Sintomas: quando os dentes do bebê estão nascendo

16 Maio, 2020
Quando os dentes de um bebê começam a nascer, ele pode apresentar diferentes sintomas. Vamos mostrar quais são os mais comuns e como tratá-los.
 

Às vezes, quando os dentes das crianças começam a nascer, os pais têm dificuldade para saber se os sintomas estão sendo causados ​​por isso ou se há alguma outra coisa acontecendo com o bebê. Por esse motivo, neste artigo, vamos contar quais são os principais sintomas da dentição e como ajudar a criança a lidar melhor com isso.

Quando os dentes começam a nascer?

O aparecimento dos dentes de leite é um período conhecido como dentição decídua. Embora cada criança seja diferente da outra, essa fase geralmente começa por volta dos 6 meses de idade.

Pode ser que ela comece antes ou depois disso, e mesmo assim ainda estaria dentro da normalidade. No entanto, é aconselhável ir ao dentista se, depois do primeiro ano, ainda não tiver aparecido nenhum dente no seu bebê.

Assim, esse é um processo que ocorre lentamente. Os primeiros dentes a aparecer são os incisivos centrais inferiores, seguidos pelos incisivos centrais superiores. Depois, nascem os incisivos laterais. Por fim, nascem os caninos e os molares.

 

Conforme mencionamos, a dentição decídua é uma fase lenta e somente por volta dos dois anos de idade é que todos os dentes de leite estarão presentes.

sintomas que o bebê apresenta quando os dentes estão nascendo

Sintomas apresentados

O nascimento dos dentes produz dor e irritação nas gengivas. Devido à idade em que isso ocorre, os bebês ainda não conseguem expressar o que está acontecendo. Na maioria das vezes, eles ficam irritáveis, chorosos, não querem comer ou acordam chorando à noite.

Além desses sintomas inespecíficos, existem outros que nos dão mais pistas de que o que realmente está acontecendo é o nascimento dos dentes. Dois dos sintomas mais claros de que os dentes do bebê estão começando a nascer são:

  • O bebê começa a morder tudo, incluindo as mãos. Ele faz isso porque a pressão nas gengivas acalma a dor durante alguns momentos.
 
  • Salivação em excesso. A criança começa a produzir mais saliva quando a dentição começa a nascer.

Quando isso ocorrer, os pais podem examinar a boca do bebê. Será possível perceber as gengivas avermelhadas e inflamadas e pequenos pontos brancos e duros nelas, que confirmarão que um dente de leite nascerá em breve.

Por outro lado, sintomas como febre, vômito ou diarreia não devem ser atribuídos à dentição. Assim, caso esse tipo de sintoma apareça, o pediatra deve ser consultado.

Como acalmar a dor causada pelo nascimento dos dentes?

Existem várias medidas que podem ser aplicadas para tentar reduzir a dor e, com isso, a irritação e o desconforto do bebê. Algumas delas são:

  • Como a criança vai querer morder tudo, ela pode receber mordedores que sejam seguros. Se, além disso, colocarmos o mordedor na geladeira durante um tempo antes de oferecê-lo, o frio aliviará ainda mais a dor.
sintomas que o bebê apresenta quando os dentes estão nascendo
 

  • A chupeta também pode ser resfriada na geladeira para que tenha um efeito calmante, assim como a mamadeira. Alimentos frios vão ficar mais apetitosos para a criança pela mesma razão.
  • Com o dedo limpo, podemos massagear as gengivas do bebê. Conforme já mencionamos, a pressão sobre a gengiva traz alívio.
  • Caso a criança esteja gravemente afetada ou com dor, podemos utilizar o analgésico normalmente administrado, como, por exemplo, paracetamol ou ibuprofeno.

Em resumo

A dentição decídua é uma fase pela qual todas as crianças devem passar. Ela pode acontecer mais cedo ou mais tarde, dependendo da criança. A intensidade dos sintomas também varia de um bebê para outro.

É importante ficar atenta diante de outros sintomas que não sejam característicos do nascimento dos dentes. Quando tivermos certeza de que é isso que está acontecendo com o bebê, devemos manter a calma e tentar aliviar ao máximo o desconforto que isso possa causar.