5 alimentos para fortalecer o sistema imunológico

20 de março de 2019
Os exercícios físicos habituais fortalecem o organismo, mas também é importante considerar os benefícios de muitos alimentos para o sistema imunológico. Não se esqueça de que a alimentação pode significar saúde, mas também o contrário se não for equilibrada.

Os hábitos saudáveis ​​são essenciais em qualquer idade para manter um bom estado físico e emocional. Assim, os exercícios regulares e uma dieta balanceada, que não contenha alimentos processados, são fundamentais para cuidar bem do corpo e prevenir doenças. A seguir, apresentamos 5 alimentos para fortalecer o sistema imunológico.

O sistema imunológico representa a defesa do próprio organismo contra possíveis infecções, vírus ou bactérias. Por isso, quando funciona normalmente, reage imediatamente a agentes infecciosos que poderiam atacar o organismo.

Como medida preventiva, conhecer os alimentos para fortalecer o sistema imunológico é fundamental se você quiser manter o corpo sempre saudável e pronto para qualquer contratempo. Por isso, apresentamos uma lista de 5 alimentos que ajudarão a fortalecer o sistema imunológico, fortalecendo a sua saúde e melhorando o seu bem-estar.

5 alimentos para fortalecer o sistema imunológico

1. Frutas e Verduras

As frutas que fornecem a maior força para o seu organismo são as cítricas. A laranja, o limão ou a toranja têm vitamina C, que facilita a absorção de ferro. Além disso, fornecem antioxidantes e ácido fólico. Por isso, elas são indispensáveis ​​para fortalecer o organismo, especialmente no inverno.

As frutas cítricas são ótimas para impusionar o sistema imunológico

Da mesma forma, ao considerar alimentos para fortalecer o sistema imunológico, escolha pratos de verduras ‘multicoloridas’. Isso significa que quanto mais variada a incorporação de verduras, maior é a contribuição para o corpo.

As verduras contam com uma grande porcentagem de micronutrientes, como o zinco, o ferro, o selênio, o cobre e elementos essenciais, como o betacaroteno. Além disso, também contam com vitaminas A, B6, E e C.

2. Probióticos ou alimentos fermentados

Outro fator a considerar para ter um sistema imunológico forte são os chamados alimentos com ‘ativos vivos’. Os probióticos estimulam o bom funcionamento da flora bacteriana, mantendo a presença desse elemento no sistema digestivo regulada.

O iogurte, o kefir e certas variedades de queijo, entre outros, têm doses suplementares de probióticos em quantidades ideais para regular a flora intestinal. O estômago não só estará pronto no caso de um ataque de bactérias patogênicas, mas também no caso de uso excessivo de medicamentos, que geralmente atacam bactérias saudáveis.

3. Chá verde

Algo tão fácil e simples quanto substituir café por chá verde (Camellia sinensis) pode renovar e fortalecer o sistema imunológico de uma forma fantástica. Isto acontece graças ao EGCG, um poderoso componente que essa erva fornece.

O chá verde também contém catequinas, um ótimo antioxidante capaz de prevenir várias doenças do sistema imunológico.

O chá verde mais recomendado para fins medicinais é aquele em folhas. A quantidade diária pode variar, embora o excesso também não seja bom. Por isso, é aconselhável tomar apenas 3 xícaras no máximo. O EGCG renova as células e protege de danos como o estresse, passando por várias doenças causadas por bactérias e vírus.

4. Cúrcuma

A culinária indiana usa esse tempero muito nutritivo em quase todos os seus pratos. Os benefícios que a cúrcuma traz são tão abundantes quanto o sabor que acrescenta à comida. A cúrcuma é conhecida principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Quando experimentar a comida indiana, você poderá notar uma leveza e a facilidade de digestão. Isso acontece por causa da presença de cúrcuma, entre outros fatores.

Portanto, também é usada como remédio natural em casos de problemas digestivos e como desintoxicante do fígado. Além disso, é um poderoso energizador para o coração.

5. Amêndoas

O consumo da amêndoa é altamente recomendado quando se pensa em alimentos para fortalecer o sistema imunológico.

Uma de suas maiores contribuições é a vitamina E e o cálcio. Essas propriedades dão força à pele, ossos, unhas e cabelos. Além disso, não são necessárias mais de 10 amêndoas por dia para equilibrar a produção de glóbulos vermelhos.

As amêndoas são recomendadas para impulsionar o sistema imunológico

As amêndoas são recomendadas para todas as idades e todos os estados físicos. Tanto para prevenir a anemia como para perder peso, a adição de amêndoas à dieta significará um grande benefício para o corpo e o paladar.

Por fim, é preciso lembrar que, além desses 5 alimentos para melhorar o sistema imunológico, um corpo saudável precisa se exercitar, descansar e se divertir. A arte, a música e o ioga são presentes que podem ser desfrutados para preservar a saúde integral do organismo, da mente e do espírito.