23ª semana de gravidez

· 30 de dezembro de 2017

Embora a mulher deva se cuidar ao longo de todo o processo de gestação, na 23ª semana de gravidez é preciso ter maior cuidado com tudo o que exigir esforço físico, já que isso afeta diretamente o desenvolvimento dos pulmões do bebê.

Durante a 23ª semana de gestação, o bebê mede onze centímetros e pesa meio quilo, aproximadamente. De forma geral, o feto tem o tamanho de uma manga grande. Nessa fase, a mãe vai ser capaz de sentir os movimentos dentro da barriga. Cabe destacar que é possível estimular os movimentos do bebê por meio da música ou de outros estímulos.

Características do feto

Semana 23 de gravidez

Cor-de-rosa

Nessa fase, os bebês já têm uma coloração cor-de-rosa, independentemente de qual será a cor dos olhos e da pele ao nascer. Nessa semana também estão muito enrugados. A pele do neném ainda é muito fina e as veias são bem evidentes. A verdadeira cor da pele vem no seu primeiro ano de vida.

Pulmões em desenvolvimento

Durante a 23ª semana, os pulmões estão em pleno desenvolvimento, embora ainda faltem vários meses para que fiquem completamente formados. Essa é a razão pela qual é de grande importância que a mãe evite fazer qualquer esforço; que faça atividades físicas moderadamente e procure ter um bom repouso.

Gengivas sensíveis

Quando a mulher está grávida, seus tecidos têm maior irrigação de sangue, isso inclui os da boca. Quando isso ocorre, a mulher pode apresentar sangramento nas gengivas, algo conhecido como gengivite de gravidez.

Embora a mulher apresente esses incômodos, ela deve continuar escovando os dentes com cuidado e deve passar fio dental. Se perceber que a gengivite piora, então, deve procurar um especialista. A periodontite é uma das doenças das gengivas mais graves; é quando o osso infecciona. Por isso, é importante procurar o quanto antes o médico se seu problema se agravar.

De acordo com os especialistas no tema, cada bebê se desenvolve de maneira diferente, inclusive, quando está na barriga. É importante conhecer como é o desenvolvimento durante os nove meses de gestação.

A mãe na 23ª semana de gravidez

Nesse momento, o corpo apresenta um grande número de alterações e as dores de cabeça diminuem. As mulheres apresentam dores de cabeça provocadas por alterações hormonais e de circulação. A congestão nasal também é a culpada pelas dores.

Inchaço no corpo

Na 23ª semana de gravidez a mulher também experimenta inchaço no corpo. Os tornozelos e os pés costumam ficar inchados, isso se chama edema e ocorre por causa das mudanças na química do sangue.

Expande-se o útero

Ao longo da 23ª semana de gravidez, o útero se expande. Quando o útero cresce, as veias ficam pressionadas, ocasionando pressão sobre as veias e má circulação nas pernas. O edema costuma piorar durante o dia, mas desaparece depois do parto. Além disso, isso também faz com que a mulher urine mais depois do parto.

Excesso de líquidos

O excesso de líquidos da 23ª semana de gestação é eliminado após o parto. A mulher tende a urinar mais do que o normal. Dessa forma o corpo elimina o líquido acumulado. Embora as mulheres experimentem muitas alterações hormonais, todas elas voltam ao normal depois do parto.

Qual forma o bebê assume na 23ª semana de gravidez?

feto no útero

Ao longo da 23ª semana de gravidez, o bebê ainda é muito pequeno, mas sua forma já está completa. Depois da 23ª semana, ele continua se formando por dentro e fortalecendo os órgãos. Nessa semana, as sobrancelhas e o cabelo adquirem a cor que está no DNA. 

 Alongamentos do feto

Nessa semana, o feto faz vários alongamentos como bocejar, dormir e alongar-se. Seus músculos já estão muito mais desenvolvidos, assim como os órgãos do ouvido. Como consequência, o bebê vai responder aos sons do ambiente. Com o passar do tempo já vai ser capaz de distinguir cada som e se lembrar deles.

Recomendações

A gravidez pode transcorrer de maneira satisfatória, dependendo de como a mãe se cuidar. A mãe deve comer alimentos saudáveis e seguir uma dieta equilibrada e variada. O mais importante é consumir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. A dieta deve incluir frutas, cereais, verduras, legumes e derivados de leite. Sempre é preciso levar em consideração o grande valor nutritivo que tem o peixe.

Uma dieta equilibrada inclui consumir quantidades suficientes de leite e beber muita água. As verduras e os legumes são essenciais, assim como os sucos com pouco açúcar. É importante que a mãe evite tomar café e bebidas com licor.

Suplementos vitamínicos recomendados

Para que a dieta esteja completa devem ser consumidos suplementos. Os suplementos vitamínicos devem ser prescritos pelo médico, devendo incluir o cálcio. É fundamental consumir ácido fólico na gravidez, junto com minerais e vitaminais.

Benefícios do iodo e do ferro

Na 23ª semana de gravidez é fundamental consumir ferro e iodo, dessa forma o feto será beneficiado. Para que o feto se desenvolva de maneira correta, ele precisa de muitos nutrientes. Quando a mãe deixa de consumir vitaminas, o feto sofre malformações e problemas. É por isso que a mulher deve cuidar muito de sua alimentação.

A futura mãe deve fazer constantes check-ups médicos. Dessa maneira, ela vai monitorar sua gestação. É importante que vista roupa adequada, deve evitar roupa justa ou que aperte o seu abdômen. Nessa semana, acontecem muitas mudanças, a mulher deve cuidar mais ainda da sua pele.

O sono durante a 23ª semana de gravidez

Durante a 23ª semana de gravidez, o sono fica prejudicado. Mesmo assim é importante que a mulher procure dormir. Para conciliar o sono, pode-se tomar chá de maçã antes de dormir. Além disso, recomenda-se evitar, de qualquer jeito, tomar medicamentos para dormir, já que eles costumam viciar o organismo e causar outros problemas.