Equivalência entre semanas e meses de gravidez

Parabéns!! Seu bebê está a caminho! Agora, prepare-se para receber uma enxurrada de perguntas de pessoas próximas. E para isso, vamos ajudar você a entender a diferença entre semanas e meses de gestação.
Equivalência entre semanas e meses de gravidez

Última atualização: 09 março, 2022

Quando você recebe a confirmação de que seu bebê está a caminho, a primeira dúvida que surge é quando ele vai nascer. Na verdade, você não será a única a se perguntar isso a partir de então, pois todos ao seu redor estarão ansiosos por esse dia.

Mas saber a data provável do nascimento tem outros propósitos, como proporcionar a você e ao bebê os cuidados necessários em cada fase da gravidez. E, nesse sentido, falar de semanas em vez de meses de gravidez é muito mais preciso e adequado.

A seguir, falaremos sobre as equivalências entre os dois parâmetros e tudo o que você precisa saber para calcular sozinha a idade da sua gravidez. Vamos lá?

De quantas semanas estou grávida?… E meses?

Mulher grávida fazendo expressão de dúvida com as mãos.

É comum ver a cara de perplexidade das pessoas quando nos perguntam “de quanto tempo estamos” e respondemos a quantidade em semanas. Bem, o cálculo em meses nem sempre é tão simples e muitas vezes acaba sendo confuso.

A verdade é que além das preferências populares, na medicina foi estabelecido que a unidade cíclica mais apropriada para estimar a idade do feto é a semana de gestação completa (Cunningham et at, 2019). Isso significa o número de semanas inteiras decorridas desde o primeiro dia de gravidez.

A razão pela qual é preferível dividir a gravidez dessa forma baseia-se nas seguintes questões:

  • Em geral, a gestação humana dura 280 dias, o que equivale a 40 semanas. No entanto, a variação na duração da gravidez entre duas mulheres diferentes pode ultrapassar 10 dias. Portanto, esse número é uma média.
  • Exceto o mês de fevereiro, os demais meses do ano têm 30 ou 31 dias. Se fizermos um cálculo rápido e dividirmos 280 dias por 30, o resultado será 9,33 meses.
  • Para fins práticos, o controle obstétrico na 5ª semana é muito diferente do da 8ª semana, embora em ambos os casos se trate do segundo mês de gestação. Portanto, não é funcional classificar as fases da gravidez dessa forma.

Assim, quando você for à sua primeira consulta obstétrica, o médico irá calcular a idade da sua gravidez em semanas e dias.

Cálculo da idade gestacional e data provável do parto

A idade gestacional (IG) é o tempo decorrido desde o primeiro dia da sua última menstruação (ou data da última menstruação — DUM) e o momento atual. Esse parâmetro é usado para estimar o desenvolvimento que seu bebê atingiu e para programar adequadamente futuros exames médicos.

Embora a ovulação geralmente não coincida com o início da menstruação, esse fenômeno é altamente variável entre as mulheres e é difícil de estimar e generalizar.

Para calcular a IG de seu futuro bebê na primeira consulta pré-natal, o médico levará em consideração sua última menstruação. A partir dessa data, ele vai calcular o número de semanas e dias completos decorridos desde o primeiro dia de sangramento.

Se a sua DUM foi em 01/10/2021 e você compareceu à consulta em 07/11/2021, a idade gestacional estimada do seu bebê será de 6 semanas e 2 dias.

Em seguida, será feita a estimativa da data provável de nascimento do seu bebê. Para fazer isso, pode-se usar um cálculo simples chamado regra de Naegele. Na verdade, você mesma pode colocá-lo em prática com este passo a passo:

  1. Tome como referência o primeiro dia da sua última menstruação ou sangramento menstrual. Por exemplo, 23/11/2021.
  2. Adicione 7 dias. No nosso exemplo, seria o dia 30/11/2021.
  3. Agora subtraia 3 meses. Se seguirmos o mesmo exemplo, 30/08/2021.
  4. Por fim, adicione um ano para obter a data provável do parto (DPP): 30/08/2022.

É importante ressaltar que tanto a IG quanto a DPP são corroboradas por parâmetros objetivos na ultrassonografia do primeiro trimestre (American College of Obstetricians and Gynecologists, 2017).

Semanas, meses e trimestres de gravidez

Como mencionamos, a melhor maneira de estimar o progresso da gravidez é falar em semanas em vez de meses. No entanto, essas unidades podem ser agrupadas em trimestres.

Em geral, cada trimestre consiste em 14 semanas, embora você verá que isso varia dependendo da fonte de referência. De acordo com Cunningham e colaboradores (Williams Obstetricia, 2019), os três trimestres da gravidez são divididos da seguinte forma:

  • Primeiros trimestres: da concepção à 14ª semana completa.
  • Segundo trimestre: inclui da 15ª semana à 28º incluída.
  • Terceiro trimestre: cobre o período do início da 29ª semana até o nascimento (aproximadamente 41-42 semanas).
Lista de tarefas na gravidez.

Sobre a importância do controle obstétrico precoce

Além de satisfazer sua família e amigos com a provável data de nascimento, seguir um pré-natal precoce é fundamental para preservar sua saúde e a de seu bebê.

Conhecer seus antecedentes a tempo permitirá ao especialista antecipar qualquer situação de risco potencial. Da mesma forma, oferecerá a você e ao seu parceiro a possibilidade de ter acesso às melhores condições de bem-estar para desfrutar plenamente dessa mágica etapa. Felicidades!

This might interest you...
Bebês prematuros de sete meses
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Bebês prematuros de sete meses

Os bebês prematuros de sete meses são aqueles que nasceram entre as semanas 28 e 32 da gravidez. Felizmente, eles têm grandes chances de sobreviver...



  • Atención prenatal. In: Cunningham F, Leveno KJ, Bloom SL, Dashe JS, Hoffman BL, Casey BM, Spong CY. eds. Williams Obstetricia. 25° edición. McGraw Hill. 2019. Disponible en: https://accessmedicina.mhmedical.com/content.aspx?bookid=2739&sectionid=229282096
  • Fabre González E, Mateo Alcalá P, Carazo Hernández B, Orós López D. Consulta prenatal. Capítulo 7. En: González-Merlo. Obstetricia. 7ma Edición. Elsevier España. 2018. Páginas 99-120.
  • Oficina de salud para la mujer. Etapas del embarazo. [Internet]. Consultado noviembre 2021. Disponible en: https://espanol.womenshealth.gov/pregnancy/youre-pregnant-now-what/stages-pregnancy
  • Gil Almira, Antonio Embarazo: diagnóstico, edad gestacional y fecha del parto. MEDISAN. 2008;12(4): .[fecha de Consulta 23 de Noviembre de 2021]. ISSN: . Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=368445249017
  • American College of Obstetricians and Gynecologists: Method for estimating the due date. Committee Opinion No. 700, May 2017e