5 chás adequados para a amamentação: benefícios para a saúde
Saber quais chás são adequados para a amamentação é essencial, pois o consumo de água durante essa fase, bem como durante a gravidez, é muito importante. Dessa forma, a correta hidratação da mãe é garantida.
Como você já deve saber, estar bem hidratada ajuda no desenvolvimento adequado das funções vitais. Entretanto, para algumas mulheres, beber água é um desafio. Isso fica evidente quando o volume placentário aumenta, pressionando a bexiga.
Uma maneira diferente de beber água sem a necessidade de sentir sede é através dos chás. Você tem interesse em saber quais são os mais recomendados para essa etapa? Confira!
Chás adequados para a amamentação e suas vantagens
Como mãe que amamenta, você não deve se exceder no consumo de chá. Também não deixe o saquinho de ervas na água por muito tempo, pois isso intensifica o seu conteúdo.
Na lista a seguir, vamos apresentar os chás mais seguros que você pode tomar durante a amamentação:
Chá de tomilho
Essa planta tem propriedades benéficas para o sistema digestivo. Combate espasmos intestinais, problemas de flatulência, dor abdominal e promove a digestão. Além disso, também é recomendada para cicatrizar úlceras e feridas.
Por ser rica em ferro, é excelente para tratar problemas de anemia. O chá de tomilho age como um relaxante e é perfeito para induzir o sono. Também ativa a circulação do sangue, fortalecendo, assim, a memória e reduzindo as dores de cabeça.
Para fazer um chá de tomilho, você só precisa colocar uma colher de chá de tomilho seco em uma xícara. Em seguida, adicione água fervente e deixe repousar por 5 minutos. Se você não gostar do sabor, pode adoçar com mel e algumas gotas de limão.
Chá de rosa mosqueta
Esse é um dos chás adequados para a amamentação, graças ao seu conteúdo de vitaminas C, B1, B2 e K. É ideal para o tratamento da gripe, resfriados e sintomas febris que possam ocorrer durante a gravidez ou amamentação.
Além disso, tem qualidades adstringentes. Por isso, é recomendado para o tratamento da diarreia.
O chá de rosa mosqueta ou flor selvagem, como também é chamado, é muito fácil de preparar. Em uma xícara de água fervente, adicione uma casca de rosa mosqueta fresca ou seca. Em seguida, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 4 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Chá de gengibre
Na fase de amamentação, se você pegar um resfriado, pode preparar um chá de mel e gengibre. O gengibre ajuda a combater os distúrbios respiratórios, incluindo a tosse. Por sua vez, o mel alivia a dor de garganta e os quadros gripais.
A mistura desses dois ingredientes estimula a produção de leite. Por essa razão simples, mas elementar, esse chá se torna um aliado para estimular a amamentação.
Para preparar, você deve ferver 4 xícaras de água. Em seguida, adicione um pouco de gengibre picado, que deve ser cozido por pelo menos 20 minutos em fogo baixo. Após esse tempo, coe e adicione o suco de meio limão e o mel.
Chá de camomila
O chá de camomila é um clássico entre os chás de ervas. É ótimo para qualquer hora do dia e geralmente é usado como um sedativo para acalmar os nervos.
Além disso, favorece a digestão, reduz as dores de cabeça e age como um diurético. Tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. A camomila – desde que seja ingerida com moderação – não representa risco para a amamentação devido à sua baixa toxicidade.
Chá de melissa
A melissa é muito utilizada para o tratamento da cólica infantil. Consumida de forma moderada, pode combater problemas de flatulência, ansiedade, insônia e dor abdominal. A folha de melissa é uma fonte de flavonoides e taninos, que são bastante úteis para a diarreia e a gastroenterite.
