Viagens em família: como aproveitá-las para fortalecer os laços com os filhos

Viajar em família proporciona o tempo e as condições necessárias para aumentar a confiança, a comunicação e a ligação com os seus filhos. Conheça algumas dicas para aproveitar a oportunidade.
Viagens em família: como aproveitá-las para fortalecer os laços com os filhos
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 21 maio, 2023

Se você pensar em sua infância, certamente algumas de suas melhores lembranças desses anos incluem as viagens em família. Esses passeios, curtos ou longos, para locais próximos ou para pontos distantes do globo, constituem uma verdadeira aventura para as crianças. Essas ocasiões lhes permitem aumentar sua cultura, sua tolerância e até seu domínio de línguas, mas, além disso, são a oportunidade perfeita para fortalecer os laços familiares.

Isso é mais importante do que imaginamos. Frequentemente, os pais sofrem porque os filhos não se comunicam com eles, não seguem suas orientações e não se responsabilizam pelas tarefas que lhes são atribuídas. O elemento que falta em todos esses casos geralmente não é a disciplina, mas a conexão emocional. Ser capaz de construir intimidade e confiança com as crianças é fundamental, e fazer uma viagem juntos pode facilitar essa tarefa.

Por que as viagens em família são perfeitas para se relacionar com seus filhos?

Claro que a tarefa de estreitar laços é diária e não vemos a hora de fazer uma viagem para realizá-la. No entanto, os passeios em família oferecem uma série de condições que facilitam o estabelecimento dessa conexão:

  • Durante uma viagem nos livramos da rotina diária e, portanto, temos mais liberdade de horários e movimentos. Isso nos permite não ter que pressionar as crianças para cumprir as tarefas do dia e poder dispor das horas com facilidade e flexibilidade.
  • Todos os familiares ficam mais relaxados e com melhor disposição, pois nessas férias desligamo-nos das obrigações do cotidiano. O estresse desaparece e experimentamos emoções positivas com mais frequência, como relaxamento, alegria ou gratidão.
  • Talvez no seu dia a dia você só consiga ver seus filhos por um tempo à noite devido à escola, ao trabalho e às obrigações pessoais de todos. Por outro lado, durante uma viagem o tempo compartilhado se multiplica e há a possibilidade de realizar uma infinidade de atividades na companhia dos pequenos.
  • Ao mudar de cenário, a dinâmica familiar também muda. Quando ficamos sempre no mesmo lugar, nos acostumamos a agir e nos relacionar de uma determinada forma, quase por inércia. Então, às vezes, isso significa repetir as mesmas discussões dia após dia. As viagens em família nos permitem vivenciar um novo ambiente e nos comunicar de forma mais leve e prazerosa.

Aproveite as viagens em família para conseguir um vínculo melhor

Como você pode ver, as oportunidades estão presentes. Mas, mesmo assim, é preciso aplicar algumas orientações para realmente aproveitar esse passeio com as crianças. Se você deseja aumentar sua comunicação, confiança e proximidade emocional, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

praia familiar
Ao envolver as crianças na escolha do destino e permitirmos que expressem as suas preferências e o motivo pelo qual querem ir a determinado lugar, ajudamos a que se sintam levadas em consideração.

Decida o destino democraticamente

Viajar permite estreitar os laços entre pais e filhos, mesmo antes de iniciar a viagem. Escolher o destino pode ser uma bela atividade compartilhada. Nesse ponto, é conveniente levar em conta as sugestões e preferências de todos para chegar a um equilíbrio que satisfaça pais e filhos. Por exemplo, você pode procurar um destino cultural que também tenha atividades divertidas para crianças. A educação democrática é muito positiva para os laços familiares.

Planeje as atividades com antecedência

Está provado que planear uma viagem gera um grande número de emoções positivas: deixa-nos entusiasmados, felizes e de bom humor. Assim, você pode dedicar momentos em família para pesquisar sobre o destino escolhido e tudo o que ele tem para oferecer. Com essa informação, você pode planejar o roteiro de cada dia e as atividades que não podem faltar. Esses momentos, sem dúvida, vão unir muito os membros da família.

Passar tempo juntos

Uma vez no destino, aproveite todas as horas do dia para partilhar com a sua família. Os filhos precisam de muito tempo com os pais, pois a simples presença deles os conforta e poder passar dias inteiros na companhia deles é uma dádiva. Por isso, embora possa haver momentos de separação, tente aproveitar ao máximo o fato de estar junto em família. Por fim, é o tempo compartilhado que dá a oportunidade de aprofundar o relacionamento.

Compartilhar interesses

Uma das melhores maneiras de criar intimidade emocional com uma pessoa é conhecê-la profundamente e permitir que ela conheça você. Isso, conhecido como autorrevelação, gera confiança e maior afinidade entre ambas as partes. Assim, uma viagem é uma oportunidade perfeita para fazer suas atividades favoritas com seus filhos e permitir que eles façam parte daquelas que você mais gosta.

No caminho de carro, vocês podem escutar as músicas preferidas de pais e filhos. Uma vez no destino, você pode envolver seus filhos em seus interesses, como visitar um museu, e participar dos interesses deles, como ir a um parque temático.

É importante permitir que as crianças contem a você seus pensamentos e os acontecimentos de suas vidas, como se sentem e como enfrentam as situações. Discuta o cenário e as atividades. Concentre-se um no outro.

Converse com calma

Conversar com as crianças é fundamental para se aproximar delas, mas é preciso envolver todos os cinco sentidos nesse momento e dar a elas toda a sua atenção. Uma viagem permitirá que você faça isso com mais facilidade e garantirá que o tempo que você dedica a eles seja de qualidade. Então, esqueça o celular e converse com os pequenos.

Desacelere

As viagens em família são diferentes das feitas por adultos. Nesse caso, é conveniente esquecer horários rígidos e planos imutáveis. É preferível ser mais flexível e relaxado.

Para que todos possam aproveitar a experiência, os adultos terão que ser sensíveis às necessidades das crianças e modificar os planos de acordo. Se seu filho está cansado, com calor ou frio, ou quer dormir, é preferível voltar ao hotel e adiar aquela visita que você havia agendado. No final das contas, o que conta é estar junto.

Não se esqueça de tirar fotos dessas viagens em família

Lembre-se de eternizar aqueles momentos tão especiais que você vai viver junto com seus filhos. Isso também permitirá que vocês criem laços quando voltarem para casa, revendo as fotos e relembrando os momentos vividos. Além disso, para torná-lo mais especial, você pode envolver as crianças na criação de um álbum. Desde tirar fotos ao longo do caminho até preencher as páginas com anotações e pequenas anedotas, pode ser uma ótima atividade familiar.

Em suma, as viagens em família são uma oportunidade única para aumentar a confiança, a comunicação e a ligação emocional com as crianças. Durante a experiência, vocês irão se conhecer melhor, poderão partilhar grandes momentos e criar memórias únicas que ficarão para sempre com vocês.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gilbert, D., & Abdullah, J. (2002). A study of the impact of the expectation of a holiday on an individual’s sense of well-being. Journal of Vacation Marketing8(4), 352-361.
  • Durko, A. M., & Petrick, J. F. (2013). Family and relationship benefits of travel experiences: A literature review. Journal of Travel Research52(6), 720-730.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.