5 características das mães felizes

· 17 de junho de 2018
Podemos identificar uma mãe feliz pelo entusiasmo estampado em seu rosto e a vontade de curtir um novo dia junto de sua família. Não importa se é uma mãe que trabalha fora o dia inteiro, faz meio período ou se trabalha em casa como dona de casa.

Uma mãe feliz curte o dia a dia porque sabe como é sortuda por poder viver ao lado de sua família. As mães felizes têm uma maneira diferente de ver o mundo. Isso se reflete nas coisas que fazem diariamente.

Existem mães de todos os tipos. Há mulheres que ameaçam, gritam, menosprezam e ignoram seus filhos porque não são felizes. E você, é uma mãe feliz ou infeliz? Podemos perceber algumas diferenças muito claras.

Neste artigo, portanto, vamos falar sobre as características das mães felizes para que você possa analisar se está ou não no caminho certo. Dessa forma, você poderá refletir e modificar seu comportamento caso não se sinta bem com a sua maneira de agir todos os dias e perceba que precisa colocar em prática outra abordagem.

Características das mães felizes

1. Não pensam na perfeição

As mães felizes sabem que a perfeição não existe e não ficam obcecadas com essa ideia. Elas não colocam expectativas pouco realistas sobre seus filhos, sobre a limpeza ou sobre qualquer outro aspecto da vida. Não são o tipo de mãe que compara seus filhos com outros porque sabem que cada criança tem um ritmo de desenvolvimento.

As mães felizes não competem com ninguém. Elas sabem que a perfeição não existe e que é errando que se aprende… porque a vida é uma aprendizagem constante.

2. Sabem escolher suas batalhas

As mães felizes não discutem por qualquer coisa nem ficam chateadas por bobagens. Além disso, não criticam seus filhos porque sabem que podem afetar seriamente sua autoestima. Assim, preferem ajudar seus filhos e guiá-los no que precisarem, elogiando o esforço sem olhar tanto para os resultados.

As mães felizes podem se sentir frustradas ao ver outras mães no parque gritar com os filhos para dar ordens. Elas preferem guiar seus filhos para que aprendam, sem ordens, apenas com instruções.

mães felizes

3. São honestas

Uma mãe que se considera feliz é honesta. Assim, as crianças sabem que se a mamãe diz alguma coisa, é porque deve ser sério. Às vezes ela também brinca, mas se diz ou promete alguma coisa, sempre vai cumprir com sua palavra.

Quando uma mãe não é honesta, pode ser perigoso. A desonestidade pode criar uma falta de confiança entra mãe e filho. É preciso que as mães criem essa confiança para que os filhos sintam segurança nelas. Mesmo que nem sempre seja fácil fazer o que se diz, uma mãe feliz vai se esforçar e tentar pelo menos.

4. Escutam de verdade

As mães felizes realmente escutam seus filhos quando conversam, não importa o tema. Além disso, é preciso diferenciar que escutar deve ser feito com a intenção de compreender em vez de responder rapidamente qualquer coisa.

Sem dúvida, não existe nada mais bonito do que ver uma mãe com seu filho ou sua filha no colo escutando tudo que a criança tem a dizer. Uma mãe feliz sabe que deve escutar, rir, compreender e aconselhar sempre nos momentos adequados.

mães felizes

5. Ensinam algo novo todos os dias

Uma mãe que ensina coisas novas aos filhos todos os dias é uma mãe que sabe que cada dia é uma oportunidade para aprender. Uma mãe feliz sabe que nenhuma pergunta que seu filho faz é uma pergunta boba. Ela sabe que todas são igualmente importantes e devem ser respondidas de maneira respeitosa e com amor.

Uma mãe sabe que deve ensinar todas as coisas aos seus filhos, desde por que o céu é azul até o motivo pelo qual as crianças devem ficar quietas em alguns momentos para mostrar respeito pelos demais.

Uma mãe feliz faz essas 5 coisas todos os dias. E, além disso, acorda com um sorriso no rosto e é capaz de ter forças mesmo nos dias mais difíceis. A felicidade não é uma meta que deva ser atingida, é um caminho que deve ser percorrido todos os dias para poder ser feliz.

Isso é o que as mães felizes ensinam aos seus filhos. É muito importante estar feliz para que as crianças entendam o que realmente é a felicidade!