Uma maternidade diferente: o bebê estrela e o bebê arco-íris

· 1 de janeiro de 2017

Nem todas as mulheres levam a gravidez da mesma maneira, mas em alguns casos esse período é muito mais diferente que outros. Embora o desejo de todas seja ter uma gestação normal nunca podemos evitar os desígnios do destino que às vezes pode nos surpreender com um bebê estrela ou um bebê arco-íris. 

Esses conceitos são relativamente novos por isso é normal que não saibamos o que seja. Um bebê estrela é aquele que vive no ventre materno, mas não chega a nascer. Esse ser sentiu o carinho de seus pais e os encheu de ilusão, mas se foi antes do previsto.

O bebê arco-íris é aquele que nasce imediatamente depois que o bebê estrela morre. Este é muito comum, não necessariamente deve aparecer, mas o arco-íris não é possível sem o estrela.

Viver a gestação de qualquer uma dessas crianças é complicado de várias maneiras. O bebê que morre durante o período gestacional está normal até que acontece a interrupção da gestação. Isso implica que a maternidade teve um reviravolta e que a ilusão que se teve foi perdida de um momento para o outro.

O bebê que morre é parte de uma família que o quer e valoriza sua lembrança. Esse momento triste pode perdurar muito tempo, mas quando a dor diminui, os pais podem voltar a preencher seus pensamentos com um próximo filho que talvez venha tarde demais ou nunca chegue.

Meu bebê estrela

A estrela é um corpo físico que vemos diariamente, apreciamos no céu, é natural, real, mas nunca a tocamos nem chegamos a tê-la por perto. O mesmo acontece com esse bebê que começamos a esperar, que ilumina nossa vida e ansiamos ver, mas é uma estrela que jamais chegará.

bebe-estrela

Essa perda é irreparável, pode-se dizer que as mães nunca se recuperam dela, mas de alguma maneira se aprendem a viver com isso. Essa experiência não lhe tira seu papel de mãe, lhe ensinou a querer essa pequena vida que crescia e lhe fez uma mamãe.

Se for o caso de ser seu primeiro filho, depois de ter perdido sua estrela, você já havia conhecido a maternidade de forma difícil e diferente. Se, ao contrário, já era mãe, a angústia se estenderá aos seus outros filhos, mas nunca será superada.

O que se pode pensar é que sua perspectiva mude, a poeira baixe e o sol volte a nascer. Assim, as emoções vão se modificando, e dessa vez você espera que sua sorte mude e que a vida lhe dê um sorriso com uma nova gestação.

Nasce o bebê arco-íris

bebe-arcoiris-500x500

Nem tudo é bom na chegada do arco-íris, porque o primeiro requisito para que ele apareça é que tenha havido uma tempestade. Se sabemos que essa tempestade se refere à dor dos pais por uma perda nos encontramos com um contexto difícil para o nascimento desse ser.

O bebê arco-íris nasce em condições adversas, pois seus pais estão tomados pela tristeza, sentem medo pelo novo processo e desde já estão angustiados pelo que possam passar. Essa condição faz com que a maternidade seja diferente, que se exagere nos cuidados e que exista um certo pessimismo.

Contudo, sendo fiel a seu nome, o arco-íris enche de luz e cor o céu que há alguns minutos estava cinza, aparece como um raio de esperanças que ninguém esperava. Mas para que ele nasça, uma estrela morreu.

Nesse sentido, o leve sorriso que aparece vem acompanhado de lembranças ruins e de muito medo. A esperança aparece lentamente, mas a condição para que o bebê seja um arco-íris é que apareça justo depois da tempestade, uma situação que relembre uma má experiência.

Meu bebê estrela e meu bebê arco-íris mudaram minha vida, pois não pude viver uma gravidez normal. Dessa vez o aprendizado que meus filhos me deixaram está em um mistério da vida. Um sonho morre para que o outro possa começar, milhares de estrelas morrem todos os dias, mas nunca deixam de nascer outras.