5 dicas para ensinar as crianças a serem educadas

· 5 de fevereiro de 2019
Como mãe, você vai querer que seu filho seja educado e se destaque por suas boas maneiras. No artigo a seguir, diremos o que você pode fazer para conseguir isso. Tome nota!

Ensinar as crianças a serem educadas é uma responsabilidade extremamente importante dos pais. Certamente, compreender e usar boas maneiras traz aos pequenos aspectos muito positivos, como educação, cortesia e empatia em relação aos outros.

As boas maneiras dão às crianças uma atitude de maior apreço por si mesmas e pelo ambiente ao seu redor. Seu ensino deve ser realizado desde a mais tenra idade, e isso deve ser parte de um aprendizado diário.

Na sociedade tecnológica de hoje, ensinar boas maneiras às crianças é mais crucial do que nunca.

Sem dúvida, um dos trabalhos mais importantes que os pais tem a fazer é ajudar seus filhos a desenvolver habilidades sociais, mostrar a eles como interagir de maneira educada com as pessoas e tratá-las com respeito e consideração.

5 dicas para ensinar as crianças a serem educadas

As seguintes dicas devem ser levadas em consideração ao ensinar as crianças a serem educadas:

1. Seja um modelo de comportamento

O primeiro conselho essencial para ensinar as crianças a serem educadas, se trata de ter em mente que elas vão imitar os pais. Portanto, você deve demonstrar um comportamento educado para que os pequenos sigam seu exemplo.

Além disso, você deve falar em tom amável com seus filhos e perguntar qualquer coisa sem ameaças. Nem sempre é fácil ser paciente com eles, mas, como adulta, é sua responsabilidade modelar o comportamento apropriado.

2. Sensibilidade

Boas maneiras derivam do respeito por outro indivíduo. Dessa forma, a rota a respeitar é, essencialmente, a sensibilidade. Se você puder ensinar a uma criança o valor dessa qualidade, estará lhe dando um presente maravilhoso.

A raiz das boas maneiras é o respeito pelas outras pessoas, e a raiz do respeito é a sensibilidade. A sensibilidade é uma das qualidades mais valiosas que você pode incutir em seu filho desde a infância.

A criança sensível se preocupa com os sentimentos dos outros e naturalmente se torna uma pessoa educada.

“A educação é o melhor amigo. Uma pessoa educada é respeitada em todos os lugares. A educação supera a beleza e a juventude”
-Chanakya-

3. ‘Por favor’ e ‘obrigado’

Ensinar as crianças a dizer “por favor” e “obrigado” é o princípio fundamental para ensiná-las a serem educadas. Isso, claro, é um dos fundamentos das boas maneiras.

À medida em que as crianças crescem, os pais podem incentivá-las a escrever notas de agradecimento, de preferência com papel e lápis.

Não é necessário dizer que as crianças devem aprender a agradecer pelos presentes que recebem. Mas elas também devem ser educadas para agradecer às pessoas que cuidam delas ou que as servem, como garçons em restaurantes e até mesmo seus parentes quando fazem algo por elas no transcorrer de suas rotinas diárias.

4. Elas devem respeitar sua vez de falar

Faça o seu filho ter o hábito de esperar pela sua vez de falar. De fato, esse é um problema frequente que muitas crianças, especialmente as mais jovens, criam. Isso acontece porque muitas vezes elas querem expressar seus pensamentos assim que eles vêm à mente.

As crianças também são naturalmente egocêntricas e podem precisar de lembretes para esperar até que alguém tenha terminado de falar antes de interromper.

Para ajudar as crianças a aprenderem esse hábito, os pais podem tentar usar um lembrete visual, como um bichinho de pelúcia ou algum outro objeto para indicar quando é a vez delas.

mãe educa os filhos

5. Não force os modos

A linguagem é uma habilidade para ser desfrutada, não forçada. Embora seja correto lembrá-las ocasionalmente de um ‘por favor’ antes de conceder a solicitação, também não é bom forçar situações.

Na verdade, você precisa ter cuidado: a criança pode se cansar dessas palavras educadas antes mesmo de entender o significado delas.

Além disso, quando você lembra uma criança de dizer ‘por favor’, você deve fazer isso como parte de um bom discurso, não como um requisito para conseguir o que deseja. Dessa forma, você fará com que a criança coloque essas palavras em seu vocabulário naturalmente.

Por fim, lembramos que você precisa ter muita paciência para ensinar as crianças a serem educadas. Certamente, isso é algo que você deverá trabalhar todos os dias para obter os resultados. Apesar de estarmos convencidos de que você nunca vai se arrepender do tempo investido!

  • Zubaran, M. A., & De Vargas, J. R. (2018). Pedagogias das boas maneiras: Formando cidadãos civilizados e higiênicos. Historia Da Educacao. https://doi.org/10.1590/2236-3459/69601