Sinais de que o seu filho adolescente está usando drogas

26 Abril, 2020
A adolescência é uma das etapas mais complicadas para os jovens. De fato, muitos deles começam a experimentar cigarro, álcool ou drogas. Você sabe os sinais que revelam que o seu filho adolescente está usando drogas?
 

Os filhos são uma preocupação constante para os pais, principalmente na adolescência, já que é uma etapa na qual os jovens experimentam em muitos aspectos das suas vidas. Um dos aspectos que mais preocupa os adultos é o dos vícios. Por isso, neste artigo, vamos analisar quais são os sinais de que o seu filho adolescente está usando drogas.

Certamente, existem muito tipos de drogas e, portanto, nem sempre é fácil saber como você pode identificar se o seu filho adolescente está usando drogas.

Seja o caso de o seu filho ter iniciado as suas primeiras experiências com a maconha, com a cocaína ou com as drogas sintéticas, é bom que você saiba identificar aqueles sinais que indiquem que algo está errado. Dessa forma, c=vamos ver, a seguir, quais são as pistas mais evidentes.

Como você pode saber se o seu filho adolescente está usando drogas?

1. Mudança de comportamento

Em primeiro lugar, a mudança de comportamento é o sinal mais evidente de que algo está acontecendo. Nesse sentido, é possível que o seu filho se relacione cada vez menos com a família e que isso se deva ao fato de que ele está começando a usar drogas.

De fato, o uso de drogas faz com que os adolescentes tenham cada vez menos comunicação com os pais, que apresentem mudanças bruscas de caráter ou que até mesmo se descuidem no seu aspecto físico.

Por isso, se você observar esses comportamentos, é bom tentar averiguar o que está acontecendo, para saber se isso se deve ao fato de que ele incorporou algum mau hábito na vida dele.

 
Mudança de comportamento: um dos sinais de que o seu filho adolescente está usando drogas

2. Atente-se para os olhos

Além do comportamento, os olhos são uma das melhores referências que você pode ter para saber se o seu filho adolescente está usando drogas.

Por exemplo, você precisa saber que, se ele estiver fumando maconha ou bebendo álcool, é possível que ele fique com os olhos muito mais vermelhos do que o habitual. Por outro lado, se ele consumiu cocaína, o mais normal é que ele fique com as pupilas dilatadas.

Do mesmo modo, é possível que você perceba que o seu filho tem evitado cruzar olhares com você. Sem dúvida, isso significa que ele está escondendo algo, como, por exemplo, a sensação de estar fazendo algo proibido. Portanto, não se esqueça de prestar atenção nos olhos, já que eles são o verdadeiro espelho da alma.

“As relações fortes e abertas entre pais e filhos ajudam a reduzir a probabilidade de que os adolescentes usem drogas”.

3. Depressão

Se você achar que o seu filho tem constantes episódios de depressão, é muito importante que você pare para pensar sobre qual é a origem disso. Certamente, durante a adolescência os jovens sofrem muitas mudanças e algumas situações podem provocar mal-estar ou, até mesmo, episódios de tristeza e depressão.

 

No entanto, se esses episódios de depressão forem muito duradouros e de extrema intensidade, ou então, pelo contrário, se o jovem combinar episódios de tristeza e felicidade, é possível que o seu filho adolescente esteja usando drogas.

Você deve levar em consideração que o consumo de drogas afeta o sistema nervoso e tem incidência direta sobre o estado de humor das pessoas. Isso, então, causa a experimentação de novas sensações ou a modificação do comportamento do adolescente.

4. Está gastando mais dinheiro do que o habitual

Por fim, um dos indicativos mais claros de que o seu filho adolescente está usando drogas é que, de maneira repentina, ele começa a gastar mais dinheiro do que o habitual ou, então, pede para levar mais dinheiro quando sai.

Realmente, isso pode indicar que ele adotou novos hábitos. Entretanto, lembre-se de que esse fato nem sempre corrobora as suas suposições. Por exemplo, ele pode estar gastando mais dinheiro do que o habitual porque começou uma relação e, por isso, os seus planos e atividades mudaram.

Gastar mais dinheiro: um dos sinais de que o seu filho adolescente está usando drogas

Certamente, uma boa maneira de descobrir é perguntar ao seu filho o que ele faz com o dinheiro e como é possível que esse dinheiro desapareça tão rápido. Uma conversa aberta e sincera pode dar as pistas que você precisa para entender como o seu filho começou a gastar mais dinheiro do que ele gastava há um tempo atrás.

 

Em suma, lembre-se de que as relações fortes e abertas entre pais e filhos ajudam a reduzir a probabilidade de que os adolescentes usem drogas.

O mais importante, nesses casos, é evitar que o seu filho adolescente fique em situações de risco e procurar manter uma comunicação sincera sobre o papel que as drogas podem ter na adolescência.

Por fim, recomendamos que você tente manter uma comunicação direta antes de considerar que ele está experimentando algum tipo de substância. Desse modo, você poderá afastá-lo desse problema tão nocivo desde o começo.

 
  • Espada, J. P., Méndez, X., Griffin, K., & Botvin, G. J. (2003). Adolescencia: consumo de alcohol y otras drogas. Papeles del psicólogo, 84(9), 17.
  • Cicua, D., Méndez, M., & Ortega, L. M. (2008). Factores en el consumo de alcohol en adolescentes. Pensamiento psicológico, 4(11), 115-134. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3091227
  • Avellaneda, A. S., Pérez, M. E. G., & Font-Mayolas, S. (2010). Patrones de consumo de alcohol en la adolescencia. Psicothema, 22(2), 189-195. https://www.redalyc.org/pdf/727/72712496003.pdf
  • Inglés, C. J., Delgado, B., Bautista, R., Torregrosa, M. S., Espada, J. P., García-Fernández, J. M., … & García-López, L. J. (2007). Factores psicosociales relacionados con el consumo de alcohol y tabaco en adolescentes españoles. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(2), 403-420. https://www.redalyc.org/pdf/337/33717060010.pdf