8 lições que você vai aprender no curso preparatório para pais

· 4 de abril de 2018
O que se deve aprender no curso preparatório para pais? Se é a primeira vez que você está grávida, não ignore os benefícios de recorrer a esses úteis recursos.

Todas as experiências pelas quais uma mulher passa durante a gestação podem ocasionar várias inseguranças. A ansiedade e o estresse aumentam quando você não sabe o que vai enfrentar nessa fase. Por isso, para dissipar um pouco as dúvidas e se sentir preparada, os cursos preparatórios para pais são uma boa opção.

Nessas aulas, você vai aprender sobre os possíveis sintomas, como enfrentar certas situações e os cuidados necessários em determinados casos. Tanto os pais quanto as mães devem participar desse tipo de atividade para desempenhar muito bem seu papel.

Se é a sua primeira gravidez, é recomendável consultar seu serviço de saúde, caso você tenha um, sobre a existência desses cursos.

“A gestante, além das mudanças pelas quais passa no próprio corpo, sente medo em relação ao parto, aos cuidados com o recém-nascido e ao cuidado consigo mesma durante a gestação e o puerpério. Esse medo pode diminuir quando há uma preparação adequada em que estejam envolvidos a gestação, o companheiro e a família.”

–Secretaria de Saúde de Bogotá–

O que você vai aprender no curso preparatório para pais?

1.- A natureza do parto e o nascimento

Nas aulas do curso preparatório para pais, você vai aprender aspectos importantes sobre o trabalho de parto e o que acontece após o nascimento. Você vai aprender a identificar os sinais que caracterizam o momento de dar à luz para que fique preparada quando acontecer.

Você também vai saber o que acontece com o bebê quando sai do corpo da mãe.

curso preparatório para pais

2.- A canalização dos medos

Ao conhecer outras mulheres que vivem a mesma situação que você, vocês poderão conversar sobre os medos com mais segurança. As pessoas responsáveis por essas aulas devem mostrar que existem muitos mitos com os quais você não deve se preocupar.

Quando não se desconhece por completo a experiência que vai viver, há menos chances de se angustiar com ela.

3.- A forma de lidar com a dor

Nas aulas do curso preparatório para pais você irá ouvir uma descrição do que vai sentir no momento do parto. Também devem ser explicadas algumas alternativas para amenizar as dores e as consequências para o seu organismo e para o bebê. Entre elas, você vai encontrar o bloqueio epidural, os analgésicos e os narcóticos.

4.- O papel do acompanhante durante o parto

Recomenda-se que o companheiro também frequente as aulas para receber instruções pertinentes ao seu papel. Se alguém vai acompanhar você no processo, essa pessoa deve saber como te apoiar efetivamente. Uma pessoa que compreende o que está acontecendo vai agir com mais assertividade.

5.- As possíveis complicações

Um dos objetivos das aulas do curso preparatório para pais é informar sobre as complicações mais comuns. Também vão falar sobre as possíveis intervenções médicas no caso de surgirem dificuldades.

6.- O lugar em que você vai dar à luz

Em muitos cursos preparatórios, algumas aulas são visitas às instalações do hospital. Isso é feito com o objetivo de que você conheça o lugar em que seu bebê vai nascer e saiba que é um lugar seguro, com todos os equipamentos necessários.

7.- O cuidado com o bebê

Algumas aulas dos cursos preparatórios são voltadas aos aspectos gerais do cuidado com o recém-nascido. Frequentemente, as pessoas responsáveis pelas aulas vão indicar o que se deve perguntar ao pediatra ou como se deve realizar o processo de aleitamento materno.

Você e seu companheiro também vão aprender como trocar as fraldas e dar banho no bebê nos primeiros dias.

8.- O funcionamento do seu corpo

Uma das lições mais importantes que você poderá aprender nessas aulas é sobre o funcionamento do seu organismo. Os instrutores vão explicar as mudanças pelas quais seu corpo vai passar durante esses meses e como lidar com elas.

Além disso, vão falar sobre o estilo de vida saudável que você precisa levar a partir do momento da concepção.

curso preparatório para pais

O que deve estar incluído no curso preparatório para pais?

  • Informações sobre o desenvolvimento do feto.
  • Sinais de alerta durante a gravidez.
  • O que sua casa precisa para poder receber um bebê.
  • Como se preparar para a chegada do bebê.
  • Sinais do trabalho de parto.
  • Quando ir ao hospital.
  • Quais as sensações do momento do parto.
  • Técnicas de respiração e alívio da dor.
  • Como enfrentar um trabalho de parto complicado.
  • A cesárea e o parto natural.
  • Cuidados infantis básicos.

Agora que você já sabe o que esperar das aulas de um curso preparatório, já pode decidir se quer ou não frequentá-las. Quanto mais cuidados e informações você tiver sobre a gravidez e o parto, menores serão seus medos. Escolha o melhor programa para você e envolva sua família nesse processo.

Recomendados para você