5 conselhos para as primeiras semanas como mãe

· 10 de agosto de 2018
Neste artigo, oferecemos 5 dicas para as primeiras semanas como mãe que certamente vão te ajudar.

Você acabou de se tornar mãe e já percebeu, desde os primeiros momentos, que as coisas não são como você imaginou. Embora você esteja muito feliz por ter o seu bebê nos braços, você está sempre cansada ou um pouco deprimida.

De repente, parece que vai ser muito difícil se adaptar a essa nova vida que você tem pela frente. Por isso, esses 5 conselhos que recomendamos vão ser muito úteis para que você possa viver uma maternidade tranquila nas primeiras semanas. Tenha em mente que ninguém nasce sabendo ser mãe. Mas, com certeza, o seu instinto maternal te ajudará a saber o que fazer em cada o momento.

Conselhos para as primeiras semanas

Os conselhos da nossa família e dos nossos amigos serão sempre muito úteis para ajudar a superar pequenos contratempos. Inclusive, você pode entrar em contato com as outras mães que conheceu no curso de preparação para o parto e  contar com a ajuda do grupo de mães que se formou ali. Isso com certeza te ajudará a conhecer a experiência de outras mães ao trocar dúvidas e perguntas.

Para te ajudar nesta tarefa, aqui também daremos cinco conselhos para as primeiras semanas da maternidade.

Durma

Uma das dicas mais importantes para as primeiras semanas é dormir enquanto o seu bebê dorme. Se você não fizer isso, logo vai sentir o cansaço. É realmente muito difícil descansar, pois a cada três horas você tem que alimentar seu bebê, trocar a fralda, colocar para dormir…

Com certeza, no início você vai achar impossível dormir em qualquer momento. Mas o seu corpo logo vai pedir por isso. Pense que o seu corpo é uma pilha que também precisa ser recarregada a cada três horas. Dormir é muito importante para que você possa se recuperar logo.

Não se preocupe se você se sentir triste

É muito normal que as mães se sintam tristes nas primeiras semanas após o parto. Essa é uma das consequências das alterações hormonais. Mas tenha em mente que logo vai passar e em breve você vai voltar a ser a mesma.

Se você ficar com vontade de chorar a qualquer momento ou se achar que a situação vai te derrubar, não se preocupe em excesso. Porque isso é normal nas primeiras semanas. Claro que, se depois de um tempo você ainda se sentir triste, é melhor consultar um médico ou um psicólogo.

primeiras semanas

Peça ajuda

Nas primeiras semanas, os pais vivem uma verdadeira maratona: amamentação, mamadeiras, fraldas, roupas para lavar, sono, cólicas… Às vezes, ficamos tão cansados que não sabemos como descansar e fazer todo o trabalho doméstico ao mesmo tempo. Além disso, essa situação pode piorar ainda mais se o bebê tiver irmãos mais velhos que também exigem a nossa atenção e ajuda.

Não hesite em pedir a ajuda para sua família e até mesmo para algum amigo/a de confiança em situações específicas. Certamente, eles estarão dispostos a te ajudar indo ao supermercado, comprando algum medicamento que você precisa, ou buscando o irmãozinho no berçário. Você acaba de se tornar mãe e também precisa de cuidados e auxílios.

Não se preocupe em adiar uma visita se você não estiver muito disposta ou não achar que é o momento mais adequado. É normal que a família e os amigos queiram conhecer o bebê, mas também é normal que você se sinta muito cansada.

Não se preocupe com o peso

É muito difícil perder peso e recuperar a mesma forma de antes da gravidez nas primeiras semanas. O mais normal é que você perca peso gradualmente ao longo dos próximos meses.

Além disso, não é uma boa ideia começar uma dieta agora. Nessas primeiras semanas, você deve se recuperar fisicamente do parto e manter uma dieta saudável. O melhor a ser feito é adotar hábitos alimentares saudáveis o quanto pudermos.

primeiras semanas

Também é bom fazer exercícios pouco a pouco nos próximos meses. Para começar, uma sugestão é caminhar todas as manhãs ou tardes com o seu bebê para se recuperar. Não é bom somente para manter a forma, mas também irá ajudar a relaxar e desfrutar da maternidade.

Aproveite o tempo com o seu bebê

Lembre-se de que você não voltará a viver essas primeiras semanas com o seu bebê. Então, é preciso aproveitar. Dê todo o amor que puder e aproveite as sonecas, os passeios, os sorrisos, os olhares, os bocejos… Não se esqueça: este é um dos melhores momentos de sua vida. Aproveite!