Uma invenção esperançosa, o pote da calma
O pote da calma é uma ferramenta que contribui para o relaxamento das crianças em momentos de estresse. Mas não acreditem que se trata de um elemento milagroso que tranquiliza apenas as crianças, com a calma dos pequenos também vem a nossa.
Embora as birras sejam normais em certas idades, quando elas se tornam mais recorrentes começa a preocupação, o estresse e o desespero. Normalmente, é muito difícil controlar o choro ou o comportamento irritante das crianças. Por isso, acabamos cedendo a muitos dos seus pedidos. Tudo devido à falta de conhecimento sobre como podemos agir.
Mas para ajudar a nos encaminhar no controle das famosas birras, têm sido criadas várias teorias e recomendações a respeito. Dentre elas, se sobressaem aquelas que são práticas, possuem reputação e têm sido amplamente comprovadas.
Por outro lado, também devemos levar em consideração que as crianças podem agir de forma negativa por questões da idade. Mas, em outros casos, é possível que existam distúrbios comportamentais. Em todo caso, o pote da calma visa atender essas situações temporárias, cuja origem é totalmente identificada.
O que devemos saber sobre o pote da calma
Maria Montessori é uma educadora que projetou um método educacional em vários níveis. Esse método é desenvolvido em diferentes atividades e modalidades, Mas seu objetivo final é manter uma educação adequada da criança, sem recorrer ao castigo, e sim através da exploração de suas habilidades.
Sabemos que as crianças não entendem muitas coisas, além de não terem a mesma capacidade de adaptação a certos ambientes, ou facilidade para se comunicar. É por isso que elas podem agir de forma incompreensível, capaz de nos deixar transtornadas e sem argumentos para dar uma resposta correta em determinados momentos.
O pote da calma é uma das invenções incluídas no método Montessori; o método foi projetado para crianças entre dois e, aproximadamente, seis anos. De acordo com estudos, esse dispositivo é ideal para manter os pequenos entretidos com um objeto em particular, cuja função deve ter sido previamente estabelecida e deve ser conhecida pela criança.
Como preparar o pote da calma?
Uma das qualidades do pote da calma é que podemos prepará-lo nós mesmas em casa. Para isso, vamos precisar dos seguintes materiais:
- Um frasco transparente ou translúcido com tampa, de preferência feito de plástico para evitar que quebre caso caia no chão.
- 1 a 2 medidas de cola brilhante que contenha, podem ser colheres de sopa ou a quantidade que considerarmos suficiente.
- Além do brilho que contém a cola, é conveniente adicionar 3 ou 4 colheres de chá extras de cores brilhantes.
- Um pouco de corante da cor favorita da criança.
- Shampoo, de preferência para crianças ou neutro; também podemos usar glicerina.
- Água quente.
- Pistola de silicone.
- Barra de silicone.
Modo de preparo
- Colocamos todos os materiais dentro do frasco. As quantidades de cada item devem ser adequadas para o tamanho do pote. É preciso deixar um espaço sem preencher, ou seja, a mistura não pode chegar até a tampa. Você deve deixar sobrar pouco mais de um centímetro.
- Também é uma opção incluir pequenos brinquedos, tais como barquinhos, formas geométricas, corações; tomando cuidado para não exagerar para que possam ser distinguidos dentro do frasco.
- Misturamos todos os materiais e nos certificamos de que a tampa esteja bem vedada com silicone, para evitar que a criança abra o frasco.
Um pote da calma devidamente preparado tem um movimento de materiais muito interessante. A densidade do shampoo, da água e da cola são diferentes, permitindo que todos os elementos se movimentem em várias velocidades e realizem diferentes movimentos.
Benefícios do pote da calma
Tem muitas vantagens no que se refere à conduta, pois permite que a criança volte gradualmente a desacelerar o seu ritmo. Para usá-lo, o pequeno deve agitar o frasco e observar o movimento dos componentes dentro dele, o que irá mantê-lo entretido e concentrado.
O pote da calma é ideal para realizar uma tarefa que requer o nosso tempo parcial, pois é especialmente recomendada para ajudar seu filho a se recuperar das birras. Além disso, pode funcionar como uma espécie de penalidade que a criança é obrigada a realizar para continuar com uma conversa saudável.
Outros benefícios são:
- Estimula a capacidade de concentração.
- Estabiliza os níveis de energia.
- Ideal para relaxar a mente e criar hábitos de sono.
- Útil para viagens longas ou momentos que exigem esperar pacientemente.
- Pode funcionar com crianças inquietas ou com risco de hiperatividade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Romera Marín, C. (2017). Mindfulness en el aula: un proyecto para educar niños conscientes. http://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/168801/TFG_2017_RomeraMarin_Carmen.pdf?sequence=5&isAllowed=y
- Díaz-Caneja, P. (2015). Un bosque tranquilo. Madrid, España: Ediciones Argentina.
- Kabat-Zinn, J. (2013). Mindfulness para principiantes. Numancia, Barcelona: Kairós
- Mañas, I., Franco, C., Gil, D. & Gil, C. (2014).Educación consciente: Mindfulness (Atención Plena) en el ámbito educativo. Educadores conscientes formando a seres humanos conscientes. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4859791
- Wernicke, C. G. (1994). Educación holística y pedagogía Montessori. Educación Hoy, 10. https://www.holismo.org.ar/images/articulos/37%20EdHolPedMont%20(1).pdf