11 coisas que se deve evitar antes da gravidez

29 Junho, 2018
Os cuidados e a preparação que uma mulher deve ter antes de começar um processo de concepção são vitais para que a gravidez se desenvolva normalmente.

Há vários hábitos específicos que devem ser evitados antes da gravidez para a assegurar que o corpo e a mente estejam prontos para essa etapa. 

A fertilidade é um fator que pode ser melhorado se você e seu companheiro adquirirem uma rotina mais saudável. Fique por dentro com os conselhos a seguir.

O que se deve evitar antes da gravidez?

1. O hábito de fumar cigarro

O hábito do cigarro deve ser abandonado inclusive antes da concepção. Tem-se observado que os casais que fumam têm mais dificuldade em conceber e os óvulos têm mais possibilidades de desenvolver anomalias.

O cigarro também aumenta o risco de aborto e de gravidez ectópica. No caso dos homens, o cigarro reduz a qualidade e a quantidade de sêmen.

2. O excesso de cafeína

Não é necessário que você pare de tomar seu cafezinho pela manhã. Mas se você consome mais de 200 miligramas de cafeína por dia, é possível que você tenha problemas com a fertilidade.

Durante a gestação, o excesso de cafeína afeta a capacidade do seu corpo de absorver ferro e em muitos casos dificulta a hidratação. Nicotina em excesso também aumenta as possibilidades de aborto e partos prematuros.

3. Bebidas alcoólicas

Durante o período de tempo em que você e seu companheiro estiverem tentando engravidar, você deve tentar não exagerar no consumo de álcool (são permitidas até duas doses diárias, no máximo).

O excesso de álcool está associado a ciclos menstruais irregulares, ausência de ovulação e níveis anormais de estrogênio e progesterona.

4. Sobrepeso ou magreza extrema

Se você acredita ou seu médico lhe disse que você tem problemas com algum dos extremos de peso, esse é o momento para tentar regularizá-lo.

Um índice de massa corporal muito baixo ou alto pode alterar os ciclos menstruais, a ovulação, causar diabetes gestacional, pré-eclampsia e deformações no feto. Antes de conceber, procure normalizar seu peso para evitar complicações durante a gestação.

5. Estilo de vida sedentário

Evite criar mais desculpas para escapar da atividade física. Ter uma rotina de exercícios moderada que inclua atividades como caminhar, andar de bicicleta ou praticar yoga reduz notavelmente a quantidade de tempo que você terá que esperar para ficar grávida.

O exercício é necessário para dar condições ao seu corpo para o momento em que você engravidar.

Evitar antes da gravidez

6. O excesso de exercícios

Assim como o peso, a chave está em encontrar um ponto de equilíbrio na atividade física. Fazer exercícios físicos em excesso durante o período de concepção aumenta a espera para ficar grávida.

Em muitos casos, as rotinas muito exigentes interferem nos períodos menstruais e na fertilidade masculina também.

7. Um estilo de vida estressante

Há sérias evidências científicas de que o estresse crônico ou intenso pode afetar o funcionamento do sistema reprodutivo. Em muitos casos, o estresse afeta a saúde e, portanto, a predisposição para conceber.

Desenvolva hábitos saudáveis que incluam atividades relacionadas a algum esporte, artes ou um passatempo que você goste.

8. Alimentos enlatados ou empacotados em recipientes plásticos

Muitos desses recipientes contém produtos químicos que alteram as condições reprodutivas de homens e mulheres, pois reduz a quantidade de espermatozoides e de óvulos aptos para serem fertilizados.

Consuma alimentos da forma mais natural possível para evitar o risco de receber agentes contaminantes potenciais em seu organismo.

9. Peixes e frutos do mar com alta concentração de mercúrio

Alguns peixes e frutos do mar têm mais mercúrio que outros. Alguns deles são o peixe-espada, o tubarão, algumas variedades de atum e a cavala.

Os altos níveis de mercúrio no sangue afetam a fertilidade tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, está comprovado que o mercúrio permanece no corpo até um ano após ser consumido e afeta o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê.

Evitar antes da gravidez

10. A carência de alimentos saudáveis na dieta

Se seu corpo se encontra em um estado saudável, suas chances de engravidar serão maiores. Comer bem é uma das chaves para ter uma gestação saudável. 

11. Descuidar da saúde oral

Outra das coisas que você deve evitar antes da gravidez é ignorar o cuidado com seus dentes. Mesmo que você não acredite, uma doença na gengiva ou a higiene oral ruim afeta a qualidade do esperma e aumenta o risco de partos prematuros.