Experimentos para fazer em casa com as crianças

7 de agosto de 2019
Você precisa estimular o interesse do seu filho pela ciência? A melhor maneira de conseguir isso é com esses experimentos para fazer em casa com as crianças.

Estes experimentos para fazer em casa com as crianças são fáceis, simples e econômicos porque são utilizados materiais que normalmente são encontrados em casa. Sem dúvida, é uma ótima maneira de passar um tempo de qualidade com a família e entender as leis físicas do universo.

4 experimentos para fazer em casa com as crianças e se divertir

As crianças gostam muito quando experimentam coisas novas. Portanto, com certeza elas vão amar essas experiências.

1. Arco-íris líquido

Essa experiência é muito atraente e divertida para as crianças. É importante a orientação dos pais ou de outro adulto responsável, para evitar acidentes.

Materiais: 1 frasco de vidro, álcool, mel, sabão líquido verde, azeite, corante alimentício, 1 conta-gotas.

Instruções: despeje o mel no frasco de vidro diretamente para o fundo, sem tocar os lados e adicione também sabão líquido. Além disso, misture a água com corante roxo ou azul e despeje sobre o sabão líquido.

Em seguida, adicione uma camada espessa de azeite, sempre no centro, sem tocar os lados do recipiente. Por fim, dilua o corante vermelho em álcool e, com um conta-gotas, deixe escorrer dentro do pote. Você deve ter cuidado para não colocá-lo no centro como os anteriores, porque o arco-íris ficará prejudicado.

A explicação científica desse experimento é simples: a densidade de diferentes líquidos é o que forma o arco-íris. Os líquidos mais densos pelo seu peso ficam no fundo, e os mais leves permanecem na superfície. Além disso, por terem densidades diferentes, os líquidos não se misturam.

crianças e experiências

2. Ovos que flutuam e ovos que afundam na água

Escolher esse experimento para fazer em casa com as crianças será uma excelente ideia. Para as crianças, parece mágica, mas há uma explicação racional.

Materiais: 2 ovos, água, sal e 2 recipientes.

Instruções: introduza um ovo em cada recipiente com água e permita que as crianças observem o que acontecerá a seguir. Você vai ver que um dos ovos afunda e o outro fica flutuando.

Os pequenos vão pensar que os ovos são diferentes. Depois, alterne os ovos nos recipientes. A mesma coisa acontecerá: o ovo que antes flutuava, quando trocado de recipiente afunda, e o oposto acontece com o outro ovo.

A explicação científica é que um dos recipientes contém água com sal, o que modifica a densidade da água. Em condições normais, o ovo pesa mais que a água. No entanto, se sal suficiente for adicionado à água, sua densidade torna-se maior que o ovo que, portanto, vai boiar.

Em particular, você pode verificar esse experimento colocando um ovo em um recipiente com água e adicionar sal gradualmente. Você pode ver como o ovo sobe lentamente, a ponto de flutuar na superfície.

“O tédio é curado pela curiosidade. A curiosidade não pode ser curada por nada”.
-Dorothy Parker-

3. Minhocas de gelatina que dançam

Materiais: minhoca de gelatina, água, vinagre, bicarbonato de sódio e um copo transparente.

Instruções: primeiramente, corte a minhoca em quatro pedaços. Em seguida, coloque-a em um copo de água morna com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio por 15 minutos.

Em seguida, retire-as do copo com um garfo e coloque-as em um copo com vinagre. Imediatamente, as minhocas se enchem de bolhas e sobem à superfície.

Quando as bolhas de gás explodem elas voltam ao fundo, forma-se borbulhas e elas sobem novamente. Esse processo se repete várias vezes até que um dos reagentes termine, o bicarbonato ou o vinagre.

A explicação desse experimento é que ao misturar as minhocas cheias de bicarbonato de sódio com o vinagre, ocorre uma reação química que causa bolhas de gás. Isto é, há dióxido de carbono ao redor das minhocas de gelatina. Dessa forma, um movimento ascendente e descendente é causado, o que dá a impressão de que as minhocas dançam.

meninos aprendem ciência

4. Separar a pimenta da água

As experiências para fazer em casa com as crianças estimulam a aprendizagem durante o tempo livre e fortalecem os laços familiares. Requerem apenas alguns ingredientes comuns em qualquer cozinha.

Materiais: 1 prato fundo, sabão, pimenta preta e água.

Instruções: em um prato fundo, coloque bastante água e polvilhe apenas um pouco de pimenta preta. Quando você inserir o dedo, a pimenta não se moverá. No entanto, se você colocar sabão no dedo e colocá-lo na água, poderá ver como a pimenta é removida do centro do prato.

A razão é que a pimenta flutua na superfície da água, onde existe uma camada de água mais firme chamada tensão superficial. No entanto, quando com sabão, esta tensão superficial diminui no centro, o que permite que a pimenta se afaste.

Em conclusão, há muitos benefícios dos experimentos para fazer em casa com crianças, além de serem fáceis e muito divertidos. Pratique-os e em pouco tempo você poderá estimular em seu filho o interesse pelas ciências.

  • Lowenfeld, V. (1987). Desarrollo de la capacidad creadora. Ed. Kapelusz. Argentina: Buenos aires.
  • Madi, I. (2012). La creatividad y el Niño. Palibrio. Estados Unidos.
  • Navarro Lozano, J. (2009). Mejora de la creatividad en el aula de primaria. Proyecto de investigación. https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/3049
  • Vargas, R. R. (2001). Niños creativos.
  • Wallon, P., Cambier, A. y Engelhart, D. (1992). El dibujo del niño. Siglo XXI editores. España: Madrid.