Técnicas para educar as crianças de acordo com a idade

Essas técnicas vão ajudar você a educar as crianças de acordo com a idade e as características de cada uma delas. Afinal, uma criança de 2 anos é diferente de outra de 12. Por isso, as consequências das suas ações também serão diferentes.
Técnicas para educar as crianças de acordo com a idade

Última atualização: 14 Fevereiro, 2021

É importante educar as crianças de acordo com a idade. Os pequenos precisam aprender que todas as suas ações têm consequências e, dependendo do que tiverem feito, as consequências talvez não sejam agradáveis.

Sempre devemos ter em mente que a punição é a última coisa que devemos aplicar diante da desobediência ou de uma atitude desafiadora das crianças. Além disso, não devemos responder da mesma forma no caso de a falha ser cometida por uma criança pequena ou outra mais velha. Por isso, a seguir, vamos propor algumas técnicas para educar e aplicar a disciplina de acordo com a idade da criança.

Educar as crianças de acordo com a idade: como e quando?

Todos os pais desejam que os filhos respeitem as regras e limites estabelecidos. Por isso, o que devemos fazer é reforçar todos os comportamentos adequados que as crianças tiverem, sempre que possível.

Técnicas para educar as crianças de acordo com a sua idade

Às vezes, temos que ensinar aos pequenos que algumas de suas ações têm consequências que talvez não sejam agradáveis ​​para eles. Para isso, vamos usar as punições de forma pontual. Tudo isso deve ser feito de forma racional e levando em consideração os seguintes pontos:

  • Temos que ver a punição como se fosse um acordo. Ou seja, o que as crianças devem fazer para obter algo e o que não devem fazer se não quiserem ter as consequências negativas.

Técnicas para educar as crianças de acordo com a idade

Na educação dos filhos, o ponto fundamental é a comunicação e a disciplina positiva. Contudo, diante de certos comportamentos, é preciso disciplinar para que eles entendam a diferença entre se comportar bem e se comportar mal. Por isso, ao educar, é importante levar a idade da criança em consideração.

Crianças de 2 a 5 anos

Durante a primeira infância, é importante aplicarmos a correção ou punição imediatamente após o mau comportamento, para que a criança relacione a sua ação com a consequência obtida.

Hipercorreção, uma das técnicas para educar as crianças

Devemos usar essa técnica a partir dos 3 anos, momento em que podemos aplicar as consequências baseadas no reforço. Pode ser muito eficaz para corrigir certos comportamentos que não conseguimos deter com outras técnicas.

Falar com um tom firme e enérgico

As crianças pequenas são muito sensíveis ao tom de voz usado para falar com elas. Por isso, quando fizerem algo de errado, devemos tratá-las com uma expressão facial séria e um tom firme. Assim, estaremos indicando que elas não agiram corretamente. Essa técnica deve ser usada com moderação. Além disso, também não devemos passar o dia todo sérios.

Retirar privilégios

Nessas idades, caso as crianças se comportem mal, tirar o brinquedo favorito será um castigo para que elas percebam as consequências do mau comportamento.

Time-out

Essa técnica é eficaz diante de comportamentos desobedientes e agressivos. Consiste em retirar a criança do local onde ela cometeu o mau comportamento. Assim, daremos tempo para que possa se acalmar fora do local onde isso aconteceu.

Devemos levar a idade da criança em consideração para definir o tempo de time-out a ser aplicado. As crianças devem obedecer a um tempo de time-out de 1 minuto para cada ano de vida. Temos que respeitar esse aspecto, não deixando-as mais tempo do que o estipulado.

Técnicas para educar as crianças de acordo com a sua idade

Crianças de 5 a 12 anos

Os pequenos dessas idades já têm mais consciência de suas ações. Por isso, podemos manter a hipercorreção para definir limites e usar a retirada de privilégios, tais como:

  • Não poder assistir aos desenhos favoritos na televisão.
  • Não poder usar o tablet.
  • Continuar mantendo o time-out, pois podemos usá-lo até os 10 anos.

A partir dos 12 anos

Durante a adolescência, é necessário retirar privilégios após o mau comportamento, mas essa retirada vai acontecer de acordo com a idade. Alguns privilégios que podemos retirar são os seguintes:

  • O uso do celular.
  • Poder sair com os amigos no fim de semana.

Em resumo, essas técnicas podem nos ajudar a educar as crianças de acordo com a idade. Ao aplicar a disciplina, sempre devemos ter em mente que as consequências devem ser consistentes, equilibradas e excepcionais. Se você tiver dificuldades diante de certos comportamentos do seu filho, aplique essas técnicas, pois elas possam ser úteis.

Pode interessar a você...
Disciplina com empatia para não usar a técnica do “time-out”
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Disciplina com empatia para não usar a técnica do “time-out”

As crianças não precisam de tanto "time-out" para que possam aprender sobre o bom comportamento. O que elas precisam é de mais disciplina com empat...