Transforme-se no escudo do seu filho enquanto cria um guerreiro

10 de agosto de 2018
É imprescindível se transformar no escudo do seu filho para que ele consiga superar os momentos difíceis enquanto você proporciona as ferramentas para criar, no futuro, um verdadeiro guerreiro.

É inevitável ver nosso filho passar por diferentes situações difíceis ao longo de toda a infância. Por acaso você nunca sentiu uma sensação horrível quando rejeitam ou machucam seu filho de diversas formas?

Brigas, palavras que ferem, fracassos amorosos e quedas na escola costumam derrubar a autoestima e a segurança do pequeno. Dar asas ao seu filho para ele voar o mais alto que puder será a tarefa dos pais.

As injustiças da vida diária tocam as fibras mais profundas de qualquer progenitor. Por isso, é fundamental ser o protetor dessas crianças, tornando-se, assim, um escudo para seu filho até que ele consiga se defender com as próprias garras.

Seja um escudo, até o guerreiro nascer

Quando se tratar de bullying ou fracasso, não se deve deixar o tempo passar. Muitas crianças não conseguem esperar muito tempo até os adultos cuidarem do assunto. Isso porque, após sucessivos abusos, pode ser que a criança se sinta desesperada. É claro que em muitas situações isso não é somente “coisa de criança”.

Pois todo pai tem a responsabilidade de construir uma personalidade capaz de fazer frente às investidas da vida diária. Mas será essencial ser, antes de tudo, o escudo do seu filho. Em primeira instância, é essencial garantir que os bebês vivam e se desenvolvam em ambientes seguros.

escudo do seu filho

Sem dúvida, caso você sinta que seu filho está em perigo ou se encontra afetado por algum motivo, é conveniente tomar as rédeas da situação o quanto antes. Mas, para isso, você possui inúmeras alternativas que podem ser aplicadas para dar vida a um futuro lutador.

Maneiras de se transformar no escudo do seu filho

Certamente, alguns conflitos da vida cotidiana que a criança vai enfrentar requerem a intervenção de um adulto a fim de que o problema seja resolvido desde o começo. Se a ideia é se transformar no escudo do seu filho para alimentar o guerreiro que há dentro dele, você deve simplesmente conceder poderes ao pequeno.

Esse empoderamento vai permitir que a criança enfrente a situação para resolver da maneira mais correta e adequada. Mas em que consiste essa missão?

  • Estimule e ensine seu filho a se amar assim como ele é e tanto quanto vale. A ideia é, portanto, estimular a autoestima e a segurança a fim de fazer com que ele se sinta tão valioso quanto valorizado.
  • Ensine-o a instituir o respeito e a estabelecer limites. O ideal é que a criança saiba se impor na situação, dizer “não” e expressar seus direitos de maneira realmente assertiva. Para isso é possível realizar uma série de exercícios úteis para praticar com os quais a criança vai ganhar mais confiança.
escudo do seu filho

  • Aprender a pedir ajuda. Não é necessário resolver absolutamente tudo sozinho. Pois ao ver o modo com que os adultos agem, as crianças também conseguem aprender de que maneira solucionar os próprios conflitos. Nesse caso, chamar a atenção do adulto não está errado, pelo contrário.
  • A importância do uso correto da voz. Se a criança deseja se sentir respeitada, ela vai precisar aprender a usar sua voz para se defender e também para defender os outros quando considerar alguma situação injusta. Por isso mesmo, em algumas situações, é vital tanto o uso desse instrumento físico quanto da força. Assim, é possível evitar certas situações limites, como abusos sexuais ou agressões físicas.

Ser o escudo do seu filho é investir no futuro

Aqui não estamos falando de proteção em excesso. Mas simplesmente de dedicar uma atenção especial a fim de oferecer as ferramentas e os instrumentos necessários para que a criança consiga enfrentar tranquilamente qualquer situação adversa no futuro.

Tudo o que você necessita, definitivamente, é amor. Pois, dessa forma, você semeia segurança, autoestima e confiança em si mesmo. Uma vez colhidos esses inestimáveis frutos, a criança vai desenvolver a noção de quanto vale como pessoa e assim vai levantar a cabeça para qualquer batalha.

Vai ser nesse momento em que vamos ver, no nosso pequeno, um grande lutador se colocar de pé para enfrentar suas primeiras batalhas com o objetivo de superar qualquer tipo de obstáculo que aparecer no seu caminho cheio de aprendizados. Aqui a questão é não soltar as mãos do seu filho.

Recomendados para você