Troca de papéis, uma brincadeira divertida na quarentena

20 Maio, 2020
Para que a gente consiga continuar lidando bem com a quarentena, vamos propor neste artigo uma brincadeira divertida e educativa para a família: brincar de trocar as atividades e tarefas que cada um faz em casa no dia a dia.
 

Enquanto ainda não sabemos quanto tempo vai durar essa situação de confinamento causado pelo coronavírus (COVID-19), precisamos continuar buscando atividades produtivas e brincadeiras para fazer em casa.

Entre elas, a troca de papéis em família pode ser muito original, não apenas por causa da diversão, mas também porque pode ajudar a conhecer e desenvolver empatia pelas responsabilidades dos outros membros da família e pelas tarefas diárias cada um realiza.

Papéis e funções na família

Um papel refere-se à função que uma pessoa desempenha em um local ou situação. Com isso, quando falamos do âmbito familiar, estamos nos referindo ao papel, ou seja, à função que cada membro da família desempenha. E são esses papéis e funções que definem cada estrutura familiar particular.

Historicamente, a estrutura familiar normalizada é a de uma família nuclear baseada em papéis conjugais e parentais bem estabelecidos e associados, em sua maioria, ao gênero.

No entanto, a evolução da sociedade e das famílias está dando lugar a uma redefinição dos papéis familiares mais tradicionais e à possibilidade de formar outras estruturas familiares, sem que isso represente um prejuízo (social ou psicológico) para a família, em seu conjunto, ou para qualquer membro dela.

Crianças e pais juntos em casa
 

Dessa forma, cada família é um mundo, como se diz, e é importante que cada núcleo familiar se adapte em função das suas próprias necessidades, independentemente de fatores sociais ou culturais que definam e designem papéis, funções e responsabilidades associadas, em sua grande maioria, ao gênero.

Dessa forma, cada família pode encontrar seu próprio equilíbrio, estabilidade e bem-estar emocional para todos os seus membros.

Por que trocar de papéis na família?

Trocar de papéis e se colocar no lugar de outro membro da família pode ser uma brincadeira muito divertida. Mas, por sua vez, também pode ser uma estratégia educacional muito interessante, pois é uma maneira de conhecer as funções, obrigações e responsabilidades que cada membro da família desempenha diariamente.

Ao mesmo tempo, também é uma maneira de reconhecer que, em geral, em muitas famílias, essas funções são altamente definidas por uma questão de gênero.

Portanto, podemos aproveitar o tempo da quarentena para brincar de trocar de papéis na família ou, mais especificamente, trocar a distribuição dos papéis domésticos. Dessa forma, todos os membros da família podem tentar executar as tarefas que correspondem a outro integrante.

Assim, de acordo com os integrantes da família e suas correspondentes idades, é possível realizar uma ou outra troca. A ideia é que todos possam se colocar no lugar de todos para, assim, constatar a maior ou menor carga, dificuldade e tempo envolvidos na realização diária de cada tarefa doméstica.

 

Troca de papéis na família, alguns exemplos…

Se houver filhos adolescentes na família, uma boa ideia é trocar de funções com os pais. Assim, um dia eles podem assumir as tarefas que um dos pais executa diariamente e, no dia seguinte, podem ficar responsáveis pelas tarefas que cabem ao outro progenitor.

Tarefas domésticas: troca de papéis na família

Obviamente, as crianças não podem assumir as tarefas relacionadas ao trabalho dos pais, mas, como já dissemos, elas podem realizar tarefas relacionadas ao âmbito doméstico, como arrumar as camas, organizar a casa, colocar as roupas na máquina de lavar, preparar refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e lavar a louça.

Além disso, se tiverem irmãos mais novos, também podem ajudar com a lição de casa. Ou, se a família tiver um cão em casa, os adolescentes podem levá-lo para passear, se for possível, é claro, de acordo com as regras locais da quarentena na sua região.

Outra maneira de fazer a troca de papéis na família e transformar isso em uma brincadeira divertida durante a quarentena é os próprios pais trocarem de papéis entre si. Assim, cada um deles pode executar as tarefas que seu parceiro realiza diariamente. Seja cozinhar, ajudar as crianças nas tarefas escolares, limpar o banheiro, regar as plantas ou fazer as compras no mercado.

 

Por fim, os irmãos também podem trocar de papéis na família entre si. Ou seja, cada um deles pode ficar responsável pelas obrigações e tarefas do irmão ou da irmã, desde arrumar ou tirar a mesa, organizar e guardar as roupas ou simplesmente ajudar em suas diversas funções.