Um beijinho e até amanhã! Para promover hábitos desde a infância

24 Fevereiro, 2020
Utilizando como ferramenta os livros infantis, hoje vamos promover um dos hábitos mais importantes para as crianças: a hora de dormir.

As rotinas são essenciais na vida das pessoas. Dessa forma, em maior ou menor medida, todos nós temos uma série de rotinas que realizamos diariamente ou praticamente todos os dias. Acordar, tomar café da manhã, ir ao trabalho ou à escola, almoçar, jantar ou ir dormir são algumas delas.

Nós realizamos essas ações de maneira mecânica, já que adquirimos o hábito desde a infância. Aliás, esse é exatamente o ponto do qual queremos tratar hoje: a aquisição de hábitos nessa etapa.

Fomentar hábitos na etapa infantil

Ainda que as crianças não tenham consciência da importância dos hábitos, devemos mostrá-los e ensiná-los desde que elas são pequenas. Ir ao banheiro, a hora de dormir ou lavar as mãos e escovar os dentes são alguns deles.

Um dos hábitos ou rotinas mais importantes que deve ser adquirido o mais rápido possível é a hora de dormir. Assim, é essencial que as crianças tenham, todos os dias, o mesmo horário para dormir e para acordar, ou, pelo menos, um horário semelhante, ou seja, sem muitas variações.

O descanso é essencial para o seu crescimento e desenvolvimento a longo prazo, mas também para ter energia ao longo do dia.

Um beijinho e até amanhã!,

Em inúmeras ocasiões, as crianças relutam em ir para a cama, e essa tarefa é cansativa para os pais. Outras vezes, elas não querem dormir sozinhas por medo do escuro ou por qualquer outro medo infantil.

Para que essa tarefa seja muito mais simples, tanto para os pais quanto para as crianças, hoje vamos trazer para vocês uma ferramenta que ajuda muito os nossos filhos na hora de adquirir hábitos: os livros infantis.

Mais especificamente, hoje queremos mostrar para vocês um livro infantil diferente para fomentar hábitos, pois serão as próprias crianças que vão interagir com a história.

Um beijinho e até amanhã!

Um livro recomendado para crianças a partir de dois anos com o qual, de uma maneira lúdica, elas vão adquirir um dos hábitos mais importantes na infância: a hora de dormir. Escrito por uma das autoras de livros infantis mais conhecidas, Patricia Geis, ele faz parte de uma coleção focada nas crianças.

Os protagonistas da história são animais, personagens que, além disso, são muito queridos pelos pequenos da casa, mais especificamente, um coelho, um porquinho, um urso e um gato cujos respectivos nomes são Coelho, Porquinha, Ursinho e Miu, respectivamente.

O que diferencia esse livro de outros livros infantis para dormir é que esses personagens dos quais falamos são recortáveis. Dessa forma, as crianças poderão pegá-los e interagir com eles nas diferentes páginas do livro.

Além dos personagens, também há outros objetos cotidianos e essenciais para a vida diária, como, por exemplo, uma esponja, um pente ou uma escova de dentes com os quais as crianças também podem brincar.

Estrutura do livro para estimular hábitos

Por ser um livro destinado aos pequenos da casa, sua estrutura é muito simples. Desse modo, em cada uma das páginas, as crianças poderão introduzir os personagens recortáveis e os objetos nos diferentes “bolsos” que são incluídos no livro. Esses bolsos têm a forma de uma cama, da gaveta de uma mesa, e de outras coisas mais, em função do hábito que se queira estimular.

Um beijinho e até amanhã!,

Cada um dos personagens tem uma preferência diferente na hora de dormir: um gosta que leiam uma história para ele, outro de beber um copo de água, e assim sucessivamente, com os quatro personagens da história. No entanto, antes dessas preferências, todos realizam as mesmas ações: escovar os dentes e lavar as mãos.

Outra das coisas que se destacam nesse livro é que ambos os lados dos personagens são utilizáveis: dessa forma, de um lado, eles estão acordados, e do outro, dormindo, já que com a história deseja-se fomentar o hábito de ir para a cama.

Por meio da brincadeira e da leitura, pois em cada página dupla encontramos aproximadamente quatro linhas de texto, as crianças deverão descobrir todos os hábitos que cada personagem tem antes de ir para a cama e, por fim, ajudá-los com isso.

Um livro que será o favorito das crianças

Os livros-jogo estão entre os favoritos das crianças pelas possibilidades de interação que as suas páginas oferecem. A editora Combel tem sido consciente da importância de transmitir hábitos para as crianças e, assim, por meio dos seus personagens favoritos, quis criar essa fantástica coleção.

Quando a criança termina o livro, ela encontra uma aba para guardar todos os personagens e poder voltar a começar a história na noite seguinte, sem perder nenhum detalhe.

  • Geis, P. (2016). Un besito y ¡a dormir!. Combel.