10 nomes de origem asturiana para meninas

25 Fevereiro, 2019
Os nomes de origem asturiana para as meninas são escolhidos por causa de sua simplicidade e de seus belos significados, são uma reminiscência do passado. Se você procura um nome para a sua bebê, pode escolher um que tenha surgido nesse Principado.

O asturiano, de origem românica e de grande antiguidade, não é falado além dos limites do Principado das Astúrias, uma comunidade autônoma da Espanha. No entanto, mais e mais pais escolhem nomes de origem asturiana para meninas. Eles são muito agradáveis, doces e ideais para uma menina que trará amor para a família.

Exemplos de nomes de origem asturiana para meninas

Se você ainda não decidiu como sua filha vai se chamar e já sabe que ela será uma menina, confira a lista a seguir. Todas as opções são de origem asturiana. Conheça!

1. Abril

Não é originalmente das Astúrias, mas é muito usado nessa área e em toda a Espanha (é um dos mais escolhidos para meninas).

Esse nome vem do latim e se refere ao quarto mês do ano, mas também traz à mente imagens de flores, primavera, renascimento, dias de sol, frescor, alegria e natureza. Não é necessário que sua filha nasça em abril para escolher esse lindo nome para ela.

2. Adelina

Um dos nomes mais bonitos e doces de origem asturiana para meninas. Significa “a generosa e nobre” e é típico de mulheres independentes, completas, líderes e muito exigentes. Ao mesmo tempo, Adelina é leal, inquieta e faz todo o possível para alcançar seus objetivos.

3. Ágada

Nas Astúrias, também é conhecido como Águeda e significa “boa”. Segundo a cultura popular, esse nome pertence a mulheres afetuosas, sensíveis, emocionais, calmas, doces e imaginativas. Tudo isso, sem dúvida, é o que queremos para uma filha, por isso é um belo nome.

menina de óculos de sol

4. Aída

Embora este nome tenha origem árabe e nós o relacionemos com a ópera de Verdi, a verdade é que ele tem sido amplamente utilizado nas terras das Astúrias desde tempos imemoriais. Significa “aquela que retorna”.

5. Anxélica

É a versão asturiana de Angélica, nome que poderia ser traduzido como “relacionada aos anjos”. Esse nome é perfeito para mulheres perfeccionistas, detalhistas, inteligentes, emotivas e, também, voltadas para o futuro. Anxélica é um nome apaixonante e, ao mesmo tempo, terno e carinhoso.

6. Arabela

Outro nome de origem asturiana para meninas que tem sido muito usado nos últimos anos. Em espanhol, sua versão é Anabel.

Significa “o Deus perfeito tem compaixão” e é por isso que é usado para mulheres conscientes, dispostas a ajudar e que podem ser confiáveis, não importa o que aconteça. Arabela é também para uma menina um tanto misteriosa, muito curiosa e um pouco teimosa, que pode se tornar autoritária e egocêntrica.

Os nomes das Astúrias são muito agradáveis, doces e ideais para uma menina que trará amor à família.

7. Ayalga

Sua tradução é “tesouro escondido”, pois deriva das lendas das belas e jovens ninfas que se dedicavam a esconder ouro e joias. Ayalga é perfeito para uma menina que ama animais e a natureza em geral e que, além disso, vai passar muito tempo ao ar livre rodeada por flores e plantas.

8. Llara

Se você pensou que todos os nomes de origem asturiana para meninas começaram com ‘A’, aqui temos uma boa opção que começa com ‘L’ (ou com ‘LL’). Llara tornou-se moda nos últimos tempos e, acredita-se, deriva da palavra “llar”, que é usada para mencionar a antiga culinária dessas terras no norte da Espanha.

Portanto, é um nome perfeito para mulheres inteligentes, veementes e educadas, que fazem o que for preciso para defender sua posição em um determinado assunto. Além disso, possui qualidades artísticas (especialmente para a música).

Quanto à personalidade, tende a ser uma pessoa muito sociável e gostar de conversar, sempre com boa educação e com muita paixão no que faz. Valoriza muito a família e a amizade e, além disso, pode dedicar-se a carreiras tão diversas como medicina ou design de interiores.

9. Nela

Também pode ser encontrado como Manuela ou Mela. Os três nomes significam a mesma coisa: “Deus está conosco”.

menina indo para a escola

10. Nicolasa

O último dos nomes de origem asturiana para meninas é, na verdade, de origem grega, mas bastante popular no Principado. Seu significado é “vencer o povo”. Sem dúvida, é um nome com muita personalidade.

Qualquer que seja o nome escolhido para uma menina, é muito importante que sua decisão leve em conta o futuro e os relacionamentos da garota. Ao tentar ser original demais, muitos pais fazem algo ruim para a pequena menina e futura mulher. Portanto, escolha um nome bonito para seu filha poder pronunciá-lo com orgulho e segurança!