10 truques caseiros para baixar a febre

· 27 de junho de 2017

Mamãe, se o seu bebê está quente, é preciso fazer alguma coisa para baixar a febre. É verdade que a febre é uma resposta natural do corpo, um mecanismo de defesa que ele usa, basicamente, para limitar a proliferação dos agentes patogênicos. Entretanto, uma febre alta pode ser muito perigosa, sobretudo para as crianças.

Antes de tratar propriamente sobre assunto, queremos deixar claro que a febre, dependendo da sua origem, pode ser passageira ou reflexo de algo mais grave. Por isso, sempre que a temperatura do seu filho passar de 38 graus, ou até mesmo um pouco antes de chegar a esse número, e você achar que o pequeno está muito quente, leve-o a um médico para que este indique quais remédios usar.

É o pediatra quem vai dizer as causas da febre e prescrever os medicamentos que você deve dar ao seu filho, indicando a frequência correta.

Nunca rejeite a opinião do médico nem os remédios que ele indicar. Não se restrinja a apenas remédios caseiros somente porque: “no passado se fazia assim e minha mãe me curava apenas com isso”.

Os truques que vamos apresentar e qualquer outro que você pode encontrar na internet apenas complementam a ação dos remédios ou podem ser usados em determinadas situações como alternativas. Mas enfatizamos que os remédios indicados pelo médico nunca devem ser substituídos.

No entanto, para que você tenha conhecimento dos truques mais efetivos para baixar a febre para quando colocar aquelas “alternativas” das quais falamos em prática, apresentamos alguns deles.

Truques para baixar a febre do seu bebê

como baixar a febre

Truque 1

Se houver febre, não o cubra. Se você perceber que a temperatura do seu filho está alta, mesmo que ele peça, não deixe que se cubra. Também não o agasalhe demais porque isso vai impedir a febre de baixar.

Truque 2

Dê banhos com água morna, deixando bastante água escorrer pela testa. Deixe-o brincar um pouquinho na banheira para se refrescar. Você vai ver como isso vai imediatamente baixar a temperatura.

Truque 3

Faça compressas de água de tempos em tempos. Não use água gelada. Aplique a compressa na testa e na nuca durante alguns segundos e a substitua por outras continuamente.

Truque 4

Aumente a quantidade de líquidos. Sobretudo de água e sucos naturais de melão, laranja, tangerina e abacaxi. Evite oferecer leite se seu filho estiver com tosse além da febre.

Truque 5

baixar a febre do bebê

Adicione cânfora na água e molhe o pano das compressas. Substitua-as de tempos em tempos para refrescar seu filho.

Truque 6

Coloque seu filho para fazer exercícios. Não nos referimos a academia: abdominais, flexões, nem nada disso. Quando seu filho estiver com febre você pode pegar uma bola e brincar com ele, correndo de um lado para outro ou colocar uma música e dançar ou pular no ritmo dela.

Você vai ver como a atividade física vai fazer seu pequeno suar e, consequentemente, vai baixar a febre.

Truque 7

Pegue uma folha de babosa e descasque-a para retirar a parte branca e viscosa. Coloque na testa do seu filho e a deixe aí por um tempo. Após alguns minutos, retire-a e raspe a parte externa, já seca, para que volte a ficar úmida e pronta para refrescar a testa do seu pequeno.

Truque 8

Misture cinco partes de água com uma de vinagre de maçã e passe com uma compressa na testa e na nuca do seu filho. Refresque os panos à medida que esquentarem.

Truque 9

Corte uma cebola em fatias e coloque-as nas plantas dos pés do seu filho, por dentro das meias. Substitua-as por outras mais frescas depois de meia hora.

Se seu filho não gostar do cheiro das cebolas, você pode usar batatas. Elas também são eficazes.

Truque 10

Ofereça ao seu filho uma infusão de tomilho e camomila. Coloque água para ferver e adicione essas plantas medicinais, seja em forma de pó ou ramos.

Deixe a mistura ferver por alguns segundos. Depois retire do fogo, permita que esfrie um pouco e quando for oferecer ao seu filho (meia xícara), adicione uma colherada de mel e 10 gotas de limão.