10 mantras para você e seus filhos

· 27 de julho de 2018
Penso que uma de nossas missões na vida é criar. Mas criar o quê, você se pergunta ou já pergunou em algum momento da vida. E aí está o detalhe: devemos descobrir.

Às vezes a vida grita, às vezes acontece sem esforço e outras vezes não enxergamos tão facilmente. Para criar, temos que acreditar em nós mesmos. Uma boa maneira de adquirir confiança é repetindo mantras.

Na literatura em que pesquisei, dizem que o significado etimológico da palavra mantra provém de dois vocábulos: Mans (mente) e tra (liberação). Os mantras podem ter ou não significado literal ou sintático.

Ao se concentrar na repetição do som, todos os outros pensamentos desaparecem pouco a pouco até que a mente fique clara e tranquila. Os mantras utilizam um meio subliminar e atuam no plano do inconsciente.

Existem muitos mantras famosos, como por exemplo o muito conhecido e poderoso OM. (OMMMM dizemos enquanto juntamos o dedo polegar e o indicador de nossas mãos quando algo testa nossa paciência).

Existem alguns que estão no Youtube e podem ser praticados em casa enquanto realizamos alguma tarefa. Eles servem para toda a família, especialmente para seu filho.

mantras

Para que usar os mantras?

Desde pequenos escutamos algumas frases ou afirmações que tomamos como certas. Realmente, considero que em certas casas existem mantras – ou frases que são constantemente repetidas – como, por exemplo: “Faça assim porque eu digo” ou “Se você não sabe fazer, é incompetente para esta tarefa”. E às vezes nem nos damos conta, mas crescemos acreditando que são verdade de tanto escutá-las.

Porém, assim como acreditamos em coisas negativas sobre nós mesmos ou da vida em geral, também podemos acreditar em aspectos positivos. Você pode derrotar uma ideia que te limita se repetir regularmente expressões afirmativas ou mantras. E os mantras não precisam ser em sânscrito. Você pode fazer os seus e o de seus filhos e se divertir com eles.

E mais, escrevendo esse artigo ‘descobri’ algo: na América Latina, onde somos na maioria católicos, é muito comum o costume de pedir a bênção de nossos pais e familiares próximos. Dizemos: “Bênção mãe, bênção pai”. E eles respondem: “Que Deus te abençoe”. E respondemos de volta: “Amém” (que significa ‘que assim seja’).

Esse é um mantra muito bonito. Devemos dizê-lo com amor, respeito e reverência; temos que pedi-lo e recebê-lo da mesma maneira para que não se transforme apenas em modismo. Encontrei alguns mantras que você, como mãe, pode repetir:

  • Meus filhos me amam e confiam em mim
  • A arte da maternidade é ensinar meus filhos a arte de viver
  • Tenho muito para agradecer
  • O melhor presente e o melhor investimento para meus filhos é o meu tempo
  • Que Deus me dê sabedoria para criar meu filho
mantras

Mantras para crianças

Repetir um mantra pode ajudar seu filho a se conectar melhor com seu mundo interior. Os mantras são uma ferramenta benéfica e simples para os pequenos.

Outro benefício é o de potencializar o conhecimento interior e reafirmar a autoestima, além de desenvolver uma visão mais ampla e flexível para resolver os desafios de suas vidas.

Também reduzem a falta de concentração contribuindo no desenvolvimento da atenção, da memória e da imaginação. Os mantras ajudam, portanto, a canalizar de forma adequada as energias, harmonizando personalidades e caráter.

Me lembro de uma cena do filme ‘Histórias Cruzadas’ em que a protagonista, ao pentear uma criança que é maltratada, diz: você é linda e inteligente. E repete durante a manhã e a noite. Esse tipo de técnica pode ser usado para reforçar a autoestima, fazer sentir-se querido e ajudar a resolver casos de bullying.

Compartilharei, a seguir, alguns mantras que seu filho pode repetir. Saiba que são apenas exemplos. Assim, você também pode criar suas próprias frases.

  • Eu sou a saúde e o bem estar em minha alma e meu corpo
  • Eu sou alegria
  • Eu sou beleza
  • Eu sou força
  • Eu sou inteligente.