A esperança nas crianças

· 7 de junho de 2018
Trabalhar a esperança do seu filho é um exercício de responsabilidade que vai ajudá-lo a nunca perder a fé para conquistar seus objetivos quando for mais velho.

A esperança nas crianças é um dos valores mais importantes que elas podem desenvolver. Ela faz com que as crianças nunca percam a fé e que não se deixem levar pelo desânimo quando as coisas não funcionarem como deveriam.

As crianças que têm esperança são mais felizes e estão mais satisfeitas com a vida. Inclusive, conquistam melhores resultados acadêmicos e mantêm melhores relações sociais. No caso oposto, crianças carentes desse sentimento não tentam conquistar seus objetivos, têm maus relacionamentos e se sentem impotentes.

Os psicólogos garantem que uma criança tem esperança quando acredita que pode encontrar formas de conquistar seus objetivos.A seguir, vamos contar alguns detalhes para tirar o máximo de proveito no dia a dia.

Como promover a esperança nas crianças?

Se você deseja infundir a esperança nas crianças, deveria considerar os seguintes conselhos:

1.- Construa uma perspectiva de futuro

Para promover a esperança nas crianças, é positivo perguntar a elas o que esperam conquistar e como pensam em fazer isso. Nesse sentido, recomenda-se conversar com seu filho sobre como ele se imagina no futuro, com a finalidade de descobrir o que deseja conquistar e por qual motivo.

Você deve fazer com que a criança imagine onde pode chegar para que veja o potencial real que tem.

2.- Trabalhe planos com a criança

Quando seu filho disser: “Eu quero ser biólogo marinho”, você deve incentivar e, em seguida, perguntar: “O que você acha que vai precisar fazer para conseguir isso?”. É positivo discutir os caminhos, as opções e as possibilidades. Pensar no futuro é fundamental para promover a esperança nas crianças.

3.- Faça perguntas

Quando seu filho estiver num impasse, em vez de oferecer uma solução pronta, você deve perguntar quais são os passos que ele acha que deve seguir e quando foi a última vez que conseguiu superar uma situação desse tipo.

Essas perguntas promovem uma sensação de eficácia e estimulam a criança a passar à ação. Em vez de deixar a criança receber dos pais todas as soluções, é melhor ensiná-la a confiar em si mesma, na sua inteligência e na sua iniciativa.

Para isso, você pode lembrar casos em que a criança obteve sucesso no passado e usá-los para construir a esperança que vai garantir o sucesso novamente no futuro.

4.- Potencialize a estimulação

Você deve incentivar as crianças a perguntar, desenvolvendo a curiosidade por aprender e o interesse por descobrir. Ensiná-las a experimentar e ir sempre mais além é bom para explorar os limites, além de ser realmente útil e apropriado.

Como mãe, você deve transmitir à criança tudo o que realmente quiser que ela aprenda através de gestos, palavras e comportamentos.

“Apegue-se aos seus sonhos porque se os sonhos morrerem, a vida será como um pássaro de asas quebradas, que não pode voar”
—Langston Hughes—

5.- Favoreça a autonomia

A autonomia sempre é importante na vida da criança. A proteção excessiva pode fazê-la superestimar a esperança, apegando-se a ela de uma maneira pouco saudável.

No entanto, se a criança for livre para experimentar e, inclusive, se frustrar ao sair de sua zona de conforto, seu desenvolvimento será muito mais apropriado.

6.- Pratique a escuta ativa

A melhor forma de inculcar qualquer valor nas crianças é por meio da escuta ativa. Você deve fazer com que seu filho se sinta compreendido e respeitado.

Dessa forma, ele se sentirá livre para iniciar um diálogo no qual possa explicar claramente tudo o que acontece em sua vida. Além disso, servirá para que a criança compreenda, interiorize e emita seus próprios julgamentos críticos.

7.- Promova a generosidade

A generosidade é um valor maravilhoso que trará à vida do seu filho conceitos como a nobreza e a empatia, além de ser a melhor maneira para entender e obter recompensas. Para promover a esperança nas crianças, a forma ideal é ensinar a dar sem esperar nada em troca.

Elas devem aprender a não fazer aos outros o que não gostariam que fizessem a elas. Com essa atitude, a esperança raramente vai se transformar em ingenuidade.

8.- Incentive a criação

Por fim, se você deseja transmitir valores como a esperança, o ideal é formar um espaço criativo no qual a informação recebida e transmitida seja útil, aberta à interpretação e repleta de conhecimento.

Infundir esperança de uma maneira prática

Uma vez que você tenha criado o espaço de compreensão adequado para que a criança assuma valores como a esperança, é hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido. Para que isso seja possível, você pode realizar atividades como:

  • Usar o reforço positivo quando a criança agir corretamente.
  • Conversar e argumentar para estabelecer normas que devem ser respeitadas.
  • Inculcar o amor por ler histórias ou fábulas.
  • Combinar a experimentação com o visual para que a criança possa manipular, mas também observar.
  • Usar exemplos sem diferenciar responsabilidades entre iguais, usando uma linguagem correta e sempre respeitando as particularidades de cada personalidade.

Portanto, é importante infundir a esperança nas crianças porque traz inúmeros benefícios. Lembre-se de que sua missão como mãe é promover a esperança, já que é um valor que nunca se deve perder.