Técnica Phillips 66 para trabalhar em equipe

A técnica Phillips 66 é uma dinâmica de trabalho em grupo que tem como objetivo fazer com que todos os membros participem da tomada de decisões para chegar a acordos.
Técnica Phillips 66 para trabalhar em equipe

Última atualização: 25 Fevereiro, 2021

Não é motivador trabalhar em equipe e remar com todos os amigos ou colegas de trabalho na mesma direção? Sem dúvidas! A chamada técnica Phillips 66 para trabalhar em equipe tem exatamente esse propósito: fazer um grupo de pessoas se entender e cooperar para atingir objetivos comuns.

Em que consiste a técnica Phillips 66?

A técnica ou dinâmica de grupo chamada Phillips 66 serve para trabalhar com grandes grupos de pessoas ou com um grupo que tenha pelo menos seis integrantes. Consiste basicamente em permitir que os membros do grupo, divididos em subgrupos de 6 pessoas, possam discutir um tema durante 6 minutos e chegar a uma conclusão.

Trabalhar em equipe é uma habilidade que pode ser aprendida e que pode ser muito útil em diferentes áreas da vida. Nesse sentido, a técnica Phillips 66 pode ser utilizada tanto na escola quanto no ambiente de trabalho, a fim de ensinar os membros de uma equipe a tomar decisões rápidas para atingir um objetivo.

Técnica Phillips 66 para trabalhar em equipe

Assim, a dinâmica colocada em prática pela técnica Phillips 66 tem como objetivo fazer com que as pessoas participem, debatam e obtenham muitas informações em um curto espaço de tempo. Para isso, é importante que a questão ou o tema sobre o qual a discussão vai tratar esteja claro e seja apresentado por escrito.

Passos a serem seguidos para implementar a técnica Phillips 66

O processo a ser seguido para a realização da dinâmica proposta pela técnica é o seguinte:

  • Se o grupo for grande, ele será dividido em subgrupos de 6 pessoas. Se for menor, funcionará com um único grupo, desde que tenha no mínimo 6 integrantes.
  • A pessoa que dirige a técnica deve explicar ao grupo em que ela consiste e quais são as regras de atuação. E é ela quem deve formular a pergunta ou o assunto que será debatido.
  • Em cada grupo ou subgrupo será eleito um secretário, que ficará encarregado por controlar o tempo. Além disso, é ele quem vai anotar o que será exposto pelos outros integrantes.
  • O desenvolvimento consiste em cada membro do grupo apresentar o seu parecer, opinião ou argumentação concisa. Então, as diferentes posições são brevemente discutidas e é feita uma síntese sobre o tema específico.

Importância da técnica Phillips 66 para melhorar o trabalho em equipe

A técnica Phillips 66 para trabalhar em equipe permite o desenvolvimento de uma dinâmica dentro do grupo de trabalho que facilita e incentiva a intervenção e a tomada de decisões. Ou seja, ajuda as pessoas que integram a equipe de trabalho a participar de uma discussão sucinta sobre um assunto específico, além de auxiliar no uso racional do tempo.

O trabalho em equipe é uma importante ferramenta metodológica para gerar sinergia em um grupo de pessoas. Mais especificamente, a dinâmica Phillips 66 é útil porque encoraja os integrantes a trabalhar de forma colaborativa e para que o funcionamento do grupo envolva algo além da simples contribuição de cada membro.

Além disso, a técnica Phillips 66 é válida não só porque ajuda a debater, decidir e chegar a acordos rápidos, mas também porque, paralelamente, estimula os membros a desenvolver a capacidade de síntese. Ou seja, as pessoas do grupo aprendem a organizar discursos coerentes e, ao mesmo tempo, específicos, para apresentar o seu ponto de vista.

“Nenhum de nós é tão bom sozinho quanto todos nós juntos com uma incrível equipe de pessoas”.

-Lisa Lutoff-Perlo-

Técnica Phillips 66 para trabalhar em equipe

Benefícios de aprender a trabalhar em equipe para as crianças

A técnica Phillips 66 é uma dinâmica mais adequada para adultos ou crianças mais velhas. Porém, é aconselhável que as crianças comecem desde cedo a trabalhar em equipe com dinâmicas aplicadas ao trabalho em grupo, pois ensinar a trabalhar em equipe ajuda a aprender a colaborar e a trocar pontos de vista de forma respeitosa e ordenada.

Estimular o trabalho em equipe desde cedo é uma forma de motivar e estimular as crianças a perder o medo de se expressar. É uma excelente estratégia para o desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas. Além disso, promove-se a interdependência nas crianças e, ao mesmo tempo, a sua autonomia.

Da mesma forma, trabalhando em conjunto com os colegas, os pequenos aprendem valores como a responsabilidade e a solidariedade. Isso porque, ao trabalhar em equipe, eles entendem que para que tudo dê certo e, inclusive, seja um momento de diversão, é necessária a contribuição de cada um deles e a soma do trabalho de todos.

Por fim, é necessário enfatizar que, por meio do trabalho em equipe, é estimulada a diversidade de opiniões e experiências entre as crianças. Ou seja, elas aprendem a dialogar para chegar a acordos com base na aceitação e no respeito às diferenças. Dessa forma, todas as crianças recebem as mesmas possibilidades de se expressar e de ser elas mesmas.

Pode interessar a você...
Três atividades para promover a concentração na sala de aula
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Três atividades para promover a concentração na sala de aula

Existem muitas atividades para promover a concentração na sala de aula. Na prática, trata-se de motivar os alunos e evitar as distrações.



  • Cabrasco, R., Ravetllat, C. y Pérez, C. (2001). Dinámica de grupo. SANTIAGO. Recuperado de https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/38556827/GruposTecnicasDinamicasClima.pdf?1440425484=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DUniversidad_Metropolitana_de_Ciencias_de.pdf&Expires=1604578337&Signature=I8SPzAZxX5~Z8xVKcgeILr0AwGytB-Vy9egET97jX1mcWk2M7yldZ~RKFsfgUGZs8XJWOjhk9DTQ0Ryz0UGVTF9MJvtk6DJwL64iSEKYiACFJNohVzrHcDhkbloHLtAqqcxDSUKIj0SLxnfw6I4KNHTFRSNMKCPjt36jAlvOyCnialLH-LfO6MBs42ATWvaDSfUZesvbtEH~vkBHgcskrIusnzLga~c7m7vBVW9BlAnM-YrfdyXKJCB7Z0s9fgLfF80G9onrGFUO2XcacL5DCCR1EOycyFKe6376Q7r0KtnoMDqQ0F8aAoAbTxnK1FfLR9QRbi1HHNIjh5KlBPzTYw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA
  • Katzenbach, J. R. (2000)El trabajo en equipo: ventajas y dificultades. Ediciones Granica SA. Recuperado de https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=phByqWOFpWEC&oi=fnd&pg=PA9&dq=beneficios+trabajo+en+equipo&ots=MMts3hcMU-&sig=l3aQ2QeBeyzuHofarhYrsTUbTLs#v=onepage&q=beneficios%20trabajo%20en%20equipo&f=false
  • Morales Campos, M. A. (2019). LA TÉCNICA PHILLIPS 66 PARA DESARROLLAR LAS CAPACIDADES DE SOCIALIZACIÓN DE LOS ALUMNOS DE 2º GRADO DE LA IE Nº 32942 PILLCO MOZO, MARABAMBA-2018.