Trabalhar durante toda a gravidez: o que você deve e o que não deve fazer
Você está esperando um bebê, mas quer trabalhar durante a gravidez? É possível, desde que não haja nada que coloque em risco a sua gravidez. Essa fase não precisa interromper sua rotina diária se você se sentir saudável e produtiva. O que você deve ter em mente são as coisas que você deve e não deve fazer para evitar riscos desnecessários.
Uma gravidez envolve muitas mudanças no corpo e no estado de espírito da mulher, mas isso não deve ser um obstáculo para atuar no campo profissional. O que você deve levar em conta é o tipo de trabalho que você faz. Neste artigo, vamos dar alguns conselhos a esse respeito. Não perca!
Trabalho durante a gravidez
Logicamente, para trabalhar durante a gravidez, você deve tomar os devidos cuidados para evitar problemas. Além disso, tenha em mente que a gravidez envolve uma infinidade de mudanças físicas, emocionais e psicológicas que podem afetá-la em algum momento.
No primeiro trimestre, que é quando são desencadeadas as maiores alterações hormonais e o aumento da atividade metabólica, você pode se sentir sem energia. Isso pode afetar seu desempenho no trabalho. Nesse sentido, o fato de decidir parar dependerá de você e do que seu ginecologista ou parteira recomendar.
Caso o trabalho exija deslocamentos constantes ou transferências de um lugar para outro, pode ser necessário interromper o ritmo, principalmente a partir do sexto mês. No terceiro trimestre, o cansaço aumenta e aparecem dores nas costas, nas articulações, tensão muscular, cansaço pelo peso da barriga e falta de energia, entre outros desconfortos. Portanto, se nessa fase você não puder continuar, consulte o seu médico.
O que você deve fazer para trabalhar durante a gravidez?
A seguir, apresentamos uma lista de dicas para que você se sinta bem no trabalho e não tenha que parar:
- Faça exercício físico. Dessa forma, você pode se manter saudável e ativa. Caminhar é muito bom para as articulações e para a circulação. Além disso, você pode fazer ioga ou ginástica na água para mulheres grávidas.
- Mantenha uma postura correta para evitar dores nas costas, principalmente se você trabalha em frente a um computador ou em um escritório.
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada tanto no trabalho quanto em casa. É aconselhável comer a cada 2 ou 3 horas.
- Descanse e durma as horas que lhe correspondem no seu tempo livre.
- Leve consigo um antiácido ou analgésico recomendado pelo seu médico para o caso de sentir náuseas.
- Evite roupas apertadas. É melhor usar roupas soltas e confortáveis. O calçado deve ser antiderrapante e de salto baixo para evitar quedas.
- Use a respiração corretamente para relaxar o corpo e a mente.
- Faça pequenas pausas de vez em quando para que suas pernas se movam e não inchem. Isso pode ser feito a cada 15 minutos.
- Não exija tanto nas tarefas domésticas. O que você não pode fazer pode delegar para alguém.
O que você não deve fazer para trabalhar durante a gravidez?
Além de tudo o que você precisa fazer para poder trabalhar durante a gravidez, também há uma série de coisas que deve evitar:
- Comparar sua gravidez com outras. Só a gestante sabe se pode ou não trabalhar. Cada mulher pode viver e ter uma gravidez totalmente diferente da outra.
- Trabalhar com substâncias tóxicas ou nocivas.
- Subir escadas e fazer grandes esforços.
- Carregar ou levantar objetos pesados.
- Estar em locais com muito barulho.
- Estar sob temperaturas extremas.
- Trabalhar com máquinas grandes que produzem fortes vibrações.
- Ter estresse no trabalho. Se você tiver, é melhor parar de trabalhar, pois isso afeta você e seu bebê.
- Estar exposta a diversas doenças. Por exemplo, se você trabalha na área da saúde, tanto de pessoas como de animais.
Trabalhar durante toda a gravidez: você decide!
Trabalhar durante toda a gravidez ou não é uma questão de você decidir em relação a como se sente ao fazer isso. É muito importante que você leve em consideração o tipo de trabalho que você faz, para tomar essa decisão. Por exemplo, não é a mesma coisa ficar sentada em um escritório comparado a transportar materiais de um lugar para outro.
É sempre recomendável que você converse com seu ginecologista ou parteira e siga suas recomendações. Não corra riscos desnecessários e cuide-se bem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sierra Hernáiz, E. (2016). Prevención de riesgos laborales, embarazo de la trabajadora y lactancia natural. Aranzadi Thomson Reuters. Cizur Menor.
-
Valencia, M. H. (2011). Tendencias de la reproducción femenina y riesgos asociados con el embarazo. Revista Mexicana de Medicina de la Reproducción, 3(3), 101-104.