24ª semana de gravidez

23 Janeiro, 2018

Na 24ª semana de gravidez, o organismo passa por uma grande quantidade de alterações. Da mesma forma que nas outras semanas da gravidez, os processos hormonais e as variações quanto ao tamanho do ventre e os incômodos podem se manifestar de um forma ou de outra.

Na 24ª semana de gestação o bebê não para de se mexer. O bebê nessa fase fica flutuando no líquido amniótico e se mexe a todo momento. Ele costuma dormir vinte horas por dia, embora a mãe tenha um ritmo de vida ativo. Além disso, a frequência cardíaca do feto nessa semana é um pouco mais lento.

“A vida não vem com um manual de instruções, vem com uma mãe”

-Honoré Balzac-

Semana 24 da gravidez

Características do feto na 24ª semana de gravidez

Trinta centímetros de largura

Nessa semana, o feto mede trinta centímetros desde suas nadegazinhas e pesa seiscentos gramas. A pele do bebê começa a se desenvolver e forma uma camada protetora que contém queratina. A camada externa da pele reduz a quantidade de líquido que o bebê perde. O seu contorno se torna mais redondo e adquire o formato de um recém-nascido.

Os pulmões do bebê

Os pulmões do bebê na 24ª semana de gravidez se desenvolvem mais, já estão mais fortes e funcionando melhor. Embora o feto ainda não esteja preparado para o contato com o mundo exterior, já está bastante formado.

Nessa semana, os pulmões começam a delinear suas ramificações e a produzir surfactante pulmonar. Esse surfactante é a substância responsável por fazer com que os pulmões funcionem de maneira correta. Algumas vezes, sua caixa torácica se sacode um pouco por causa do soluço, isso é completamente normal.

O bebê prematuro

Algumas vezes, os bebês nascem nessa fase da gravidez. Se isso acontecer, os médicos devem prestar os cuidados e tratamentos para salvá-lo. Para ser possível salvar a vida do feto. Mas devem ser prestados os cuidados intensivos, já que essa fase é muito delicada. Muitos bebês prematuros que nascem nessa semana, falecem. Isso porque os seus pulmões ainda não estão bem formados.

Por que os fetos soluçam?

O soluço fetal é um exercício dos pulmões, sendo algo completamente normal. Os bebês costumam passar por isso durante a gravidez e ao longo de sua vida. O soluço lhes permite se preparar para regurgitar o leite. A 24ª semana de gravidez é conhecida como a idade de viabilidade do feto.

Como o corpo da mulher muda na 24ª semana de gravidez?

Nessa semana, o corpo da mulher passa por uma grande quantidade de mudanças. Aparecem as estrias, as quais podem ser suavizadas ou evitadas com uma boa dieta. A futura mãe pode praticar exercícios físicos se o médico permitir. Existe uma grande quantidade de exercícios que as gestantes podem praticar. A coisa mais importante é que consultem um médico antes de realizar quaisquer exercícios físicos.

Estrias, por que elas aparecem?

As estrias surgem porque o corpo se submete a um processo de distensão, isso faz com que surjam estrias nas nádegas, nos seios e nos glúteos. As estrias podem ser controladas com o uso de cremes, uma boa alimentação e ginástica.

 Sufocamento na 24ª semana de gravidez

Nessa fase, a mulher começa a sofrer de sufocamento e sua mais do que o normal. Isso porque a gestante ganhou peso e a quantidade de sangue que circula pelo corpo é maior. As gestantes podem encontrar maneiras de se refrescar ou consultar o seu médico para controlar as sensações de sufocamento. A coisa mais importante é que se mantenham hidratadas a todo momento e que vistam roupas leves.

Lavar as dobras do corpo

Por causa do sobrepeso, podem surgir dobras no corpo da mulher, como, por exemplo, debaixo dos seios. É importante que a mulher tome banho sempre que for necessário e que se seque bem, dessa maneira se evita irritações na pele.

Cansaço e palidez

Na 24ª semana de gravidez a mulher apresenta uma aparência pálida e cansaço, além de enjoos e anemia. Esse último sintoma é muito comum na fase de gestação, isso porque os níveis de ferro caem fortemente. Os glóbulos vermelhos diminuem e o bebê exige muito mais, isso afeta o corpo e acarreta em anemia.

Bem-estar na 24ª semana de gravidez

Se você for viajar nessa semana da gravidez, tome algumas precauções. Viajar de carro é contraindicado, já que essa fase é muito delicada e podem ocorrer complicações. Se for viajar é melhor escolher avião ou trem, nunca viaje de moto estando grávida.

Alguns meios de transporte podem provocar náuseas e vômito, se isso acontece com você, trate de evitá-los.

Semana 24 da gravidez

Nessa fase o abdômen já aumentou muito, é por isso que a mulher grávida começa a sofrer de dores na coluna. Se as dores se agravarem, você pode se consultar com um especialista, nunca deve se automedicar. A automedicação pode provocar prejuízos graves e irreparáveis ao bebê.

As mães devem estar sob o monitoramento de um especialista

Todas as mães ficar sob monitoramento de um médico em todas as fases da gravidez. O monitoramento da gestação com um especialista vai evitar que a futura mãe sofra complicações. Alguns bebês podem nascer com doenças congênitas. Além disso, quando as mães  se submetem aos check-ups, é possível que elas saibam a tempo se o bebê vai nascer com esse tipo de doença ou não.

É importantíssimo a mãe cuidar de sua dieta, já que tudo o que ela ingerir vai ter forte impacto sobre o bebê. As mães devem evitar o cigarro, as drogas e as bebidas alcoólicas na gestação e depois dela. A dependência química pode provocar danos ao corpo do bebê; é possível que os seus pulmões não desenvolvam bem.

Efeitos nocivos do cigarro

O cigarro também pode afetar o corpo mesmo que a pessoa não fume diretamente, basta a fumaça para que o cigarro faça mal ao corpo do bebê. O corpo dos bebês é muito mais fraco, é por isso que se deve evitar os vícios para não fazer mal ao bebê.

Cuidados da mãe

O cuidado da mãe durante a gravidez é fundamental para o desenvolvimento do bebê. As futuras mamães devem levar em consideração a grande responsabilidade que assumiram. Portanto, devem se cuidar. Algumas mães são culpadas pelas doenças que os bebês apresentam.

Algumas malformações também são provocadas pelo mal cuidado na gravidez ou por doenças que sofreram durante a mesma. A catapora é responsável por muitas malformações ou surdez dos bebês ao nascerem. Se a mãe padecer de alguma dessas doenças, deve se consultar com o seu médico. Ele vai dizer qual medicamento você pode tomar. A coisa mais importante é que você esteja ciente do seu estado de saúde.