10 conselhos para aumentar as defesas das crianças

· 27 de agosto de 2017

Grande parte dos possíveis problemas de saúde que as crianças sofrem podem ser prevenidos se aumentamos suas defesas. Ainda que o organismo conte com seus próprios mecanismos imunológicos, esse sistema pode ajudar por diferentes meios. Por exemplo, por meio da alimentação podemos aumentar as defesas das crianças de possíveis doenças.

O primeiro alimento comprovadamente efetivo que é recomendado para esse propósito é sem dúvida o leite materno. No entanto, ao longo da infância a criança pode ter suas defesas diminuídas devido à alterações específicas. Por exemplo, quando sofremos de uma doença por muito tempo, ou passamos por um tratamento farmacológico prolongado, é possível que o sistema imunológico entre em colapso.

Da mesma forma, foram identificadas certas características relacionadas à época do ano, que ajudam na proliferação do vírus. Ou seja, algumas doenças são mais frequentes em estações específicas, por isso é conveniente melhorar a dieta nesse período.

Como aumentar as defesas das crianças?

10 conselhos para aumentar as defesas das crianças

Algumas crianças precisam aumentar as suas defesas devido a circunstâncias particulares da sua saúde. No entanto, de toda forma é melhor ter uma dieta que possa fornecer energia e que potencialize seus sistema imunológico.

A Associação de Família de Crianças com Câncer de Castilla la Mancha (AFANION), na Espanha, publicou uma série de conselhos alimentares para favorecer o aumento das defesas. Essas recomendações são fundamentadas nos cuidados aplicados à crianças com necessidades particulares, como é o caso de uma criança com câncer. Como sabemos, essas crianças sofrem de uma doença e de um tratamento que as enfraquece. Portanto, sua dieta deve ser renovadora.

Você é tão importante para a sua saúde, quanto ela é para você – Terri Guillemets-

De acordo com os especialistas, esse tipo de dieta é aplicável à qualquer pessoa que queira aumentar suas defesas. Não constitui um risco quando a recuperação é necessária. É fundamental para prevenir os principais contágios por fungos, bactérias e vírus. Uma alimentação saudável, contribui para a recuperação natural do organismo, vale a pena tentar.

Conselhos para aumentar as defesas

Conselhos para aumentar as defesas

A Afanion aconselha as seguintes pautas alimentares para ajudar no aumento das defesas das crianças.

  • Opte por dar de comer alimentos cozidos, ao invés dos crus. As vezes preferimos uma salada porque é mais saudável, mas é melhor optar pelas papinhas ou purês cozidos.
  • Evite as frutas com pele ou que sejam difíceis de lavar. Aconselha-se que esse tipo de alimentos venham descascados, por exemplo, as bananas, laranjas ou tangerinas.
  • Evite os sucos de caixa ou frutas processadas.
  • É melhor eliminar o máximo possível da dieta o queijo fresco, roquefort ou azul, presunto ou ovos crus.
  • Os salgados, doces e cremes não são recomendados nesta dieta.
  • Utilize exclusivamente o azeite de oliva para cozinhar e untar as comidas.
  • É recomendável que a criança tenha seus próprios talheres e copos, para que não tenha que dividir com outra pessoa.
  • Preste atenção na higiene das mãos, dos talheres e do local para cozinhar. A criança também deveria lavar suas mãos regularmente.
  • É muito importante nos preocupar com a conservação dos alimentos, para evitar que se contaminem no descongelamento ou pela exposição inadequada ao calor.
  • Inclua na dieta alimentos ricos em probióticos, por exemplo iogurtes e leite fermentado. Também é recomendável a fibra prebiótica, que podemos encontrar em alimentos como a cebola, a banana e o trigo.
  • Gorduras naturais, pão, arroz, massa, batata, legumes, vitaminas A, E e D não devem faltar na dieta do seu filho. Elas ajudam a aumentar as defesas; mesmo assim é recomendável o consumo de minerais como o zinco, ferro e magnésio.

Outras recomendações

O problema de ter a defesas baixas é que podemos adoecer facilmente se não mudarmos os nossos hábitos. Para evitar possíveis doenças enquanto tentamos aumentar as defesas, é melhor ter em mente os seguintes aspectos.

  • Mantenha a temperatura equilibrada e evite mudanças repentinas.
  • Mantenha a criança longe da fumaça de cigarro ou outras substâncias.
  • Evite a exposição ao vírus.
  • Dedique dez minutos do dia para ventilar a casa.
  • Assegure-se de que a criança durma bem durante a noite, que descanse adequadamente durante o dia e que faça uma sesta se precisar.
  • Preste atenção para que o exercício não seja intenso, por outro lado poderia ser benéfico uma caminhada ou atividade física moderada.
  • O sol é uma excelente fonte de vitamina D, faça com que ele saia para tomar sol, ainda que seja inverno.