“Estar bem hidratada ajuda no desenvolvimento adequado das funções vitais. Entretanto, para algumas mulheres, beber água é um desafio”
Chás de acordo com as necessidades da mãe
Além das alternativas clássicas mencionadas acima, você pode apreciar outros chás adequados para a amamentação de acordo com as suas necessidades:
Chás relaxantes
Para liberar tensões e nervosismo, você pode tomar chá de valeriana, tília ou lúpulo. Além disso, eles podem ser consumidos com segurança durante o período de amamentação e não representam nenhum inconveniente.
Chás energéticos
Os chás de alecrim e sálvia são ótimos para ajudar a recuperar a energia necessária para o cuidado diário da criança.
Chás para problemas digestivos
As propriedades anti-inflamatórias oferecidas pelo alcaçuz são perfeitas para reduzir a produção excessiva de suco gástrico. De fato, o chá de alcaçuz ajuda a melhorar a inflamação e as úlceras estomacais.
Quanto aos chás para emagrecer, plantas tais como a cavalinha, o chá verde, o guaraná ou o talo de abacaxi possuem propriedades diuréticas que são benéficas para esse fim.
Esse tipo de chá permite eliminar toxinas e acelerar o metabolismo, ajudando, assim, a queimar calorias rapidamente.
Em suma, com todas essas informações, você pode fazer um parêntese na sua dieta diária sem se preocupar e apreciar qualquer um desses deliciosos chás adequados para a amamentação. Com certeza você vai adorar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bumrungpert A, Somboonpanyakul P, Pavadhgul P, Thaninthranon S. Effects of Fenugreek, Ginger, and Turmeric Supplementation on Human Milk Volume and Nutrient Content in Breastfeeding Mothers: A Randomized Double-Blind Controlled Trial. Breastfeed Med. 2018 Nov 9.
- Budzynska K, Gardner ZE, Low Dog T, Gardiner P. Complementary, holistic, and integrative medicine: advice for clinicians on herbs and breastfeeding. Pediatr Rev. 2013 Aug;34(8):343-52; quiz 352-3.
- Budzynska K, Gardner ZE, Dugoua JJ, Low Dog T, Gardiner P. Systematic review of breastfeeding and herbs. Breastfeed Med. 2012 Dec;7(6):489-503.
- Khan TM, Wu DB, Dolzhenko AV. Effectiveness of fenugreek as a galactagogue: A network meta-analysis. Phytother Res. 2018 Mar;32(3):402-412.
- Klier CM, Schäfer MR, Schmid-Siegel B, Lenz G, Mannel M. St. John’s wort (Hypericum perforatum)–is it safe during breastfeeding? Pharmacopsychiatry. 2002 Jan;35(1):29-30.
- Lee A, Minhas R, Matsuda N, Lam M, Ito S. The safety of St. John’s wort (Hypericum perforatum) during breastfeeding. J Clin Psychiatry. 2003 Aug;64(8):966-8.
-
Paritakul, P; Ruangrongmorakot, K; Laosooksathit, W; Suksamarnwong ; Puapornpong, P. The Effect of Ginger on Breast Milk Volume in the Early Postpartum Period: A Randomized, Double-Blind Controlled Trial. Breastfeed Med. 2016 Sep;11:361-5. doi: 10.1089/bfm.2016.0073. Epub 2016 Aug 9.
- Srivastava, Ph.D. (Prof.J.K.Srivastava, Janmejai & P. N., Eswar Shankar & Gupta, Sanjay. (2010). Chamomile: A herbal medicine of the past with a bright future (Review). Molecular medicine reports. 3. 895-901. 10.3892/mmr.2010.377.
- Pulido Acuña Gloria Paulina, Vásquez Sepúlveda Patricia de las Mercedes, Villamizar Gómez Licet. Uso de hierbas medicinales en mujeres gestantes y en lactancia en un hospital universitario de Bogotá (Colombia). Index Enferm. 2012; 21( 4 ): 199-203. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962012000300005&lng=es. http://dx.doi.org/10.4321/S1132-12962012000300005.