A visualização para ajudar as crianças a dormir

A visualização usa a capacidade imaginativa natural das crianças para ajudá-las a dormir melhor. Descubra como funciona.
A visualização para ajudar as crianças a dormir

Última atualização: 03 Abril, 2021

Se o sono é um processo fundamental para todas as pessoas, nas crianças é ainda mais relevante, uma vez que os pequenos estão em processo de desenvolvimento. Não dormir horas suficientes em relação ao estabelecido para a idade pode causar sonolência diurna, baixo rendimento escolar e problemas de comportamento.

Além disso, a dificuldade para dormir pode causar um alto nível de desconforto que dá origem ao medo e leva a criança evitar a hora de dormir. Nesses casos, a visualização é uma técnica simples que oferece bons resultados.

Pode parecer que a insônia é um problema exclusivo dos adultos, porém atinge mais de 30% da população infantil. Os pequenos também experimentam preocupações e medos, e aqueles com temperamento mais ansioso podem ter uma dificuldade especial para dormir. Portanto, ensinar às crianças ferramentas adequadas à sua idade e ao seu nível de maturidade pode evitar que esse problema se espalhe e perdure ao longo do tempo.

O que é a visualização?

A visualização consiste simplesmente em criar cenas mentais imaginárias. Isso é algo que todos nós fazemos constantemente quando imaginamos nosso futuro ou antecipamos como uma situação pode acontecer. Além disso, as crianças, devido à sua maior capacidade criativa, têm facilidade para imaginar cenários.

O problema surge quando tais imagens são negativas ou antecipam um possível risco, problema ou falha. Por exemplo, se a criança pensa que algo de ruim vai acontecer com sua família, que ela vai fazer papel de boba na apresentação oral na aula do dia seguinte ou que será rejeitada pelos colegas. Essas imagens mentais causam preocupação, ansiedade e desconforto. E se ocorrerem antes de dormir, adormecer será muito difícil.

Assim, a visualização deliberada consiste em imaginar cenários agradáveis, pacíficos e positivos. Envolve uma imersão mental em uma cena que gera sensações como tranquilidade, alegria ou satisfação.

Por que a visualização ajuda as crianças a dormir?

A visualização na hora de dormir pode ajudar as crianças a pegar no sono por vários motivos. Entre os principais estão os seguintes:

  • Favorece o relaxamento do corpo e a liberação de tensões, agitação ou hiperatividade.
  • Direciona a mente para pensamentos positivos e agradáveis. Por isso, não há mais lugar para a criança pensar sobre aqueles medos e preocupações que a impedem de adormecer.
  • A dificuldade para dormir pode aumentar a ansiedade do seu filho à medida que os minutos passam e ele percebe que ainda está acordado. Focar na visualização o impedirá de ficar ciente do tempo decorrido até pegar no sono.
  • Além disso, a visualização pode ser usada para vários propósitos positivos, como aumentar a autoestima de uma criança, ajudá-la a superar medos ou livrar-se de preocupações. Isso vai depender de como a história é criada. Por exemplo, ela pode ser guiada em uma visualização por uma floresta habitada por uma árvore mágica que pede para ela pendurar suas preocupações em seus galhos e deixá-las ali.

Como ensinar as crianças a visualizar?

É verdade que visualizamos continuamente. No entanto, aprender a fazer isso à vontade nem sempre é fácil. É por isso que as visualizações guiadas podem ser uma alternativa muito boa. Na internet, você pode encontrar inúmeros vídeos e aplicativos com visualizações guiadas para crianças, que as acompanham no processo de criação de cenas agradáveis.

Mas você também pode escolher fazer isso sozinha. Quando seu filho estiver deitado na cama, coloque uma música relaxante de fundo, com sons da natureza ou melodias suaves.

Mantenha a luz fraca e comece a contar uma história ao pequeno como se ele a vivesse na primeira pessoa. Você pode conduzi-lo por uma floresta encantada, uma praia ou uma paisagem campestre. Qualquer ambiente natural relaxante é adequado.

Ajude a criança através da narração, fazendo-a mergulhar na cena. Explique o cheiro das flores, os sons que podem ser ouvidos da natureza, o que pode ser observado durante o caminho… Você pode até dizer que é possível falar com as árvores ou com os animais. Não há limites para a imaginação!

Com o tempo, a criança aprenderá a criar suas próprias visualizações e não precisará de sua orientação para praticar essa técnica. Além disso, ela poderá fazer isso em qualquer lugar, mesmo quando dormir fora de casa, já que só vai precisar da imaginação. Além de eficaz, é uma estratégia divertida e leve para as crianças, que tendem a aceitá-la com facilidade.

Pode interessar a você...
Atividades de mindfulness e meditação para famílias
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Atividades de mindfulness e meditação para famílias

Existem atividades de mindfulness e meditação que são excelentes para fazer em família. Elas aumentam a empatia e promovem a felicidade. Confira!



  • Antón, A. (2014). Tratamiento cognitivo-conductual en un niño con ansiedad a la hora de dormir. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes1(1), 37-43.
  • Fricke-Oerkermann, L., Plück, J., Schredl, M., Heinz, K., Mitschke, A., Wiater, A., & Lehmkuhl, G. (2007). Prevalence and course of sleep problems in childhood. Sleep30(10), 1371-1377.