Taekwondo para crianças: benefícios físicos, psicológicos e sociais

24 de fevereiro de 2018
Uma disciplina completa que representa uma forma de vida e toda uma filosofia. Descubra os grandes benefícios de praticar essa arte marcial.

Muitos pais pensam que o taekwondo é um esporte violento ou que favorece a agressividade. Nada mais distante da realidade. E também não exige muita força física para praticar. Na verdade, essa disciplina requer constância, proporcionando em troca grandes benefícios.

Como outros esportes, essa arte marcial de origem coreana desenvolve as capacidades físicas do corpo. Mas, além disso, é uma disciplina muito técnica, o que vai ajudar as crianças a aprender a conhecer e controlar o corpo. É um entretenimento muito completo, que também vai proporcionar benefícios sociais, psicológicos e importantes valores às crianças.

O que é o taekwondo?

“Essa disciplina de origem marcial baseia sua filosofia nos seguintes princípios: Cortesia, Integridade, Perseverança, Autocontrole e Espírito Indomável”

O taekwondo é um esporte de combate milenar, uma arte marcial. De origem coreana, se destaca pela grande variedade de técnicas que incluem: chutes, cotoveladas, socos e, até mesmo, joelhadas. Conta também com técnicas de defesa pessoal.

Mas além do nível físico ou da técnica, o taekwondo representa toda uma filosofia. Essa filosofia se baseia em cinco princípios: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável.

É uma das artes marciais mais conhecidas e difundidas. Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas praticam taekwondo, espalhadas por mais de 144 países. O taekwondo também encontrou espaço nas Olimpíadas. Começou como esporte de exibição em Seul, em 1998, e nos Jogos de Sidney, em 2020, foram disputadas as primeiras competições de combate.

Equipamento necessário para praticar taekwondo

Para praticar esse esporte é necessário, em primeiro lugar, um Dobok. É o traje da prática, composto por calça e casaco – o equivalente ao Kimono de outras artes marciais. Também será indispensável ter um Ti, a faixa que indica o nível do praticante no esporte.

o taekwondo

Na luta, é comum exigir o uso de luvas de polipropileno (pads) e botas protetoras feitas desse mesmo material. Também costuma ser obrigatório utilizar protetores, especialmente o bucal e o inguinal. Além disso, e dependendo do nível dos participantes, pode-se usar capacete, colete protetor, caneleiras e protetores de antebraços.

Os benefícios do taekwondo

“O taekwondo traz grandes benefícios físicos, mas também inclui vários valores que ajudam a formar o caráter das crianças”

Para quem pratica, esse esporte se transformou em uma forma de vida. É um instrumento para alcançar o equilíbrio tanto físico quanto mental.

O taekwondo busca a realização do ser humano em todos os sentidos. No caso das crianças, vai ajudar a passar pelas fases mais complicadas, adquirindo importantes valores pessoais e hábitos de vida saudáveis.

Benefícios físicos

  • Melhora a força muscular, assim como a resistência cardiovascular.
  • Aumenta a elasticidade, a agilidade e a flexibilidade.
  • Ajuda a desenvolver as capacidades de coordenação e equilíbrio.
  • Proporciona controle e conhecimento do próprio corpo. Como isso se obtém através de movimentos básicos, mas de alto nível técnico, prepara as crianças para as futuras atividades de maior dificuldade, em qualquer esporte.

Benefícios psicológicos e sociais

O taekwondo, além disso, ajuda a formar o caráter das crianças. Aquelas com altos níveis de energia se tornam mais tranquilas e conscientes de seu corpo e do ambiente. Ou, dando outro exemplo, crianças mais tímidas e introvertidas vão ganhar confiança, autoestima e iniciativa.

  • Proporciona concentração e disciplina.
  • Ao conseguir dominar o corpo, as crianças ganham autoestima e segurança em si mesmas. Além disso, aprendem a interagir com o meio de forma mais eficaz.
  • Incentiva-se importantes valores como a honestidade, a lealdade, o companheirismo, o trabalho em equipe, o respeito e a humildade.
  • É uma oportunidade de aprendizagem cultural. Através do taekwondo, as crianças têm acesso ao conhecimento de costumes, tradições e formas de pensar diferentes das suas. Também ensina tolerância e solidariedade.
o taekwondo

Alguns conselhos sobre o taekwondo

Embora esse disciplina tenha se originado para o combate, não é um esporte agressivo. A formação básica do taekwondo é para se defender, não para atacar. E mais, esse esporte busca proporcionar paz e tolerância a quem praticar, entre outros benefícios mencionados previamente. É uma opção ideal para canalizar a inesgotável energia das crianças, especialmente se tiverem transtornos como o TDAH.

A idade ideal para praticar esse esporte é por volta dos quatro anos. É melhor começar desde cedo, pois embora o taekwondo proporcione grandes benefícios, também é muito técnico e “lento”. As mudanças não são vistas da noite para o dia e exige muito esforço, constância e disciplina para dominar as bases e melhorar aos poucos.

Por isso, a presença e a ajuda dos pais será fundamental. Eles terão que lembrar os filhos desses valores, das responsabilidades e das tarefas, incentivar os pequenos quando estiverem desmotivados e, principalmente, apoiá-los. O mais importante é que a criança seja feliz com o que praticar, com o meio no qual se encontra e que ajuda a criar, para que assim sempre empregue todo seu entusiasmo e esforço no dia a dia.