Uso de letras maiúsculas para crianças

Muitas crianças se perguntam quando devem usar letras maiúsculas, Basta seguir seis regras simples. Sem exceções, alterações ou complicações.
Uso de letras maiúsculas para crianças

Última atualização: 28 março, 2022

O conhecimento de uma língua sempre começa com os sons. Em seguida, associamos esses sons às letras que os representam. E, finalmente, formamos palavras para expressar ideias que, pouco a pouco, evoluem para frases cada vez mais complexas. Parece fácil, mas para as crianças não é tão fácil distinguir o uso de letras maiúsculas de minúsculas, por exemplo.

Ao aprender as letras maiúsculas, o desafio começa quando as crianças criam frases e textos curtos de acordo com o uso correto dessas letras. Nesse momento, elas começam a aprender as regras de ortografia e aqui compilamos as mais importantes.

Uso de maiúsculas em nomes próprios

O primeiro uso de maiúsculas que as crianças aprenderão é que todos os nomes próprios são escritos em caixa alta. Mas o que é um nome próprio? Como aprender a diferenciá-los? Estes são os exemplos mais comuns.

Nomes de pessoas

Qual é o nome de cada membro da família? E dos amigos? Todos os nomes e sobrenomes de qualquer pessoa sempre começarão com letra maiúscula. Portanto, uma das primeiras coisas que as crianças aprendem é escrever seus nomes corretamente.

Além disso, os nomes das pessoas também podem ser encontrados nos nomes de algumas ruas ou estações de metrô, por exemplo. E, por outro lado, também devemos mencionar os animais de estimação, cujos nomes também devem começar sempre com letra maiúscula.

Geografia

Outra regra muito simples: qualquer continente, país, cidade ou vila deve ser escrito com letras maiúsculas. Não importa onde esteja localizado ou o tamanho: todos obedecem às mesmas regras quanto ao uso das letras maiúsculas. Da mesma forma, todos os nomes de montanhas, rios, cabos, golfos e praias devem começar com letra maiúscula.

Uso de letras maiúsculas para crianças.

Por fim, não podemos esquecer a geografia em grande escala, ou seja, o espaço. Cada planeta, satélite ou estrela tem seu próprio nome. Isso ajudará as crianças a diferenciarem a terra (o solo) da Terra (nosso planeta).

Letras maiúsculas e pontuação

Se for claramente explicada, as crianças não devem ter muita dificuldade com essa regra. A cada início de frase ou após um ponto, a sentença deve começar com letra maiúscula.

Os pequenos podem inicialmente escrever todas as letras minúsculas por inércia, pois as letras maiúsculas são menos usadas. No entanto, a questão principal geralmente é como construir uma frase.

O que uma frase tem que ter? Quando termina? Nos estágios iniciais da escrita, uma frase consiste em um sujeito (pessoa ou coisa), um verbo (ação) e um predicado (informações adicionais opcionais).

Cada frase será uma ideia que começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto. No início, as crianças vão elaborar muitas frases curtas que mais tarde aprenderão a relacionar umas com as outras.

Erros comuns no uso das letras maiúsculas

Meses e dias

Ao escrever essas palavras isoladamente ou olhar para elas em um calendário, não há problemas. Mas o que acontece quando elas estão dentro de uma frase? É quando a dúvida nos assalta. A menos que sejam a primeira palavra da frase, meses e dias são sempre minúsculos.

Essa dúvida geralmente surge devido à influência do inglês, já que nesse idioma elas sempre começam com letra maiúscula. Como as crianças começam a aprender inglês desde cedo, é normal que às vezes confunda as regras de ortografia.

Letras maiúsculas com ou sem acento

Os avós e alguns pais costumam ter essa dúvida quando ajudam as crianças com a lição de casa. No entanto, a regra é clara: se uma palavra tem acento, ele deve aparecer, seja a palavra maiúscula ou minúscula.

Uso de letras maiúsculas para crianças.

Quando as máquinas de escrever eram usadas, muitas vezes não era possível incluir o acento em uma letra maiúscula. No entanto, agora não há razão para não colocá-lo, seja ao redigir ou digitar.

Títulos

Há uma tendência incorreta de escrever com letras maiúsculas todo o título ou a primeira letra de cada palavra. Esse uso tem influência do inglês ou o objetivo de tornar o título mais chamativo. Contudo, a menos que haja nomes próprios, coloque apenas a primeira letra em maiúscula.

This might interest you...
Por que é bom que as crianças aprendam a escrever à mão
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que é bom que as crianças aprendam a escrever à mão

Escrever à mão é fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é necessário para o sucesso na vida. Confira mais informações aqui!