15 dicas para pais de primeira viagem

Ser pais é uma das tarefas mais complicadas, ainda mais quando é o primeiro filho. Há muitos desafios que precisamos enfrentar desde que o bebê nasce até que gradualmente cresce e nos ensina muitas coisas ao longo do caminho.

Mesmo assim, ainda é uma experiência incrível. Uma experiência que não só nos faz crescer como pessoas, mas também nos faz mudar em muitos aspectos de nossas vidas. Considerando algumas complicações que possam surgir, existem milhares de conselhos para pais de primeira viagem. Eles sempre podem ser úteis.

Quando temos alguma dúvida, podemos pesquisar direto na Internet ou consultar outros pais que tenham mais experiência. Isso nos ajuda a afastar as preocupações e nos confere conhecimento para ficarmos melhor preparados. Como saber quando o bebê está com fome? Quando quer a chupeta? Não é tão fácil identificar sinais em bebês, mas com experiência você será capaz de fazer isso.

15 dicas para pais de primeira viagem

  1. Os bebês têm um estômago muito pequeno. Por isso, a quantidade de leite também deverá ser pequena. Os pediatras recomendam que os períodos de amamentação devem respeitar as demandas do bebê, salvo em caso de doença. Alguns bebês dormem enquanto comem, mas ao movimentar um pouco o mamilo ele poderá continuar se alimentando.

  1. Se não damos o seio para o bebê, é importante que ele aprenda a mamar na mamadeira. É ideal que seja sempre a mesma pessoa que lhe ofereça a mamadeira. Cada pessoa o faz de um modo diferente e, se o bebê percebe uma mudança, pode se atrapalhar. Se ele chora depois de comer, não se sinta mal. Isso significa que ele tem interesse pelo ambiente e curiosidade. Também é possível que tenha gases.
  2. Quando o bebê termina de comer, a posição adequada para deitá-lo é de barriga para cima. Acomodá-lo dessa maneira é muito mais seguro e também diminui os gases. Esta sempre deve ser a posição no berço, para evitar a morte súbita.
  3. As manchas de leite na roupa são difíceis de evitar nessa fase e geralmente cheiram mal. Você pode eliminá-las com uma mistura de água e levedura (una colher de chá para uma xícara de água), além de tirar a mancha, elimina o mau cheiro. Outra boa maneira de remover a mancha é usar suco de limão.
  4. Uma das melhores dicas para os pais de primeira viagem é prestar muita atenção no peso do bebê. Nos primeiros 5 meses, os bebês dobram de peso e, até o final do primeiro ano, costumam pesar até 3 vezes mais. Não é necessário pesar ele todos os dias. Se o bebê estiver ativo, crescendo bem e feliz, significa que está comendo bem.
  5. Se o bebê for muito pequeno, você pode acabar assustando-o com uma aproximação muito precipitada. Primeiro devemos fazer contato visual para que se concentrem e depois começar a falar. Depois você pode colocar uma mão sustentando a cabeça do bebê e outra no tronco, e assim levantá-lo com muita delicadeza. Eles são frágeis, mas é importante segurá-los com firmeza.

  1. É importante trocar a fralda do bebê sempre para evitar que ele fique irritado. Mesmo que algumas marcas de fralda consigam manter o bebê seco, o calor gerado na área da barriga não é saudável para a pele.

Quando trocamos a fralda, devemos ficar atentos aos seus movimentos e se há risco de queda. Também, antes de colocar a nova fralda, é necessário limpar e secar muito bem o bebê.

  1. Se você tem gêmeos, é normal que eles chorem mais que outros bebês, já que devem esperar sua vez. Você pode acomodar um em cada seio ao mesmo tempo e depois trocá-los de posição. O mais importante é que cada um tenha sua comida quando pedir.
  2. Durante as primeiras semanas, você pode dar banhos na pia ou em uma pequena banheira. No começo é necessário usar água morna e sabão neutro. Não é recomendado o uso de talco porque o bebê pode inalar. Se o seu bebê tem medo da banheira, você pode deixá-lo sentado e dar um brinquedo para que se distraia.
  3. Sobre a ferida do cordão umbilical, não é necessário colocar um curativo especial até que termine de cicatrizar. Depois do banho, a região do umbigo deve ficar bem seca. Recomenda-se a limpeza com uma toalha umedecida com água morna, secar e colocar uma gaze. Se ocorrer sangramento, é importante que o pediatra seja consultado.
  4. Outro conselho para pais de primeira viagem é sobre a roupa do bebê. Se ele estiver muito agasalhado, poderá sentir muito calor. Nós amamos colocar muitas roupas, mas podemos exagerar e fazer com que se sintam mal. Por isso, coloque roupas que permitam-no ficar fresco.
  5. Ao carregar o bebê no colo, devemos prestar muita atenção na posição da cabeça, já que ela necessita de um bom suporte. Devemos sustentá-la com firmeza e segurança, e manter a delicadeza, evidentemente. O movimento da cabeça para os lados ou para trás pode assustar o bebê. Esse é um dos mais importantes conselhos para pais de primeira viagem.

  1. As unhas de bebês realmente crescem muito rápido. Quando ele estiver dormindo é o melhor momento para cortá-las. Sempre use tesouras especiais para bebês, com a ponta arredondada. Lembre-se de que suas unhas são mais delicadas que as de um adulto, por isso devem ser cortadas com muita delicadeza.
  2. Quando nosso bebê chora, devemos responder o mais rápido possível. E quanto menor ele for, mais rápido devemos reagir. Esse tipo de atenção não significa mimar, mas sim gerar em seu filho o sentimento de que você sempre lhe dá atenção.
  3. Muitos bebês choram sem parar durante muito tempo e geralmente é por cólicas. É importante não perder a paciência e evitar o stress. Essa fase logo vai passar.

Em caso de dúvidas, consulte sempre outros pais ou o pediatra.

Recomendados para você