Tempo de folga para as mães: os benefícios do descanso

· 29 de junho de 2018
"Deus ajuda quem cedo madruga". Mas se você não dormir, não adianta nada. Foi provado que todas as mães não só merecem, mas precisam, inevitavelmente, de um tempo de folga. São vários os benefícios do descanso na maternidade.

O sono normalmente vence todo mundo como se fosse um soldado que não mata, mas ataca. E, realmente, o descanso faz parte de uma atividade biológica fundamental, na qual o nosso organismo desempenha uma atividade intensa.

Então, por que é tão importante que as mães estejam bem descansadas? Quais são especificamente os benefícios do descanso durante a maternidade? Como posso estabelecer uma rotina de descanso para mim?

A importância de um bom descanso

Mesmo sendo a mulher mais feliz e sortuda do mundo ao sentir uma satisfação insuperável quando vê a sua razão de viver crescendo bem, com certeza você sente que sua vida mudou consideravelmente e que não pode lutar contra o cansaço.

Você não tem tempo. Dedica todo ele ao seu filho que não parece gostar muito de cochilos e descansos. Dando o seio, aconchegando o bebê na cama, dando chupeta e mamadeira, respeitando as rotinas de sono e com demais tarefas, você sempre se mantém ocupada.

Choros, fraldas, brigas, brinquedos no chão, cozinhar, ajudar com a lição de casa do filho mais velho é apenas uma fração do panorama. Portanto, as mães precisam de pelo menos cinco pequenos minutos de intervalo para “recarregar as baterias”, especialmente se o seu filho for elétrico.

O descanso nos permite recuperar a energia gasta com a realização de várias atividades durante o dia. Especialistas apontam que durante o sono vários fenômenos ocorrem simultaneamente, incluindo:

  • A reposição hormonal.
  • A produção de anticorpos.
  • O sono impede que a paciência, a tolerância e o tratamento da mãe em relação ao filho sejam afetados.
  • Mantém a saúde cerebral adequada.
  • Tem papel importante na biologia de cada tecido e órgão no nosso corpo.

Benefícios do descanso

É impressionante a quantidade de benefícios que um bom descanso traz tanto para os idosos quanto para as crianças, quem dirá para as mães esgotadas. Então, preste atenção, porque os próximos itens podem te surpreender:

benefícios do descanso

  • Perder peso. Ao reduzir os hormônios que causam saciedade, a falta de sono provoca a fome além de influenciar nas suas escolhas alimentares, provocando uma propensão por açúcares e carboidratos. Você quer ter uma figura elegante e esbelta? Então, descanse!
  • Melhora o humor. Certamente, você é uma especialista em identificar o cansaço do seu filho só de ver o quão incomodado ou irritado está. Isso afeta da mesma maneira os adultos. Então, se você não dormiu bem noite a noite anterior, aproveite para descansar e acordar de bom humor.
  • Contribui para a saúde. A falta de descanso aumenta a pressão arterial e enfraquece o sistema imunológico. Dessa forma, a falta de um cochilo pode ocasionar na aquisição mais fácil de todos os tipos de doenças.
  • Ajuda a memória. Uma dose diária de descanso não só melhora o funcionamento cerebral, mas também a retenção de informações aprendidas ao longo do dia. Além disso, desperta a criatividade visto que o cérebro faz associações remotas e conexões estranhas no pensamento, que são excelentes para a imaginação.
  • Garante o prazer sexual. Outra grande vantagem para aproveitar um bom descanso é que aumenta a testosterona, ao passo que a falta de sono diminui a libido.

Estabeleça uma rotina de descanso própria

benefícios do descanso

É possível estabelecer uma rotina de sono própria a fim de poder aproveitar os benefícios do descanso, além de poder também adaptar à rotina do seu filho. O ideal é que as duas rotinas se complementem.

Portanto, leia essas dicas e veja qual é a melhor maneira para você conseguir tirar uns minutos para si em vez de lutar contra o sono:

  • Durma durante os cochilos do bebê. Dessa forma, você consegue incluir períodos de descanso durante o dia. Não fique aflita com os trabalhos domésticos, os pratos sujos e a arrumação da casa. Esses afazeres podem muito bem esperar quando se trata de fazer, pelo menos, uma pequena pausa.
  • Considere o uso da mamadeira. Não estamos dizendo para forçar a criança a beber fórmula ou cereais com leite. Você pode continuar dando o leite materno na mamadeira. Assim, você pode deixar a mamadeira pronta para que seu companheiro ou outro membro da família possa alimentar o bebê para que você consiga dormir durante períodos mais longos. É só pedir ajuda para poder recuperar as horas de sono perdidas.
  • Crie o ambiente certo. Você deve fazer um “ninho”, onde seja possível relaxar. De preferência em um quarto escuro e fresco com uma música tranquila.