10 curiosidades sobre os bebês que talvez você não saiba

· 9 de maio de 2018
Que os bebês são seres incríveis você já sabe. Que você poderia passar horas e horas olhando para eles também. Mas... vamos te surpreender com essas 10 curiosidades sobre os bebês que talvez você não saiba.

Ter um bebê é simplesmente mágico. Ver como cresce e vai adquirindo novas capacidades a cada dia é surpreendente.

Apesar de acharmos que sabemos tudo sobre os nossos pequenos, há alguns fatos curiosos que certamente você não sabia e que vão fazer você acreditar mais ainda na magia do desenvolvimento do seu bebê.

  • Você sabia que é normal que um bebê recém-nascido dê leite? Pode parecer estranho, mas isso acontece devido à enorme exposição aos hormônios em que foi submetido no ventre materno.
  • Você sabia que eles nascem com quase 70 ossos a mais do que os adultos? São ossos que, à medida que crescem, irão se soldando uns aos outros.

Sem dúvida, as curiosidades sobre os bebês são infinitas. Aqui vamos contar a você algumas das mais interessantes.

10 curiosidades sobre os bebês

  1. Eles têm a capacidade de prender a respiração desde o nascimento. Também é útil na hora das refeições, uma vez que lhes permite sugar e engolir ao mesmo tempo.
  2. Nascem com uma capacidade visual limitada, que irá se desenvolvendo ao longo dos meses. A primeira distância que eles reconhecem claramente coincide, aproximadamente, com a distância que existe entre o peito e o rosto da mãe. Aos 6 meses os pequenos já têm uma visão perfeitamente desenvolvida.
  3. Reconhecem a voz da mãe antes do que a do pai. Na verdade, demora cerca de 15 dias para que reconheçam a voz do pai.
  4. Os bebês são os únicos seres vivos que sorriem intencionalmente. O sorriso é usado, no início, como um mecanismo de sobrevivência, já que gera a primeira interação de comunicação com seus pais, o que os leva a se dirigirem para ele. É o chamado sorriso social.
  5. Quando nascem, o sentido mais desenvolvido é o olfato. De fato, eles reconhecem a mãe pelo cheiro.
  6. Choram sem lágrimas. Isso não significa que não as possuem, mas as usam para a hidratação do olho. Em geral, entre o segundo e o quarto mês você vai começar a perceber choros com lágrimas.
  7. Dermatite seborreica. São as pequenas escamas de cor amarelada que geralmente aparecem na cabeça do bebê e que também são chamadas de crosta láctea. É normal e vai desaparecendo aos poucos. É produzida por uma inflamação das glândulas sebáceas.
  8. A importância dos carinhos. Os bebês adoram ser mimados e também é muito bom para o seu desenvolvimento. Estimula a produção de hormônios diretamente relacionados ao crescimento.
  9. Nascem sem rótulas. A rótula é o osso central da articulação do joelho. Em seu lugar, há uma cartilagem que protege o fêmur. Esta cartilagem se torna osso durante os primeiros 6 meses de vida.
  10. Não conseguem distinguir o sabor salgado. Embora os bebês nasçam com uma enorme capacidade para sentir gostos, o gosto pelo salgado não se desenvolve até aproximadamente 4 meses.

Mais algumas curiosidades…

Há muitas outras curiosidades sobre bebês. Existem dados estatísticos que afirmam que os bebês nascidos em maio têm uma média de 200 gramas de peso a mais no nascimento; ou que cada recém-nascido faz aniversário no mesmo dia em que outras 9 milhões de pessoas. Há também estudos que mostram que o bebê gira mais a cabeça para a direita quando está deitado.

É importante que você saiba que cada bebê é um ser exclusivo e único. A informação que que oferecemos aqui é orientativa, portanto, não se preocupe se você perceber que seu bebê leva mais ou menos tempo para desenvolver uma característica ou não cumpre rigorosamente com tudo o que você leu.

Se você perceber que algum comportamento do seu bebê chama muito sua atenção, não hesite em consultar o pediatra para pedir sua opinião. O critério de um especialista vai te ajudar a ficar mais tranquila e a desfrutar muito mais de todos esses detalhes.

Sem dúvida as curiosidades são infinitas no mundo dos bebês, e talvez a maior de todas seja que não há dois bebês iguais no mundo. O que é certo é que seu bebê será bebê apenas por um tempo, então dar toda a atenção que você puder vai valer a pena. Num piscar de olhos ele já terá crescido.