A 11ª semana de gravidez

· 5 de janeiro de 2018

Durante a 11ª semana de gravidez, o feto já está formado e seu organismo começa a se conectar para conseguir, dessa maneira, um bom funcionamento do corpo e poder ter o controle do mesmo.

Esse processo vai se completar nas próximas duas semanas de gravidez, realizando assim, o desenvolvimento crucial dos órgãos. O futuro bebê começa  a se assemelhar progressivamente à figura de um ser humano.

Formação do feto durante a 11ª semana de gravidez

Na 11ª semana de gravidez, o feto pesa aproximadamente 7 gramas e mede cerca de 4 centímetros. Além disso, está começando o processo de produção da urina. Esse é o principal composto do líquido amniótico, onde o bebê vai viver o resto da gestação. Assim, logo ele vai flutuar e se movimentar nele, fazendo com que a mãe sinta os conhecidos “chutinhos”.

Mudanças externas

A pele do feto continua sendo fina e transparente, por esse motivo é possível ver através dela seu sistema circulatório. Assim, graças ao seu pescocinho já formado, pode começar a mover a cabeça.

Também vai ter início a formação de seu aparelho reprodutor, quer dizer, dos ovários ou dos testículos. Portanto, irão se formando os hormônios que se encontram neles. Isso significa que falta pouco para que se possa visualizar o sexo do bebê.

Durante la semana 11 del embarazo comienzan a desaparecer los síntomas de primer trimestre.

Mudanças Internas

Na 11ª semana de gravidez o feto termina o processo de formação das gengivas e dos dentes  e seu céu da boca já esta formado. Dessa forma, seu rosto começa a ter um formato mais humano. Também pode realizar o processo respiratório, já que o diafragma está completamente formado.

Por outro lado, a bexiga e o resto do corpo já estão separados. Por esse motivo pode começar o procedimento de produção da urina anteriormente descrito.

Como o corpo da mãe muda?

Devido ao aumento de tamanho do feto, o organismo da mãe é afetado, resultando no aparecimento das cólicas. Isso ocorre porque durante a gravidez começa a produção do hormônio progesterona. Essa substância traz como consequência que o intestino trabalhe mais lentamente que o normal, ocasionando essas cãibras. Além disso, faz com que você se sinta inchada e desconfortável.

É importante que a grávida tenha muito cuidado com a higiene bucal durante a gravidez, já que a progesterona enfraquece os tecidos das gengivas, causando sangramento e feridas que podem infeccionar facilmente.

Nesta fase, as dores no ventre são normais, devido à pressão que existe em seu organismo. É importante que, ao perceber contrações, excesso de dor ou sangramento abundante, a mulher vá ao médico. Isso pode ser sintoma de um aborto espontâneo.

Também se pode notar durante a 11ª semana de gravidez que as unhas e o cabelo mudam. Devido às alterações hormonais e ao volume da circulação sanguínea que podem se tornar mais forte ou mais fracas. Além disso, começarão a desaparecer os sintomas do primeiro trimestre, como as tonturas e as náuseas. Contudo, a exaustão pode continuar presente. Por outro lado, o olfato se agudiza, assim como a salivação.

En la semana 11 de embarazo, los dolores en el vientre son normales.

Conselhos

  • É recomendável que a mãe planeje iniciar uma rotina de exercícios. Isso vai melhorar seu tônus muscular e aumentar sua força e resistência, necessárias para ao parto. Dessa maneira o parto será menos traumático e a mulher logo terá uma melhor recuperação.
  • É normal que a mãe não tenha apetite pelas repentinas náuseas, e por isso seu peso será irregular. Em geral, as mães aumentam de 2,5 a 5 quilos durante estas primeiras semanas.
  • Evite os tratamentos invasivos de cabelo. Porque poderiam repercutir no feto. Porém, ainda que não tragam problemas ao bebê, durante sua gravidez seu cabelo está mais sensível. Isso ocorre devido às alterações hormonais, pelo que você poderá observar que o cabelo cai com muita facilidade.
  • Durante a gravidez as mulheres sofrem de cloasma gravídico, o que faz com que apareçam com facilidade manchas na pele. Por essa razão, você deve ter cuidado ao se expor aos raios UV e utilizar as precauções necessárias.

Você deve levar em conta que o desenvolvimento de cada bebê tem um ritmo diferente. Por esse motivo, você deve consultar seu obstetra sobre o estado preciso de seu filho nesse exato momento. Em todo caso, a verdade é que ele está se tornando maior e mais forte para poder sair do útero.