5 dicas para um bom cochilo à tarde

14 Setembro, 2018
As crianças precisam de horários relativamente fixos para se sentirem tranquilas e conseguir tirar um bom cochilo.

Estabelecer uma rotina e segui-la é uma das melhores dicas que você pode implementar para que seu filho tire um bom cochilo. Para as crianças, é extremamente importante seguir um horário, no qual estejam claramente estabelecidas as rotinas.

Os bebês, assim como a maioria dos seres vivos, são profundamente rotineiros. Por isso, são as mães, na função de cuidadoras, quem estabelecem como se cumpre a rotina do bebê. Portanto, os horários devem ser respeitados na medida do possível.

Isso, não significa que sejam uma camisa de força, que nunca possam ser mudados. Mas se alguma modificação na rotina precisar ser feita, ela deve ser mantida com a maior frequência possível.

Você, como mãe, pode acostumar seu filho a tirar um bom cochilo à tarde todos os dias e respeitar seus horários de sono. Na verdade, existem estudos científicos que demonstram que depois de comer o organismo está mais propenso ao sono. Por isso, normalmente, não será difícil acostumar seu bebê a tirar um bom cochilo nesse horário.

Então, depois da rotina do almoço, colocar seu filho para descansar é uma boa dica para que ele tire um cochilo. Mas o ideal é que esse hábito saudável de descansar durante o dia não interfira no sono noturno.

um bom cochilo

Conselhos para um cochilo saudável

  • Planejar um horário para que seu filho tire um cochilo é tão importante quanto respeitá-lo. Por isso é importante não ocupar esse tempo destinado ao descanso com outra tarefa. Também não se deve promover atividades muito agitadas que possam excitar muito as emoções de seu filho antes do cochilo. Caso contrário, com certeza ele terá dificuldade para dormir.
  • Criar um ambiente propício para que a criança relaxe também é fundamental. Quando chegar a hora do descanso, para começar o relaxamento, você pode colocar uma música tranquila, fazer uma massagem, ler uma história ou até mesmo carregar seu filho no colo e cantar. Você também pode dar um bichinho de pelúcia ou um brinquedo para que seu filho os relacione com o cochilo. Pois quando você faz essas atividades de forma rotineira, ou seja, da mesma maneira e na mesma hora, você favorece que seu filho as relacione com o momento de descansar.
  • Embora seja importante que seu filho relacione a hora que você escolheu para o cochilo com um tempo destinado a relaxar, não é necessário que você deixe o ambiente escuro, simulando a noite, para que ele descanse um pouco. Na verdade, é muito positivo que no lugar do cochilo haja pouca luz. Isso ajudará a criança a diferenciar esse momento com o sono da noite. Também não é muito positivo que haja silêncio extremo para que a criança consiga dormir. Pois o ideal é que ela consiga tirar um cochilo tranquilo sem que isso modifique muito a rotina geral da casa.
  • Também não é necessário que você coloque um pijama. Fazer isso pode ser contraproducente. Também não é obrigatório que a criança durma se não quiser. Já é mais do que bom ficar um tempinho descansando no sofá e passar um momento mais tranquilo com os brinquedos.
um bom cochilo

Aspectos positivos de tirar um bom cochilo

Para você, como mãe, conseguir fazer seu filho tirar um bom cochilo é uma vitória. Porque você pode aproveitar esse tempo para tomar banho, resolver alguma tarefa pendente ou descansar junto com ele por alguns minutos. Mas, mais além do ponto de vista estratégico, tirar um bom cochilo traz benefícios para todos os seres humanos.

Embora muitas pessoas sintam-se letárgicas depois de dormir um pouco a tarde, um estudo da Universidade Berkeley afirma que tirar um cochilo regularmente facilita a aprendizagem. O estudo diz que quem o faz rende mais durante as tardes e aumenta em 10% sua capacidade de aprendizagem. Além disso, dormir um pouquinho a tarde ajuda seu filho a encarar novos conhecimentos e fixar os já adquiridos.

Dormir alguns minutos à tarde melhora o estado de ânimo. Isso ocorre porque, quando dormimos, a serotonina inunda o cérebro. E a serotonina, por sua vez, é um hormônio que regula o sono, o apetite e o estado de ânimo. Portanto, quando seu filho tira um bom cochilo, há muitas probabilidades de que acorde com uma sensação de satisfação e bem-estar.

Uma criança que tira um bom cochilo é uma criança mais criativa. Esse aspecto foi sugerido por um estudo feito por uma equipe de neurologistas da Universidade de Georgetown. O estudo comprovou que dormir um pouco durante o dia estimula a atividade do hemisfério direito, associado à capacidade de ser criativo.

A ciência também tem demonstrado que as pessoas que tiram um cochilo e conseguem alcançar a fase do sono REM ficam mais receptivas à expressão facial de felicidade. Ao passo que quem não o faz manifesta mais raiva e medo.

Sempre que a criança dorme, seu organismo libera o hormônio de crescimento. Esse hormônio, além de reduzir o estresse e a ansiedade, a ajuda a reparar os músculos e perder peso.

Os benefícios que um bom cochilo traz para o corpo e para o estado de ânimo são muitos. Por isso, é muito positivo estimular esse hábito no seu filho desde cedo.