22ª semana de gravidez

· 27 de janeiro de 2018
É comum na vigésima segunda semana engordar por volta de seis quilos.

Na 22ª semana, o crescimento do útero faz com que ele ultrapasse o umbigo. É normal que aconteça um ganho de peso de mais ou menos cinco quilos. O bebê já atinge um tamanho de mais ou menos vinte e cinco centímetros dos pés à cabeça e pesa por volta de trezentos e cinquenta gramas. A partir desse momento, seu cérebro vai crescer mais ou menos noventa gramas por mês.

Mudanças no feto: surgem as emoções

Fisicamente, nessa fase da gravidez são formadas as pálpebras e as sobrancelhas, só faltam os cílios. As pálpebras ainda estão coladas, por isso o bebê ainda não pode abrir os olhos. O formato dos lábios já está bem delimitado e os dentes começam a se formar dentro das gengivas.

Além disso, agora todos os ossos do feto contêm a medula óssea. Sua pele armazena no seu interior finas camadas de gordura, essenciais para o desenvolvimento completo do sistema nervoso. À medida que essa gordura é armazenada, ela vai se tornando translúcida e as veias se tornam menos visíveis.

A partir dessa semana, o sistema límbico do bebê está em pleno desenvolvimento. Esse sistema é responsável por controlar os sentimentos e as emoções, o que vai permitir que o pequeno sofra alterações no seu estado emocional. Nas próximas seguintes, o bebê vai ser capaz de rir, chorar e, até mesmo, se aborrecer dentro do útero.

semana 22 ultra

Alterações na mãe

Na 22ª semana de gestação, o cansaço será muito mais evidente. A respiração se torna mais profunda e a frequência cardíaca fica acelerada. Além disso, são muito frequentes nessa fase as dores nas costas. Podem começar a surgir estrias, especialmente nas regiões do abdômen, músculos, quadris e seios.

Os tornozelos e pulsos podem ficar inchados, principalmente no final do dia, já que o útero comprime levemente as veias. Isso pode provocar sensação de peso nas pernas e, até mesmo, sensação de formigamento nos pés e nas mãos. O ganho de peso por semanas vai continuar acontecendo.

Além de notar incômodos no púbis e no abdômen, também é comum sentir que a barriga fica dura. Isso acontece porque o útero se contrai e relaxa de forma esporádica ao longo do dia. Essas contrações, chamadas de contrações de Braxton-Hicks, ajudam a preparar o útero e a pélvis para o futuro parto.

Mentalmente, é possível que a mãe se confunda com frequência. Isso é conhecido como “cérebro de grávida” ou Pregnancy Brain, em inglês. Além disso, essa perda de concentração se deve às alterações hormonais. E as mudanças vitais que ela esteja vivendo podem “capturar” toda a atenção.

Por causa da insônia das gestantes, o fenômeno do cérebro de grávida pode durar até o primeiro ano do bebê. 

Conselhos e cuidados na 22ª semana de gravidez

Nessa semana, o maior incômodo será causado pela inflamação das pernas e dos pés, geralmente, no final do dia. Você pode amenizar o inchaço estimulando a circulação venosa. Para isso, estique as pernas enquanto estiver sentada, fazendo pequenos movimentos circulares com os pés.

Pelo menos uma vez a cada uma hora, levante-se e faça um alongamento. Colocar os pés e as mãos em água fria com sal grosso vai ajudar a combater a sensação de peso nas extremidades. Além disso, para facilitar a circulação sanguínea, caminhe pelo menos uma hora por dia com passos rápidos. Na hora de dormir, coloque um travesseiro debaixo dos pés, dessa forma vai facilitar a circulação venosa e você vai descansar melhor.

doutora examinando mulher grávida

Controle da gestação: as batidas do coração

A partir da 22ª semana de gravidez é possível escutar as batidas do coração do feto sem necessidade de recorrer à ultrassonografia-Doppler. Esse procedimento pode ser feito em casa utilizando um estetoscópio, embora nem sempre seja possível por causa dos movimentos e das posições do bebê. De qualquer forma, o melhor sinal de que o feto é viável é sentir que ele se mexe.

Acaba sendo curioso ouvir a batida do coração do bebê, já que bate muito rapidamente. Se comparado com o coração de um adulto, que bate entre sessenta e oitenta vezes por minuto, o coração do feto bate o dobro: entre cento e vinte e cento e sessenta batidas por minuto.

É importante fazer um exame de urina e de sangue pelo menos uma vez a cada trimestre. Além disso, nas consultas pré-natais  a barriga vai ser medida para verificar se tem o tamanho normal e saudável no momento.

Além disso, é bom lembrar que as barrigas assumem diferentes tamanhos e formas, ainda que estejam na mesma semana de gestação. Por isso, quando são medidas, existe uma margem de dois centímetros para cima ou para baixo da medida estabelecida. Na 22ª semana de gravidez, uma barriga saudável vai medir entre vinte e vinte e quatro centímetros.