Sinais que indicam que você está criando um filho narcisista

30 Julho, 2018
Quando somos narcisistas, nos consideramos mais abençoados que os outros porque somos inteligentes ou hábeis em determinado aspecto, pertencemos a uma família de elite ou porque nosso nível aquisitivo é superior do que daqueles que nos rodeiam.

Ser narcisista é amar a si mesmo em excesso. Ser narcisista é acreditar que somos superiores às outras pessoas. 

Quando somos narcisistas, nos consideramos merecedores de tudo. Acreditamos que o mundo gira ou deve girar à nossa volta. Achamos que os outros devem olhar, aplaudir e aprovar nossas capacidades. Pouco nos importa os sentimentos e as necessidades dos outros.

Narcisismo é vaidade e egoísmo. Em casos extremos, chega a ser uma patologia classificada pela psicologia como transtorno de personalidade.

A seguir, vamos mostrar alguns sinais que indicam que você está criando um filho narcisista.

Meu filho é narcisista?

Seu filho se sente mais especial que os outros

Seu filho acha que é melhor que as outras pessoas. Está claro que esse pensamento é um sintoma evidente de que ele está se transformando em uma criança narcisista. No entanto, esse sentimento de superioridade não nasceu sozinho. Ele foi alimentado, ao longo dos anos, pelo comportamento da sociedade em relação a essa criança.

Digamos, por exemplo, que todos que conhecem seu filho e as pessoas que convivem com ele não param de elogiá-lo por sua beleza física. “Como você é bonito!” ou “Que olhos lindos você tem”.

O mesmo acontece em relação à inteligência. “Você tira boas notas porque é muito inteligente” ou “Você é um gênio!”. Também ainda pode acontecer a mesma coisa em relação ao poder aquisitivo da família. “A roupa que você usa é a melhor e a mais cara” ou “Nenhuma outra criança tem brinquedos iguais aos seus”.

Seu filho se considera melhor que os colegas porque a sociedade o criou assim.

narcisistas

Seu filho acha que sempre está com a razão

Mamãe, seu filho sempre acha que está com a razão. Quando ele discute, finge não ouvir os argumentos dos colegas. Ele não dá valor à inteligência e aos argumentos das outras pessoas, por motivo nenhum. Mesmo quando sabe que está errado, ele não admite.

Mas é claro, seu filho também não nasceu agindo dessa maneira. Você o educou dessa forma. Desde pequeno, você o acostumou a acreditar que está certo e os amigos errados, principalmente quando a verdade era outra.

Seu filho acha que deve ter mais direitos que os outros

Um terceiro sintoma que evidencia que você está criando uma criança narcisista se relaciona aos direitos que ela acha que tem. Por exemplo, devido ao fato de ser filho da diretora, seu pequeno acha que os professores deveriam conceder privilégios a ele.

Ele acha que deveria ganhar um pedaço de pão maior nos lanchinhos da tarde. Acha que o castigo dele deveria ser menor que o dos outros. Quando ele chega tarde para a aula, acha que deveria poder entrar.

Para piorar seus sentimentos narcisistas, os professores da escola não o tratam como os outros estudantes. Eles o estimulam com uma maior permissibilidade diária, considerando o pequeno uma criança privilegiada que possui mais direitos que as outras crianças.

narcisistas

Uma criança não nasce narcisista, ela se torna

Alguns indivíduos, devido a heranças genéticas, nascem com predisposição para se tornar narcisista. Apesar disso, é imprescindível saber que uma criança não nasce narcisista. Ela se torna narcisista ao longo da sua formação como pessoa, a partir da “deformação” causada pela sociedade, pela família e pela escola.

Uma criança constantemente exposta a elogios, sempre premiada e que ouve que possui mais valor que outras crianças, cresce pensando efetivamente que é melhor que as outras pessoas.

Por isso, nós, pais, devemos estar conscientes de como as mentes infantis são vulneráveis. Antes de deixar chegar a esse ponto, precisamos observar o tamanho do mal que a má educação que nós oferecemos e que a sociedade proporciona pode causar às crianças.

Saiba que a educação recebida durante a infância acompanha uma pessoa pela vida toda. Os triunfos ou a infelicidade de qualquer pessoa vão depender da educação que ela recebeu na infância.

Recomendamos que você reavalie os métodos que utiliza na educação do seu filho e preste atenção ao comportamento da sociedade para com ele. Pare e observe se há sinais, mesmo que pequenos, de qualquer uma das três características de crianças narcisistas que mostramos. Tudo tem solução.