9 brincadeiras educativas para crianças de 2 anos

11 de fevereiro de 2018
Proporcione diversão e aprendizagem ao seu filho com essas maravilhosas brincadeiras educativas para crianças de 2 anos. Com essas brincadeiras, os pequenos conseguem desenvolver habilidades motoras e sociais, ao mesmo tempo em que se diverte com as brincadeiras.

As atividades lúdicas são os meios pelos quais as crianças se comunicam, se divertem e desenvolvem habilidades. É aí que está a importância de escolher bem os elementos com os quais as crianças interagem com tanta frequência.

A seguir você vai encontrar uma lista de brincadeiras educativas para crianças de 2 anos que vão ajudar seus pequenos a descobrir e interagir com o mundo.

Embora no mercado haja milhões de opções para escolher, nem todas são adequadas para uma criança. Os brinquedos devem ser úteis para que exercitem suas habilidades motoras, cognitivas e sociais enquanto passam um bom momento.

“A partir dos 2 ou 3 anos, o brinquedo assume uma forma simbólica. A criança observa seu meio e gosta de imitar, através da brincadeira, o mundo que vê.  A criança não gosta dos objetos pelo que pode fazer com eles, mas pelo que eles representam ou podem representar”

–Doctora Eva Hernández–

As melhores brincadeiras educativas para crianças de 2 anos

1.- Materiais de arte

As pinturas e as cores são maravilhosas ferramentas para ensinar as cores e como elas são formadas. Com esse tipo de elemento é possível ensinar a relação de causa e efeito à medida que os pequenos exploram.

Naturalmente, vocês também podem aproveitar para desenvolver a dimensão estética e criativa da criança.

brincadeiras educativas

2.- Quebra-cabeças

Aos dois anos de idade, as crianças podem começar a interagir com os quebra-cabeças e identificar as partes do todo. Você deve considerar que o número de peças deve ser pequeno e, aos poucos, ir aumentando o grau de dificuldade.

Os quebra-cabeças são adequados para desenvolver a atenção; para começar, use formatos de apenas 2 a 5 peças.

3.- Vestidos, acessórios e fantasias

Uma forma efetiva de permitir que as crianças deixem a imaginação voar é permitir o uso de fantasias. Os jogos de interpretação de papéis em um meio saudável permitem perceber a visão que a criança tem sobre o mundo.

Não se desfaça das fantasias de Halloween, guarde e acompanhe seus filhos nos momentos de brincadeiras.

4.- Livros interativos

Atualmente você vai encontrar no mercado livros que têm sons do mundo real. Há outros que têm figuras em relevo, com texturas e dinâmicas. Com esse tipo de brinquedos educativos para crianças seu filho terá mais uma razão para se tornar um amante de leitura.

Desde cedo, você pode apresentar o universo a descobrir o que está guardado em cada livro.

5.- Blocos de construção

Considerando que seu bebê está em processo de desenvolvimento motor, esse brinquedo educativo é ideal para ele. Pouco a pouco irá manipular com mais habilidade as peças dos brinquedos.

Nesse ponto é importante destacar que os blocos devem ser de tamanho grande durante os primeiros anos. Assim você vai evitar que os pequenos corram risco de engolir os brinquedos e também desse tamanho é mais fácil de pegar e encaixar.

“Os brinquedos educativos para crianças contribuem tanto com a aprendizagem quanto com a diversão”

6.- Ferramentas que simulam objetos da vida cotidiana

Um kit de ferramentas, uma cozinha, uma máquina de preparar sorvetes com massinha, etc. Com esses objetos da vida real, a criança pode treinar para interagir adequadamente com o meio.

Também são úteis para estabelecer relações, se comunicar e melhorar o desenvolvimento motor.

7.- Brinquedos para encaixar

Há muitos objetos projetados para exercitar vários conhecimentos básicos ao mesmo tempo. Por exemplo, as peças de encaixar podem formar figuras de animais, letras, números ou frutas.

Além de exercitar a motricidade fina, é uma oportunidade para ajudar a tornar o vocabulário das crianças mais extenso.

brincadeiras educativas

8.- Um triciclo

As crianças dessa idade precisam reforçar também a motricidade grossa, a coordenação e o equilíbrio. Um triciclo é uma forma efetiva e divertida de fazer um pouco de exercício e colocar em prática as habilidades mencionadas.

Dar um passeio em família de bicicleta e triciclo é ideal para fortalecer vínculos emocionais e estimular a dimensão corporal.

9.- Labirintos de corda

A ideia dessa brincadeira é transportar peças de um lado do labirinto para o outro. É uma brincadeira pré-matemática que faz com que os hemisférios do cérebro se coordenem e trabalhem em equipe. Também melhora a percepção espacial das crianças.

Estimular a aprendizagem das crianças desde os primeiros anos de vida é uma tarefa que depende de você. Com essas brincadeiras educativas para crianças, é possível conquistar enormes avanços no desenvolvimento dos pequenos.

Aproveite o momento de brincar e se divertir para estimular todo o potencial que os pequenos têm.

Recomendados para você