O uniforme e a volta às aulas: vantagens e desvantagens

15 Janeiro, 2021
Muitas escolas impõem aos alunos a necessidade de usar um uniforme, embora nem todos concordem com essa obrigação. Aproveitamos esse artigo para falar sobre as vantagens e desvantagens do seu uso.

É uma tradição comum em muitas escolas que as crianças usem uniformes. De fato, é um assunto que gera polêmica entre muitos pais. Por isso, neste artigo, vamos rever quais são as vantagens e desvantagens do uso do uniforme na escola.

Muitas crianças associam a volta às aulas com o uniforme escolar. A transição entre as roupas de verão para os uniformes escolares nem sempre é fácil para os pequenos. No entanto, você deve saber que o uso do uniforme tem aspectos positivos.

Entre outras coisas, podem ser uma ferramenta para promover a igualdade entre os alunos em relação ao código de vestimenta. A seguir, vamos rever quais são as vantagens e desvantagens do uso do uniforme escolar. Qual é a sua visão sobre o assunto?

O uniforme e a volta às aulas: vantagens

1. Permite que as crianças se concentrem nas tarefas

A preparação para ir à escola todas as manhãs pode ser muito mais fácil e rápida, graças ao uso do uniforme escolar. Isso faz com que as crianças tenham menos estresse para escolher as roupas que vão usar no dia seguinte.

Assim, em vez de pensar sobre esse assunto, as crianças poderão se concentrar em fazer a lição de casa ou em realizar outras atividades recreativas mais benéficas.

2. Aumenta a noção de comunidade

Em segundo lugar, os uniformes também podem gerar um senso de comunidade e pertencimento à escola, pois alunos de todas as idades e até mesmo ex-alunos se sentem muito apegados às roupas que associam aos dias de escola.

O uniforme e a volta às aulas

Quando todos estão vestidos da mesma maneira e se sentem orgulhosos de fazer parte da sua escola, isso eleva a moral e o espírito escolar.

3. Quebra as diferenças de classe

Outro argumento usado a favor dos uniformes escolares é que, quando são usados pelas crianças, os marcadores de classe visíveis entre as crianças com mais ou menos recursos financeiros são reduzidos ou eliminados.

Esse fato pode levar a uma maior integração social. Nesse sentido, isso pode contribuir para a incorporação de valores como respeito e justiça nas crianças.

4. Reduz a pressão de grupo associada à roupa

Por fim, o uniforme faz com que todos os alunos usem a mesma roupa. Como todos os alunos são obrigados a usar a mesma roupa, há menos chance de pressão dos colegas para usar determinados estilos ou comprar marcas específicas de roupas.

Como consequência, são construídos relacionamentos genuínos, baseados em interações sociais, em vez das primeiras impressões visuais. O resultado dessa mudança de foco será um ambiente mais acolhedor.

“Os uniformes também podem gerar uma noção de comunidade e pertencimento à escola”.

Quais são as desvantagens do uso do uniforme escolar?

1. Limita a autoexpressão

O primeiro dos argumentos contra os uniformes é que eles limitam a autoexpressão dos alunos. Os jovens, em particular, precisam expressar as suas emoções e gostos musicais através das suas roupas e cortes de cabelo. O uniforme, portanto, limitaria a capacidade dos adolescentes de ter algum controle e se expressar.

2. Causa ressentimento entre os alunos

Conforme as crianças começam a desenvolver as próprias opiniões, elas não gostam de ser forçadas a fazer algo que não querem. Por esse motivo, exigir que os alunos usem uniformes contra a sua vontade pode gerar ressentimento em relação à escola.

O uniforme e a volta às aulas

3. Problemas culturais

Em escolas com diversidade multicultural, o uniforme pode deixar outras culturas para trás, principalmente se o design representar apenas uma ou poucas delasOs alunos pertencentes a grupos étnicos ou religiosos minoritários podem não se sentir confortáveis ​​em usar uniformes com designs específicos.

4. Pode ser caro para alguns pais

Por fim, é necessário considerar que os uniformes escolares podem ser mais caros para os pais do que comprar roupas comuns. Geralmente, eles estão disponíveis apenas em um número limitado de fornecedores. Assim, a falta de concorrência mantém os preços elevados.

Alguns incluem até mesmo itens mais caros, tais como jaquetas ou sapatos, que aumentam o preço e as dificuldades para pagar por eles.

Assim, como você pode ver nessa lista de vantagens e desvantagens, não é fácil determinar se o uso do uniforme é positivo ou negativo para os alunos. O importante é que as crianças sempre estejam motivadas para ir à escola e que recebam a ajuda dos pais, com ou sem uniforme.