e isso, talvez para muitas pessoas, é estar feliz “por nada”.

te ensinar

Estar feliz “por nada” significa vivenciar o agradecimento genuíno pelos detalhes essenciais da vida. Estar feliz porque saiu o sol, porque é um novo dia, porque a mamãe ou alguém nos ama e nos demonstra com um beijo na bochecha, porque temos o que comer. A beleza dos detalhes deixam nossa vida mais doce e as crianças enxergam isso. Se você se contagiar com isso, aprenderá a viver em plenitude.

A perseverança é uma das três coisas a aprender

É difícil superar a perseverança de uma criança que quer um brinquedo visto na televisão, por exemplo. Ela vai pedir com uma insistência admirável. Mas como é um desejo “induzido”, por assim dizer, é uma situação com a qual os pais devem saber lidar com inteligência.

No entanto, quando seu filho estiver convencido de fazer algo e essa ideia tiver surgido de sua cabeça, acredito que ele te ensinará como lutar incansavelmente pelo que deseja.

te ensinar

A estratégia dependerá da criança. Algumas são teimosas e obstinadas, outras são graciosas. Há algumas que são estrategistas, outras são cientistas, outras, ainda, mimadas. Não importa o método e o tom, o determinante é que se a criança estiver convencida de que pode mudar o mundo, ela fará isso.

Eu tenho certeza de que muitas das pessoas que agora são crianças vão mudar nossa maneira de viver no futuro. Ou seja, vão mudar o mundo. Aprenda com seu filho que todos os dias são uma oportunidade para mudar o mundo. Utilize essa oportunidade hoje.

Descobrir o mundo é uma das três coisas a aprender

Para as crianças, a vida é uma aventura, na qual estão descobrindo tudo. Todos os objetos, os sons, as pessoas, as sensações, os sabores, as texturas, os cheiros, tudo é novo e, portanto, extremamente emocionante.

A oportunidade de experimentar causa uma explosão de outros sentimentos, que podem muito bem ser de surpresa, medo, alegria, ternura, compaixão… Conheço um adulto que quando era criança passou dias e dias observando as formigas, até chegou a alimentá-las. Hoje ele as conhece como ninguém e é capaz de retirá-las de qualquer casa quando estão incomodando.

te ensinar

Esse adulto se chama Andrés e foi uma criança livre. Agora, ele é um adulto livre. Sua mãe o deixou ser e realizar. Ele se interessou por descobrir o mundo e ainda está fazendo isso, sempre encontra algo para fazer e faz. Ele se mantém ocupado fazendo alguma coisa o tempo todo. Além disso, há algo a mais. Sua mãe o ensinou a fazer tudo muito bem, com capricho. Portanto, ele é uma pessoa muito grata, com quem todos sempre querem proximidade.

Seu filho certamente está ocupado com algo, pois está descobrindo o mundo. É possível que nessa experiência estrague alguns objetos, desmonte aparelhos eletrônicos, fique sujo de tinta, seja picado por abelhas… não sei. Isso não será tão grave, será bonito. Principalmente porque você o acompanhará e estará aprendendo com ele, pois seu filho é seu melhor professor.